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Exercício 11854553

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(UECE - 2022)Número Original: 31Código: 11854553

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b Aspectos dos conceitos desenvolvidos por Gilberto Freyre na sua obra Casa Grande e Senzala .f
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Freyre (2013) afirmava que a sociedade brasileira, embasada historicamente nos dois extremos antagônicos, a Casa-Grande e a Senzala, foi sendo constituída em vários sentidos sociais de forma democrática, flexível e plástica, uma vez que a formação social brasileira não se processou no puro sentido da europeização ao entrar em contato com as culturas indígena e africana. A nossa sociedade, insiste este autor, foi formada em um “processo de equilíbrio de antagonismos” que tem como um dos seus fundamentos a relação entre os Senhores (homens) e as escravas (mulheres) nos períodos colonial e monárquico. Os extremos antagônicos teriam sido contrariados pelos efeitos sociais da miscigenação que ocorreu de início por parte dos Senhores que sem “escrúpulos de raça” se relacionavam com suas escravas em “coitos para sempre danados, de brancos com pretas, de portugas com índias”. Os portugueses colonizadores possuíam essa capacidade de miscibilidade e misturavam-se “gostosamente com mulheres de cor logo ao primeiro contato”. E para Freyre (2013), essas relações “danadas” eram, por vezes, pautadas curiosamente pelo “sadismo” do Senhor e o “masoquismo de escravo”. Mas, ao fim e assim, a índia e a “negra-mina” e depois, a “mulata” — termos de Freyre (2013) - “agiram poderosamente no sentido da democratização social no Brasil”. FREYRE, Gilberto. Introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil - 1. Casa-Grande e Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 522º Ed. São Paulo: Global, 2013. Esta concepção freyriana sobre a formação da “democracia racial” da sociedade brasileira é criticada, dentre outras razões, por A) impedir a difusão dos conhecimentos da cultura e da religião afro-brasileiras. B) demonstrar que o racismo sempre existiu e é persistente em nossa sociedade. C) diminuir o poder de sensualidade das mulheres negras, índias e mulatas. D) amenizar as violências sexuais cometidas contra as escravas índias e negras.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





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