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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2019)Número Original: 5Código: 7945467

Segunda Fase

Classificação das espécies de plantas quanto a presença ou ausência de flores e sementes.t Características das plantas avasculares.t Classificação dos grupos botânicos em relação ao sistema vascular.t Identificação dos grupos botânicos das espécies de plantas .f Características das plantas vasculares.t
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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Responda às questões propostas, considerando os seguintes grupos de plantas: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Explique o que são plantas vasculares e avasculares e classifique cada um dos quatro grupos em questão como vasculares ou avasculares. Araucária, samambaia e ipê-amarelo são exemplos de quais dos grupos em questão? Classifique essas plantas quanto à presença ou ausência de flores e sementes.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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Classificação das espécies de plantas quanto a presença ou ausência de flores e sementes.t - Características das plantas avasculares.t - Classificação dos grupos botânicos em relação ao sistema vascular.t - Identificação dos grupos botânicos das espécies de plantas .f - Características das plantas vasculares.t

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Questões Parecidas

1(UPE - 2015)Número Original: 4Código: 10001244

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Classificação taxonômica de plantas com base nas suas características .f Uso de figuras (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UPE 2015
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Subir a Ilha de Trindade é voltar ao tempo. Distante aproximadamente 1.200 km do Estado do Espírito Santo, possui uma flora bastante peculiar, que, em formação, se assemelha às primeiras florestas do planeta. Dominada por uma espécie endêmica, conhecida como Cyathea copelandii, tem porte baixo, cujo tecido lenhoso, denominado caudex, é formado externamente por pecíolos endurecidos das frondes antigas, revestindo o rizoma. A base do caudex está geralmente na horizontal, mas, a partir da metade em diante, a planta é ereta. As folhas divididas em folíolos surgem enroladas, e sua reprodução é sexuada. Por causa da introdução de cabritos na ilha, a espécie quase desapareceu. Depois da retirada dos animais, hoje é possível perceber uma leve recuperação (foto), com algumas árvores adultas e prótalos colonizando o solo desnudo e aumentando, na ilha, a área dessa floresta típica. (Disponível em: casopis.vesmir.cz/files/obr/id/4092/type.html) Essas características permitem classificar Cyathea copelandii em a) Criptógama vascular e Pteridófita. b) Criptógama avascular e Briófita. c) Fanerógama angiosperma e Dicotiledônea. d) Fanerógama gimnosperma e Conífera. e) Fanerógama angiosperma e Monocotiledônea.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEA - 2016)Número Original: 35Código: 7831201

SIS - Terceira Série

Identificação taxonômica de diferentes palmeiras.t
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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A pupunheira (Bactris gasipaes) é uma palmeira de clima tropical em que todas as partes podem ser aprovei- tadas, embora sejam mais importantes economicamente os frutos e o palmito. A pupunheira apresenta uma série de vantagens para produção de palmito em relação às outras palmeiras nativas como o açaí (Euterpe oleracea) e a juçara (Euterpe edulis), que são exploradas de forma extrativista e por isso apresentam restrições legais e risco de extinção. (https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br. Adaptado.) Parece juçara, mas é açaí. A “juçara” que todos os maranhenses conhecem é, na verdade, açaí. O que a gente tem no Maranhão é a Euterpe oleracea que todo o Brasil conhece como açaí. O único lugar do Brasil que o nome comum do açaí é juçara é no Maranhão. O açaí (Euterpe oleracea) é a palmeira encontrada em estados da região Norte do país, de clima amazônico, e em alguns estados da região Nordeste. Já a juçara (Euterpe edulis) é a palmeira encontrada em parte do Cerrado e em toda a Mata Atlântica. (http://imirante.com. Adaptado.) Verifica-se nos textos transcritos menção a (A) três espécies de dois gêneros de angiosperma. (B) duas espécies de dois gêneros de angiosperma. (C) duas subespécies de uma única espécie de angios- perma. (D) três espécies de um único gênero de gimnosperma. (E) uma única espécie de dois gêneros de gimnosperma.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(FGV - SP - 2014)Número Original: 45Código: 6347915

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Uso de figuras (Biologia).t Identificação dos grupos botânicos das espécies de plantas .f Identificação de estruturas botânicas.t
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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Um grupo de estudantes percorria uma trilha pela Mata Atlân- tica, quando um deles observou, na ponta de um bambuzeiro, estruturas vegetais que, a princípio, desconheciam. Iniciaram então, sem grande aprofundamento, um curto “debate botânico científico” sobre a classificação de tais estruturas, devidamente registradas na imagem. (Efi) bx) O estudante que primeiro identificou as estruturas afirmou que eram estruturas reprodutivas vegetais, tais como flores, ou fru- tos, ou sementes. Com relação a esse comentário, o estudante (A) não está correto, pois os bambus são dicotiledôneas, como a grama e o capim, portanto não produzem tais estruturas reprodutivas. (B) está correto, pois os bambus são gimnospermas, como a pal- meira e o coqueiro, que produzem tais estruturas, mesmo que diminutas. (C) não está correto, pois os bambus são angiospermas, como a samambaia e a avenca, as quais nem sempre produzem tais estruturas. (D) está correto, pois os bambus são monocotiledôneas, como o trigo e a cana, portanto produzem tais estruturas, mesmo que pouco chamativas. (E) não está correto, pois os bambus são eudicotiledôneas, como a orquídea e a bromélia, as quais não produzem tais estrutu- ras reprodutivas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 18Código: 7507719

Primeira Fase - Prova Q e X

Características do processo de polinização .f Características florais envolvidas no processo de polinização .f Identificação dos grupos botânicos das espécies de plantas .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Relatório publicado em 2019 alertou que um número crescente de espécies de animais polinizadores está ameaçado de extinção em todo o mundo em decorrência de fatores como desmatamento, uso indiscriminado de agrotóxicos e alterações climáticas. Importantes medidas devem ser adotadas para prevenir as consequências econômicas, a redução na produção de alimentos e o desequilíbrio dos ecossistemas. Entre as espécies cultivadas no Brasil que dependem de polinização animal, destacam-se o maracujá, a maçã, a acerola e a castanha- do-brasil. (Fonte: Marina Wolowski e outros, Relatório temático sobre polinização, polinizadores e produção de alimentos no Brasil. BPBES e REBIPP, 2019. Acessado em 23/05/2019.) Considerando as informações fornecidas no texto e os conhecimentos sobre botânica e ecologia, é correto afirmar que a polinização pode ser beneficiada a) por insetos que transportam o pólen da antera para o estigma nas eudicotiledôneas mencionadas. b) por pequenos vertebrados que transferem pólen do estigma para o estame nas monocotiledôneas mencionadas. Cc) por insetos que transferem pólen do estigma para o estame nas eudicotiledôneas mencionadas. d) por pequenos mamíferos que transportam o pólen da antera para o estigma nas 'monocotiledôneas mencionadas.


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     A     
     B     
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5(UFU - 2015)Número Original: 3Código: 7876362

Dois - Segunda Fase - Primeiro Dia

Ordenação das características evolutivas das plantas na conquista no ambiente terrestre .f Identificação dos grupos botânicos das espécies de plantas .f Identificação dos grupos botânico com base nas suas características .f
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Questão de Vestibular - UFU 2015
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Em uma aula de Biologia intitulada Diversidade das plantas, o professor destacou o Parque Ecológico Estadual Intervales, no estado de São Paulo, por integrar um dos mais significativos trechos protegidos de Mata Atlântica e em que aparecem inúmeras espécies representantes dos diferentes grupos vegetais. Sendo assim, informou algumas características: Plantas que produzem frutos, dentro dos quais estão as sementes (A); Plantas vasculares que não produzem sementes (B); Plantas sem tecidos condutores de seiva (C) e as que se caracterizam por apresentar sementes nuas (D). AMABIS, J.M.; MARTHO, G. R. Biologia em Contexto: a diversidade dos seres vivos. 1.ed, v.3. São Paulo: Moderna, 2013 (Adaptado). No decorrer da evolução qual é a sequência temporal de aparecimento dos grupos de plantas A, B, Ce D no ambiente terrestre”? Considere que, nesse parque, foram encontradas hepáticas, avencas e magnólias. Indique a letra e identifique o grupo vegetal desses representantes. Indique a letra e identifique o grupo vegetal em que há a presença de óvulo, ausência de ovário na flor feminina e produção de grãos de pólen.


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