Busca de Exercícios - ENEM - Infecções Bacterianas - Respiração Anaeróbia Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Infecções Bacterianas
  • Respiração Anaeróbia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2010)Número Original: 49Código: 3604

Infecções Bacterianas Rec Respiração Anaeróbia

Questão de Vestibular - ENEM 2010

A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva. Disponivel em: Hill carodasauda comer. Acesso em: 11 ago 2010 (adaptad). cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva. * cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias. HOUAISS, AnBnio. Dlelonário eletrônico. Versão 1.0. Era Objativa, 200 (asaptado). A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de @ falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira. © consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivíduo. redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação. uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade toma-se tóxico à formação dos dentes. & consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias. o o

2(ENEM- BR - 2010)Número Original: 69Código: 3608

Infecções Bacterianas Rec Respiração Anaeróbia

Questão de Vestibular - ENEM 2010

O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condições precárias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infecção denominada ceratite microbiana, que causa ulceração inflamatória da córnea. Para interromper o processo da doença, é necessário tratamento antibiótico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuição da oxigenação comeana e determinam mudanças no seu metabolismo, de um estado aeróbico para anaeróbico. Como decorrência, observa-se a diminuição no número e na velocidade de mitoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à invasão bacteriana. RESTA Lente de contato ifcção cp, Rvio inogae dg Ormetna, ão A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como: O A grande capacidade de adaptação, considerando as constantes mudanças no ambiente em que se reproduzem e o processo aeróbico como a melhor opção desses microrganismos para a obtenção de energia. & Agrande capacidade de sofrer mutações, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes e o processo anaeróbico da fermentação como a principal via de obtenção de energia. @ A diversidade morfológica entre as bactérias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos e a nutrição heterotrófica, como forma de esses microrganismos obterem matéria-prima e energia. O O alto poder de reprodução, aumentando a variabilidade genética dos milhares de individuos e a nutrição heterotrófica, como única forma de obtenção de matéria- prima e energia desses microrganismos. & O alto poder de reprodução, originando milhares de descendentes geneticamente idênticos entre si e a diversidade metabólica, considerando processos aeróbicos e anaeróbicos para a obtenção de energia.

3(ENEM- BR - 2012)Número Original: 56Código: 10875

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Características do fermento biológico responsável pelo crescimento das massas de pães .f

Questão de Vestibular - ENEM 2012

Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia, O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da @ liberação de gás carbônico. O formação de ácido tático. @ formação de água. O produção de ATP. @ liberação de calor.

4(ENEM- BR - 2010)Número Original: 62Código: 3595

Rec Respiração Anaeróbia

Questão de Vestibular - ENEM 2010

Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3 000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loriciferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias. LOPES, R. 1 ltlanos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. Disponivel “Em pra fama o. tom br Boses® em 10 ab. 2070 (adaptado). Que substâncias poderiam ter a mesma função do O, na respiração celular realizada pelos loriciferos? @ SeCH, O Se NO; @ H,e NO; ® CO,eCH, e H,eco,

5(ENEM - 2022)Número Original: 103Código: 12794963

Aplicação Regular - Segundo Dia - Prova Amarela

Infecções Bacterianas

Questão de Vestibular - ENEM 2022

Os resultados de um ensaio clínico randomizado na Indonésia apontaram uma redução de 77% dos casos de dengue nas áreas que receberam o mosquito Aedes aegypti infectado com a bactéria Wolbachia. Trata-se da mesma técnica utilizada no Brasil pelo Método Wolbachia, iniciativa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz — Fiocruz. Essa bactéria induz a redução da carga viral no mosquito e, consequentemente, o número de casos de dengue na área, sendo repassada por meio do cruzamento entre os insetos. Como essa bactéria é um organismo intracelular e o vírus também precisa entrar nas células para se reproduzir, ambos necessitarão de recursos comuns. COSTA, G. Agência Fiocruz de Notícias. Estudo confirma eficácia do Método Wolbachia para dengue. Disponível em: https://portal.fiocruz.br. Acesso em: 3 jun. 2022 (adaptado). Essa tecnologia utilizada no combate à dengue consiste na predação do vírus pela bactéria. esterilização de mosquitos infectados. alteração no genótipo do mosquito pela bactéria. competição do vírus e da bactéria no hospedeiro. inserção de material genético do vírus na bactéria. VOVOO

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'