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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2010)Número Original: 2Código: 9646

Segundo exame de qualificação

Coesão textual Reescrita Oração Subordinada Adverbial Causal
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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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Berenice não gostava de ir ao cinema, de modo que o pai a levava à força. ((. 1) O período acima pode ser reescrito, mantendo-se seu sentido original, da seguinte forma: (A) Como Berenice não gostava de ir ao cinema, o pai a levava à força. (B) Quando Berenice não gostava de ir ao cinema, o pai a levava à força. (0) ( Enquanto o pai a levava à força, Berenice não gostava de ir ao cinema. Oo ) À proporção que o pai a levava à força, Berenice não gostava de ir ao cinema.


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Coesão textual - Oração Subordinada Adverbial Causal

Exibir Questões - UERJ

Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2010)Número Original: 125Código: 3324

Segunda Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Coesão textual
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Diego Souza ironiza torcida do Palmeiras O Palmeiras venceu o Atlético-GO pelo placar de 1 a 0, com um gol no final da partida. O cenário era para ser de alegria, já que a equipe do Verdão venceu e deu um importante passo para conquistar a vaga para as semifinais, mas não foi bem isso que aconteceu. O meia Diego Souza foi substituído no segundo tempo debaixo de vaias dos torcedores palmeirenses e chegou a fazer gestos obscenos respondendo à torcida. Ao final do jogo, o meia chegou a dizer que estava feliz por jogar no Verdão. — Eu não estou pensando em sair do Palmeiras. Estou muito feliz aqui — disse. Perguntado sobre as vaias da torcida enquanto era substituído, Diego Souza ironizou a torcida do Palmeiras. —Vaias? Que vaias? — ironiza o camisa 7 do Verdão, antes de descer para os vestiários. Disponivel em: hola gobacom. Acess em: 29 ab 2010. A progressão textual realiza-se por meio de relações semânticas que se estabelecem entre as partes do texto. Tais relações podem ser claramente apresentadas pelo emprego de elementos coesivos ou não ser explicitadas, no caso da justaposição. Considerando-se o texto lido, O no primeiro parágrafo, o conectivo já que marca uma relação de consequência entre os segmentos do texto. O no primeiro parágrafo, o conectivo mas explicita uma relação de adição entre os segmentos do texto. O entre o primeiro e o segundo parágrafos, está implícita uma relação de causalidade. O no quarto parágrafo, o conectivo enquanto estabelece uma relação de explicação entre os segmentos do texto. @ entre o quarto e o quinto parágrafos, está implícita uma relação de oposição.


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2(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 7Código: 16090

Primeiro exame de qualificação

Coesão textual
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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Na descrição de sua situação e de seus sentimentos, o narrador utiliza diversos recursos coesivos, dentre eles o da adição. O fragmento do texto que exemplifica o recurso da adição está em: (A) repletos de orgulho de suas cartas que sabe Deus como tiraram. (£. 18-19] (B] me dispo em frente de desconhecidos, como uma mulher pública... [£. 28) (C] Sofro assim de tantos modos, por causa desta obra, que julgo que esse mal-estar, com que às vezes acordo, vem dela, (¢. 28-29) (D] Que ela tenha a sorte que merecer, mas que possa também, amanhã ou daqui a séculos, despertar um escritor mais hábil [£. 34-35)


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3(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 3Código: 10010

Primeiro exame de qualificação

Coesão textual
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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Nos processos de coesão textual, há vocábulos que substituem palavras, expressões ou idéias anteriormente expostas. Um exemplo em que o vocábulo grifado retoma algo enunciado em parágrafo anterior é (A) “a proporção entre essas duas categorias” (4. 29-30) (B) “é porque esse mesmo fenômeno” (£. 35-36) (© “ou para manifestar sua postura política” (4. 40-41) (D) “e tenho plena consciência de que ela é” (. 48-49)


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4(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 13Código: 9921

Segundo exame de qualificação

Anáfora (Coesão textual)
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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Alguns vocábulos possuem a propriedade de retomar integralmente uma idéia já apresentada antes. Essa propriedade é observada no vocábulo grifado em: (4) “Acordou com os berros da bicharia lá em baixo” (£. 2) (B) “Tomou-o um respeito cheio de inveja” (£. 19) (C) “Então resolveu ir brincar com a Máquina” (£. 23) (D) “Estava nostálgico assim.” (¢. 41-42)


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5(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 4Código: 10167

Segundo exame de qualificação

Anáfora (Coesão textual)
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Questão de Vestibular - UERJ 2008
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Na estruturação dos períodos, existem elementos que, ao se referirem a palavras e expressões já mencionadas, contribuem para a coesão textual da narrativa Um desses elementos coesivos encontra-se adequadamente destacado no seguinte fragmento (A) “No oitavo dia sentimos que tudo conspirava contra nós.” (£. 1-2] [B] “Nossos corpos tinham chegado a um entendimento que era além do amor,” (£. 24-26) [C) “e ela abrira pensando que fosse eu," (4. 58-59) ID) “senti que ela me disse isso num instante, num olhar entretanto lento” (£. 63-64)


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