Observe a imagem abaixo.
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“Preto e amarelo”. In: Revista Illustrada. Rio de Janeiro, n. 258,
jul. 1881.
Na imagem acima, observamos um grupo de três
personagens: um negro, um oriental e um caucasiano. Os
dois primeiros são representados apenas por suas cabeças,
em caráter desproporcional quando comparados ao
caucasiano. Este não tem os olhos à vista, tendo o chapéu a
encobri-los, mas se encontra acima das duas cabeças,
"escalando-as". Dentre suas vestimentas, destacam-se,
além do chapéu, a gravata borboleta, o terno e as botas.
Quanto aos outros dois elementos, ambos parecem olhar
em direção ao observador, tendo alguns sinais (ou rugas)
na testa e entre as sobrancelhas. O negro tem cabelos
curtos, enquanto o asiático ostenta um bigode "chinês",
que se alonga nas extremidades e segue para baixo, no
contorno do queixo, e cabelos longos, arranjados em uma
trança que se estende defronte às cabeças sobre o chão.
LIEBEL, V. Angelo Agostini e a Charge no Crepúsculo Imperial.
Almanack, n.11, Guarulhos set../dec. 2015. Adaptado.
No campo iconográfico, a representação das cabeças
grandes cumpre uma função generalizante. Considerando
essa informação e a análise da imagem e do texto
apresentados acima, assinale a alternativa CORRETA.
a) A desproporção das duas cabeças em relação ao
elemento caucasiano representa uma forma de
superioridade e serve de representação arquetípica para
as duas "raças", a negra/africana e a chinesa/asiática.
b) A vestimenta denota uma posição econômica alta, mas
os detalhes que complementam a composição estética
do personagem, em especial o chapéu e as botas,
caracterizam-no como oficial da Guarda Nacional.
c) A imagem caracteriza os personagens em termos de
estrutura econômica e de poder, pois as cabeças,
representando as etnias africana e asiática, se
encontram, de forma simbólica, na base da pirâmide do
trabalho no Brasil imperial.
d) As cabeças representam o surgimento de uma nova
pirâmide social no Império, a classe média urbana,
processo histórico inaugurado com a Independência.
e) A imagem destaca o papel do elemento caucasiano na
luta pelo fim da escravidão, que relegaria ao escravo
um papel basicamente passivo, restando às elites
(brancas) a responsabilidade pela Abolição.