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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEMA - 2020)Número Original: 35Código: 7892745

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões de identificações (Filosofia) Debates filosóficos sobre as relações éticas e o comportamento político e social humano ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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Analise o seguinte caso: O filósofo e psicólogo Lawrence Kohlberg em suas pesquisas expôs o seguinte problema para ser pensado: “A esposa de Heinz estava gravemente enferma, o remédio que a salvaria custava muito caro, e, Heinz não tinha condições financeiras para comprá-lo do farmacêutico que tinha a fórmula. Após esgotadas as tentativas de conseguir o remédio de modo transparente, ele roubou”. Então Kohlberg pergunta aos entrevistados se o marido fizera bem ou não em ter roubado. As respostas são várias, entre elas têm: “Não devia roubar, pois poderia ser preso”; “Deve roubar porque ela é sua mulher, é da sua família”. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2016. A situação retratada nos defronta com um dilema porque trata de problema cujas possibilidades de soluções são a) duvidosas. b) inválidas. c) amorais. d) obsoletas. e) inconciliáveis.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 5

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Debates filosóficos sobre as relações éticas e o comportamento político e social humano ao longo do tempo .f

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1(UPE - 2019)Número Original: 39Código: 10021207

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Primeiro Dia

Mundo.b Debates filosóficos sobre as relações éticas e o comportamento político e social humano ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UPE 2019
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Sobre as fronteiras da ética com a política, analise o texto a seguir: Para falar de ética, na atualidade, temos de ter consciência de que qualquer tentativa de construir uma ciência dos valores terá diante de si a árdua tarefa de desvendar a trama da ruptura da ética com a política, que caracteriza o processo de formação da modernidade. (BIGNOTTO, Newton. As Fronteiras da Ética: Maquiavel. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 113.) Adaptado. A singularidade da moral regulamenta as relações entre os seres humanos e seu mundo social, e a dimensão política abrange as relações entre grupos humanos. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que a) a ruptura da ética com a política tem importância secundária no âmbito das relações humanas. b) uma ciência dos valores aparta o enfoque sobre a ética. c) a formação da modernidade declina da ruptura da ética com a política. d) falar da ética no mundo moderno é compreender a dimensão política superficialmente. e) afilosofia moral e a dimensão política estão apartadas do projeto formativo da modernidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEA - 2020)Número Original: 20Código: 12968513

SIS - Primeira Série - Triênio 2021 a 2023

Debates filosóficos sobre as relações éticas e o comportamento político e social humano ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
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Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válidos para todos os membros. No entanto, a simples existência da moral não significa a pre- sença explícita de uma ética, isto é, uma reflexão que discu- ta, problematize e interprete o significado dos valores morais. (Marilena Chaui. Convite à filosofia, 1995. Adaptado.) Com base no excerto, pode-se concluir que (A) a moral transforma os valores em normas e obrigações, que regulam as relações sociais. (B) a ética se restringe a um conjunto de atitudes positivas, que regulam as atividades profissionais. (C) a moral é um conjunto de prescrições universais, que estabelece critérios válidos para as sociedades huma- nas em geral. (D) ética e moral são termos sinônimos, que investigam os problemas colocados pelo agir humano. (E) a ética determina preceitos orientadores da ação huma- na, que são assumidos como normas fixas e definitivas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UPE - 2017)Número Original: 36Código: 10078504

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Primeiro Dia

Debates filosóficos sobre as relações éticas e o comportamento político e social humano ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UPE 2017
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Leia o texto a seguir sobre o Pensamento Ético-político: O que enaltece e enobrece a política de Platão é que ela, no fundo, quer uma só coisa: uma sociedade e um cidadão justos, ou seja, a harmonia social alcançada pela perfeição moral dos cidadãos. É evidente que até hoje lutamos para realizar essas metas, não mais no restrito âmbito de uma polis grega, mas no mundo globalizado. PEGORARO, Olinto. Ética dos maiores mestres através da história. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 35. Na citação acima, o autor retrata a significância do pensamento ético-político como fundamento para uma sociedade justa. Essa linha de pensamento expressa que a) no mundo globalizado, a dimensão ético-política tem a confluência do que é justo. b) a política de Platão enaltece o cidadão justo, declinando da harmonia social. c) enobrecer a política de Platão é priorizar o espaço restrito no âmbito da pólis grega. d) a baliza central do estado é tornar os cidadãos melhores com alcance da ordem justa na esfera pública. e) a harmonia social, alcançada na esfera política, independe da perfeição moral do cidadão.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP - 2018)Número Original: 12Código: 7002388

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Debates filosóficos sobre as relações éticas e o comportamento político e social humano ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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TEXTO 1 Todo ser humano tem um direito legítimo ao respeito de seus semelhantes e está, por sua vez, obrigado a res- peitar todos os demais. A humanidade em si mesma é uma dignidade, pois um ser humano não pode ser usado meramente como um meio (instrumento) por qualquer ser humano. (Immanuel Kant. A metafísica dos costumes, 2010. Adaptado.) TEXTO 2 Ao se assenhorar de um Estado, aquele que o conquista deve definir as mas ações a executar e fazê-lo de uma so vez, a fim de nao ter de as renovar a cada dia. Deve-se fazer as injurias todas de um so golpe. Quanto aos beneficios, devem ser concedidos aos poucos, de sorte que sejam mais bem saboreados. (Nicolau Maquiavel. O príncipe, 2000. Adaptado.) a) Considerando o texto 1, explique por que a ética de Kant apresenta um alcance universalista. Justifique sua compatibilidade com o Iluminismo filosófico. b) Considerando o texto 2, explique a posição assumida por Maquiavel em relação à manipulação política. Justifique a incompatibilidade entre a ética de Kant e os procedimentos recomendados por Maquiavel para a manutenção do poder político.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(UNESP- SP - 2011)Número Original: 60Código: 13670

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Irã.b Debates filosóficos sobre as relações éticas e o comportamento político e social humano ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Analise o trecho da entrevista dada pelo chefe de imprensa do governo do Irã a um jornal brasileiro. Folha — Há preocupação quanto a uma mudança de posição do governo brasileiro, sobretudo na área de direitos humanos, depois que a presidente Dilma se manifestou contrariamente ao apedrejamento de Sakineh? Ali Akbar Javanfekr — Encontrei poucas informações sobre a realidade iraniana aqui no Brasil. Há notícias distorcidas e falsas. Isso é preocupante. Minha presença aqui é para tentar divulgar as informações corretas. No caso de Sakineh, infor- mações que chegaram à presidente Dilma Rousseff não foram corretas. Folha — À presidente Dilma está mal informada? Ali Akbar Javanfekr — Sim. Foi mal informada sobre esse caso. Folha — É verdade, como diz o presidente Ahmadinejad, que não há gays no Irã? Ali Akbar Javanfekr — Não temos. Folha — É o único país do mundo que não tem gay? Ali Akbar Javanfekr — Na República Islâmica do Trã, não há. Folha — Se houver, há punições? Ali Akbar Javanfekr — Nossa visão sobre esse tema é diferente da de vocês. E um ato feio, que nenhuma das religiões divinas aceita. Temos a responsabilidade humana, até divina, de não aceitar esse tipo de comportamento. Existe uma ameaça sobre a saúde da humanidade. A Aids, por exemplo. Uma das raizes é esse tipo de relacionamento. (Folha de S.Paulo, 14.03.2011. Adaptado.) Sob o ponto de vista ético, as opiniões expressas no trecho da entrevista podem ser caracterizadas como (A) uma visão de mundo fortemente influenciada pelas matri- zes liberais do pensamento filosófico. (B) uma posição convencionalmente associada ao pensamen- to politicamente correto. (C) uma visão de mundo fortemente influenciada pelo funda- mentalismo religioso. (D) opiniões que expressam afinidade com o imperativo cate- górico kantiano. (E) posições condizentes com a valorização da consciência individual autônoma.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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