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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2020)Número Original: 69Código: 7858978

Um - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Brasil.b Aspectos dos conceitos desenvolvidos por Gilberto Freyre na sua obra Casa Grande e Senzala .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Atente para o seguinte excerto: “A miscigenação que largamente se praticou aqui corrigiu a distância social que de outro modo se teria conservado enorme entre a casa-grande e a senzala. O que a monocultura latifundiária e escravocrata realizou no sentido de aristocratização, extremando a sociedade brasileira em Senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre esses dois extremos antagônicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação. A índia e a negra-mina a princípio, depois a mulata, a cabrocha, a quadrarona, a oitavona, tornando-se caseiras, concubinas e até esposas legítimas dos senhores brancos, agiram poderosamente no sentido de democratização social do Brasil. Entre os filhos mestiços, legítimos e mesmo legítimos, havidos delas pelos Senhores brancos, subdividiu-se parte considerável das grandes propriedades, quebrando-se assim a força das sesmarias feudais e dos latifúndios do tamanho de reinos”, FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime patriarcal. 522 ed. São Paulo: Global, 2013. O socidlogo brasileiro Gilberto Freyre aponta, na citação acima, a criação de uma “democracia racial” na história da relação entre senhores e escravos no Brasil escravocrata. Assim, mesmo que se possa criticar tal concepção, a perspectiva teórico- sociológica de Freyre afirma que A) a miscigenação na história do Brasil foi positiva, pois aproximou a Casa-Grande e a Senzala ou senhores e escravos. B) a escravidão e o latifúndio da monocultura açucareira lançaram distâncias sociais insuperáveis entre senhores e escravos. C) foram os homens negros, e não as mulheres negras, os principais responsáveis pela criação da democracia racial no Brasil. D) os negros e os brancos em conjunto, no período colonial, constituíram uma vigorosa democracia social de governo da sociedade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Aspectos dos conceitos desenvolvidos por Gilberto Freyre na sua obra Casa Grande e Senzala .f

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1(UECE - 2022)Número Original: 31Código: 11854553

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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Freyre (2013) afirmava que a sociedade brasileira, embasada historicamente nos dois extremos antagônicos, a Casa-Grande e a Senzala, foi sendo constituída em vários sentidos sociais de forma democrática, flexível e plástica, uma vez que a formação social brasileira não se processou no puro sentido da europeização ao entrar em contato com as culturas indígena e africana. A nossa sociedade, insiste este autor, foi formada em um “processo de equilíbrio de antagonismos” que tem como um dos seus fundamentos a relação entre os Senhores (homens) e as escravas (mulheres) nos períodos colonial e monárquico. Os extremos antagônicos teriam sido contrariados pelos efeitos sociais da miscigenação que ocorreu de início por parte dos Senhores que sem “escrúpulos de raça” se relacionavam com suas escravas em “coitos para sempre danados, de brancos com pretas, de portugas com índias”. Os portugueses colonizadores possuíam essa capacidade de miscibilidade e misturavam-se “gostosamente com mulheres de cor logo ao primeiro contato”. E para Freyre (2013), essas relações “danadas” eram, por vezes, pautadas curiosamente pelo “sadismo” do Senhor e o “masoquismo de escravo”. Mas, ao fim e assim, a índia e a “negra-mina” e depois, a “mulata” — termos de Freyre (2013) - “agiram poderosamente no sentido da democratização social no Brasil”. FREYRE, Gilberto. Introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil - 1. Casa-Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 522º Ed. São Paulo: Global, 2013. Esta concepção freyriana sobre a formação da “democracia racial” da sociedade brasileira é criticada, dentre outras razões, por A) impedir a difusão dos conhecimentos da cultura e da religião afro-brasileiras. B) demonstrar que o racismo sempre existiu e é persistente em nossa sociedade. C) diminuir o poder de sensualidade das mulheres negras, índias e mulatas. D) amenizar as violências sexuais cometidas contra as escravas índias e negras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2022)Número Original: 33Código: 11854996

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Gilberto Freyre (1900-1987) foi um dos intérpretes e analistas da formação sociocultural da sociedade brasileira. Na sua obra mais conhecida, Casa-Grande & Senzala (1933), ele tratou de valorizar o povo brasileiro enfatizando algumas consequências benéficas do processo histórico da mestiçagem entre os povos que se entrechocaram no período inicial da colonização portuguesa nessas terras que se tornaram o Brasil. Porém, foi bastante criticado por muitos outros intelectuais e pensadores devido a sua interpretação sobre a formação do povo brasileiro enquanto sociedade. Umas das principais críticas feitas a Gilberto Freyre em relação a sua obra Casa-Grande & Senzala diz respeito ao fato de que ele A) errou ao apontar que a sociedade brasileira formou-se produzindo uma espécie de democracia racial que atenua preconceitos e discriminações. B) não conseguiu perceber os pontos positivos da mestiçagem ao apontar a existência do racismo estrutural na formação da sociedade brasileira. C) foi infeliz ao tratar a mistura de raças como algo que trouxe desequilíbrio à sociedade brasileira e que distanciava classes antagônicas. D) acertou apenas em demonstrar como a mestiçagem fez diminuir o racismo desde a história colonial justamente porque todo brasileiro é mestiço.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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