Um grupo de estudantes percorria uma trilha pela Mata Atlân-
tica, quando um deles observou, na ponta de um bambuzeiro,
estruturas vegetais que, a princípio, desconheciam. Iniciaram
então, sem grande aprofundamento, um curto “debate botânico
científico” sobre a classificação de tais estruturas, devidamente
registradas na imagem.
(Efi) bx)
O estudante que primeiro identificou as estruturas afirmou que
eram estruturas reprodutivas vegetais, tais como flores, ou fru-
tos, ou sementes.
Com relação a esse comentário, o estudante
(A) não está correto, pois os bambus são dicotiledôneas, como
a grama e o capim, portanto não produzem tais estruturas
reprodutivas.
(B) está correto, pois os bambus são gimnospermas, como a pal-
meira e o coqueiro, que produzem tais estruturas, mesmo
que diminutas.
(C) não está correto, pois os bambus são angiospermas, como a
samambaia e a avenca, as quais nem sempre produzem tais
estruturas.
(D) está correto, pois os bambus são monocotiledôneas, como o
trigo e a cana, portanto produzem tais estruturas, mesmo que
pouco chamativas.
(E) não está correto, pois os bambus são eudicotiledôneas, como
a orquídea e a bromélia, as quais não produzem tais estrutu-
ras reprodutivas.