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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2009)Número Original: 59Código: 8330

Segunda série

Filo Mollusca (Moluscos) Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
Questão de Vestibular - UFPB 2009
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O filo Mollusca surgin no início da era Paleozóica, há cerca de 500 milhões de anos, sendo representado por milhares de espécies. Os mares antigos apresentavam grande biodiver- sidade, comprovada pelos milhares de fósseis encontrados em seus sedimentos. No litoral Sul do Brasil, são encontrados amontoados de conchas de moluscos, denominados sambaqnis. Nesse contexto, identifique as características gerais dos organismos representantes desse filo: I São todos hermafroditas com reprodução cruzada. II. Possuem sistema digestório com boca e ânus. III. Possuem uma on mais brânquias, relacionadas com a respiração em ambiente aquático, ou um pulmão, estrutura adaptada à respiração aérea. IV. Possuem sistema circulatório formado por vasos associados ao coração, e a excreção é feita principalmente por metanefrídios. V. Não possuem sistema nervoso ganglionar.


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Filo Mollusca (Moluscos)

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2015)Número Original: 6Código: 5802126

Segunda Fase - Terceiro dia

Filo Mollusca (Moluscos) Classe Mammalia (Mamíferos) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2015
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O rígido exoesqueleto dos artrópodes é periodicamente substituído para que seu corpo possa crescer. Após as mudas, com o revestimento do corpo ainda flexível, o animal cresce. O gráfico abaixo representa o crescimento desses animais. Tamanho do animal Nascimento Adulto Tempo Nas coordenadas da página de respostas, represente a) o crescimento de alguns moluscos, cujo exoesqueleto agrega material de maneira contínua, permitindo o crescimento continuado do animal; b) o crescimento de mamíferos, que têm endoesqueleto ósseo e crescem até se tornarem adultos.


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2(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 18Código: 4600

Segunda Fase

Filo Mollusca (Moluscos) Superclasse Pisces (Peixes) Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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Uma dona de casa, querendo preparar uma caldeirada de frutos do mar, obteve uma receita que, além de vegetais e temperos, pedia a inclusão de cação, camarão, lagosta, mexilhão e lula. Ela nunca havia preparado a receita e não conhecia os animais. O filho explicou que esses animais eram: um peixe cartilaginoso (cação), crustáceos (camarão e lagosta) e moluscos (mexilhão e lula). a) Indique duas características exclusivas dos moluscos que poderão permitir sua identificação pela dona de casa. b) Ao comprar o peixe, a dona de casa não encontrou cação e comprou abadejo, que é um peixe ósseo. Além da diferença quanto ao tipo de esqueleto, indique outras duas diferenças que os peixes ósseos podem apresentar em comparação com os peixes cartilaginosos.


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3(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 20Código: 4820

Segunda Fase

Filo Echinodermata (Equinidermos) Filo Mollusca (Moluscos) Evolução dos Folhetos Embrionários Filo Porifera (Poríferos) Filo Cnidaria (Cnidários) Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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Notícias sobre animais marinhos estão sempre em destaque na imprensa, como exemplificam a reportagem citada na questão acima e as notícias listadas abaixo. |- Uma lula gigante foi capturada em Macaé (RJ) e levada para Niterói. A lula pesa 130 quilos e mede aproximadamente 4 metros. (em www.estadao.com.br/vidae/not_vid71173,0.htm, 26/10/2007.) Il - A presença de uma medusa mortal levou à interrupção das filmagens de um longa-metragem na Austrália. (em www .folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90U69858.shtml, 30/03/2007.) Ill - Cientistas do Museu Victoria, na Austrália, divulgaram hoje imagens da menor estrela-do-mar do mundo, que mede menos de 5 mm. (em noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0012039629-EI81 45,00.html, 01/11/2007.) a) Agrupe os filos aos quais pertencem os animais citados (esponjas, ascídias, lulas, medusas e estrelas-do-mar), de acordo com a presença de tecidos verdadeiros e o número de folhetos germinativos. Caracterize cada grupo formado segundo o critério indicado. b) A diferenciação dos folhetos germinativos no desenvolvimento embrionário permite a formação de uma cavidade do corpo, o celoma. Que folheto germinativo está diretamente relacionado com a formação do celoma? Dê uma vantagem que a formação do celoma trouxe para os animais.


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4(UNESP - 2019)Número Original: 65Código: 6985016

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características modo de alimentação dos mexilhões .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Os microplásticos representam aproximadamente 92,4% da contagem global de partículas de lixo plástico. Estes pe- quenos plásticos de até 5 mm de tamanho estão entrando no ambiente marinho, contaminando um sistema já vulnerável. (www.arocha.org. Adaptado.) Os mexilhões estão entre os invertebrados marinhos direta- mente afetados pela presença de partículas de microplásti- cos nas águas, uma vez que, para se alimentarem, (A) capturam micropartículas batendo os flagelos dos coanócitos. (B) raspam com a rádula a superfície do substrato marinho. (C) trituram com dentes calcários outros animais menores. (D) filtram partículas de alimento na água circundante. (E) E) circulam a água pelos canais do sistema ambulacrário.


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5(UECE - 2020)Número Original: 55Código: 7859038

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Características gerais dos moluscos .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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O corpo dos representantes do filo Mollusca apresenta A) simetria bilateral, cabeça, pé e massa visceral. B) simetria radial, cabeça, pé e massa visceral. C) simetria bilateral, cabeça, pé e membros articulados. D) simetria radial, cabeça, pé e membros articulados.


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