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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2020)Número Original: 1Código: 7945745

Segunda Fase

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões com causas ou consequências (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Segundo Thomas Hobbes, “é um preceito ou regra geral da razão: que todo homem deve esforçar-se pela paz, na medida em que tenha esperança de consegui-la, e caso não a consiga pode procurar e usar todas as vantagens da guerra”. (HOBBES, T. Leviatã. In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.: FANTIN, M. E. (Orgs.) Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 353.) Por que, segundo o autor, os homens devem esforçar-se pela paz e por que é difícil alcançá-la?


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Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f

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1(UFU - 2021)Número Original: 14Código: 11749669

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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“Por outro lado, os homens não tiram prazer algum da companhia uns dos outros (e sim, pelo contrário, um enorme desprazer), quando não existe um poder capaz de manter a todos em respeito”. HOBBES, Thomas. O Leviatã. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p. 75. O trecho acima aponta para um importante conceito da filosofia política de Thomas Hobbes, que descreve a natureza humana a partir da noção de que o homem é o lobo do homem. Com base nas informações, analise as afirmativas abaixo. |. É necessário que haja um poder capaz de reprimir os impulsos humanos e fazer as pessoas viverem em sociedade. Il. Os seres humanos nascem bons pela natureza, mas a vida em sociedade os fazem perder essa bondade original. Ill. As promessas que as pessoas fazem não têm valor algum sem que haja meios de fazê-las cumprirem o que disseram. IV. A necessidade da existência do Estado surge por causa da natureza humana e não por causa de princípios metafísicos. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. A) Apenas ll, Ille IV. B) Apenas ll e Ill. C) Apenas le Ill. D) Apenas |, Ill e IV.


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2(UFU - 2022)Número Original: 14Código: 12917730

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Sobre o ser humano no estado de natureza, Thomas Hobbes (1588-1679) escreveu o seguinte: O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam jus naturale, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e, consequentemente, de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim. HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1974. p. 82. Partindo desse texto como premissa, para Hobbes, A) enquanto persistir o estado de natureza, persiste um estado de guerra de todos contra todos. B) no estado de natureza, os seres humanos são felizes porque são naturalmente livres. C) para a constituição do Estado, ninguém deve renunciar a sua liberdade natural. D) por natureza, a liberdade de cada ser humano não entra em conflito com a liberdade dos demais.


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3(UECE - 2019)Número Original: 65Código: 7859618

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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Um dos argumentos em favor do direito amplo ao armamento individual é o que afirma que cabe ao próprio indivíduo, e não ao Estado, a proteção de sua vida e de sua propriedade. Esse argumento pode ser entendido, nos termos da filosofia de Thomas Hobbes, como um “direito de natureza”, que o pensador inglês define no seguinte modo: “O direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim”. HOBBES, Thomas. Leviatã, Parte I, cap. XIV. Trad. br. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. Sao Paulo: Abril Cultural, 1983 — adaptado. Com base na definição acima, considere as seguintes afirmações: I. O direito de natureza não garante a vida de ninguém. II. O direito de natureza não garante a propriedade individual. III. O direito de natureza é igual para todos. É correto o que se afirma em A) IelIlapenas. B) IelTIII apenas. C) Ile III apenas. D) I, Il e II.


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4(UECE - 2019)Número Original: 9Código: 7871597

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações filosóficas sobre a natureza humana no pensamento político e filosófico de Thomas Hobbes .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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“É um dito corrente que todas as leis siienciam em tempos de guerra, e é verdade, não apenas se falarmos de leis civis, mas também naturais [...] E entendemos que tal guerra é de todos os homens contra todos os homens.” HOBBES, Thomas. Do Cidadão. Trad. Raul Fiker. Sao Paulo: Edipro, 2016, p. 83s. O Texto de Hobbes se refere a um estado de guerra de todos contra todos, que enseja, pelo medo da morte, um estado civil. O nome dado por Hobbes a esse estado anterior ao pacto social é A) Leviata. B) Sociedade Civil. C) Estado de Natureza. D) Lei Natural.


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5(UECE - 2020)Número Original: 7Código: 7871838

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Leia atentamente o seguinte trecho do texto Hobbesiano, que se refere a um pacto entre “contratantes” em estado de natureza: “Quando se faz um pacto em que ninguém cumpre imediatamente sua parte, e uns confiam nos outros, na condição de simples natureza (que é uma condição de guerra de todos os homens contra todos os homens), a menor suspeita razoável torna nulo este pacto. Mas se houver um poder comum situado acima dos contratantes, com direito e força suficientes para impor seu cumprimento, ele não é nulo”, HOBBES, Thomas. LEVIATÃ ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Trad. João P. Monteiro e Maria B. Nizza. 32 Ed. Sao Paulo: Abril Cultural, 1983. No que diz respeito ao estado de natureza, como mencionado, considere as seguintes afirmacoes: I. Entre o estado de natureza e o estado civil (ou estado de sociedade), ha uma relação de contraposição, pois o estado de sociedade surge como antítese corretiva ao estado de natureza. Il. A passagem do estado de natureza ao estado de sociedade ocorre espontaneamente, ou seja, como decorrência do processo de propensão natural dos indivíduos ao consenso. III. O estado de natureza é um estado cujos elementos constitutivos são os indivíduos singulares, livres e iguais, mas que vivem uma vida solitária, cruel e animalesca, da qual precisam escapar. É correto o que se afirma em A) Ie III apenas. B) Ile III apenas. C) IelIapenas. D) I,lle III.


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