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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNITAU - 2018)Número Original: 15Código: 10594622

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Brasil.b Questões com imagens (Hist.) Fatos e processos históricos do Brasil durante o século XIX nas suas expressões culturais .f
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Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
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Observe a imagem abaixo. slsreet 9 ster sap a ae x . aid aah sda “Preto e amarelo”. In: Revista Illustrada. Rio de Janeiro, n. 258, jul. 1881. Na imagem acima, observamos um grupo de três personagens: um negro, um oriental e um caucasiano. Os dois primeiros são representados apenas por suas cabeças, em caráter desproporcional quando comparados ao caucasiano. Este não tem os olhos à vista, tendo o chapéu a encobri-los, mas se encontra acima das duas cabeças, "escalando-as". Dentre suas vestimentas, destacam-se, além do chapéu, a gravata borboleta, o terno e as botas. Quanto aos outros dois elementos, ambos parecem olhar em direção ao observador, tendo alguns sinais (ou rugas) na testa e entre as sobrancelhas. O negro tem cabelos curtos, enquanto o asiático ostenta um bigode "chinês", que se alonga nas extremidades e segue para baixo, no contorno do queixo, e cabelos longos, arranjados em uma trança que se estende defronte às cabeças sobre o chão. LIEBEL, V. Angelo Agostini e a Charge no Crepúsculo Imperial. Almanack, n.11, Guarulhos set../dec. 2015. Adaptado. No campo iconográfico, a representação das cabeças grandes cumpre uma função generalizante. Considerando essa informação e a análise da imagem e do texto apresentados acima, assinale a alternativa CORRETA. a) A desproporção das duas cabeças em relação ao elemento caucasiano representa uma forma de superioridade e serve de representação arquetípica para as duas "raças", a negra/africana e a chinesa/asiática. b) A vestimenta denota uma posição econômica alta, mas os detalhes que complementam a composição estética do personagem, em especial o chapéu e as botas, caracterizam-no como oficial da Guarda Nacional. c) A imagem caracteriza os personagens em termos de estrutura econômica e de poder, pois as cabeças, representando as etnias africana e asiática, se encontram, de forma simbólica, na base da pirâmide do trabalho no Brasil imperial. d) As cabeças representam o surgimento de uma nova pirâmide social no Império, a classe média urbana, processo histórico inaugurado com a Independência. e) A imagem destaca o papel do elemento caucasiano na luta pelo fim da escravidão, que relegaria ao escravo um papel basicamente passivo, restando às elites (brancas) a responsabilidade pela Abolição.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Fatos e processos históricos do Brasil durante o século XIX nas suas expressões culturais .f

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1(UPE - 2021)Número Original: 25Código: 10081954

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

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Questão de Vestibular - UPE 2021
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Quais as principais características do Brasil imperial retratadas na obra? a) Exaltação da riqueza e símbolos nacionais b) Exposição do naturalismo e expressionismo c) Divulgação do nacionalismo e protecionismo d) Promoção dos ciclos econômicos e extrativismo e) Difusão do imaginário republicano e abolicionista A Natureza Morta — Agostinho da Motta (1824-1878)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UDESC - 2019)Número Original: 31Código: 9717177

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

Brasil.b Representações do imaginário no Brasil do Século XIX Questões com imagens (Hist.) Fatos e processos históricos do Brasil durante o século XIX nas suas expressões culturais .f
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Questão de Vestibular - UDESC 2019
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Observe a imagem abaixo. (acervo do Museu Paulista da USP - http://www.mp.usp.br/acervo) A pintura do quadro "Independência ou Morte" (ou o Grito do Ipiranga) é considerada a representação mais difundida do momento da Independência do Brasil. A obra é de autoria de Pedro Américo, encomendada pelo Conselheiro Imperial Joaquim Inácio Ramalho, data de 1888 e encontra-se, atualmente, no Museu Paulista da USP. Considerando autor, o tema e a data de produção da obra, é correto afirmar que: A. ( ) aobra pode ser considerada como o retrato exato do evento que apresenta. B. ( ) Pedro Américo era um observador privilegiado dos eventos e, por isso, pôde capturar e registrar na tela a Independência do Brasil no exato momento em que esta ocorreu. C. ( ) a obra deve ser analisada considerando a intencionalidade dos sujeitos que atuaram em sua produção, assim como as características do seu tempo. D. ( ) o quadro de Pedro Américo se refere, na verdade, à participação de Dom Pedro Il nos eventos da Proclamação da República. E. ( ) quadros como o de Pedro Américo não podem ser considerados como fontes para análise histórica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNICAMP - 2021)Número Original: 60Código: 9178421

Primeira Fase - Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Humanas e Artes e Ciências Exatas e Tecnológicas - Prova E e G

Fatos e processos históricos do Brasil durante o século XIX nas suas expressões culturais .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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A casa de morar nas fazendas ou o palacete foram em geral construídos a partir de 1870. Represeniavam o poderio econômico e político do proprietário, assim como o gênero da pintura de paisagem que, segundo o historiador Rafael Marquese, foi mobilizado pela classe senhorial do Vale do Paraíba como uma resposta direta à crise da escravidão negra no Império do Brasil. (Adaptado de Ana Luiza Martins, “Representações da economia cafeeira: dos barões aos ‘Reis do café’, em Wilma Peres Costa e Ana Betraiz Demarchi Barel (orgs.), Cultura e Poder entre o Império e a Republica. Sao Paulo: Alameda, 2018, p. 195.) A partir do texto acima, é correto afirmar: a) Os senhores do café incrementaram um sistema de produção cafeeiro moderno que atendia o mercado internacional. Desde a instalação da corte joanina no Brasil, eles investiram nas formas de morar como capital simbólico. b) Na crise capitalista da década de 1870, os produtores de café no Brasil alavancaram o tráfico de escravizados vindos de Africa e investiram na riqueza simbólica de suas propriedades. c) No Segundo Reinado, com a intensa crise na obtenção de escravizados para as plantações de café e a acirrada disputa na definição das políticas migratórias, os cafeicultores redefiniram seu capital simbólico. d) O investimento nas casas de fazenda e na pintura de paisagem reafirmava a importância social da classe senhorial. Era uma reação política contra a reforma agrária estabelecida na Lei de Terras de 1850.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEMA - 2019)Número Original: 24Código: 7929432

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Fatos e processos históricos do Brasil durante o século XIX nas suas expressões culturais .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2019
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O diálogo entre os personagens Raimundo e Ana Rosa na obra O Mulato, de Aluísio Azevedo (1881), expressa o preconceito racial existente na sociedade maranhense do século XIX. Da leitura do romance O Mulato, percebe-se que a) as classes dirigentes discriminavam os mulatos para evitar uma mobilidade social que colocasse em riscoa estrutura vigente naquela sociedade. b)os mulatos representavam uma pequena fração da sociedade maranhense e esperavam chegar ao poder político por meio do casamento com mulheres da elite. Cc) os escravos eram vistos de forma romanceada em razão da característica birracial da sociedade rural maranhense no século XIX. djos abolicionistas defendiam a plena igualdade racial como forma de estabelecer uma sociedade igualitária e justa para todos. e)o mulato era aceito pela sociedade por ser símbolo do embranquecimento da população negra como queriam os defensores da manutenção da pureza racial.


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
     E     




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