Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEA - 2019)Número Original: 14Código: 7829925

Macro - Conhecimentos Gerais

Aspectos e características da arte grega do período clássico e suas influências no mundo Ocidental. História da Arte Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
Exibir texto da questão

Discóbolo Lancellotti é cópia romana da escultura grega feita originalmente em bronze, por Míron, em 450 a.C. (www historiadelarte.us) Pertencente ao Museu Nacional de Roma, o Discóbolo Lancellotti assinala (A) a separação enire arte e ciência na Grécia clássica e a criação da ciência anatômica por sábios romanos. (B) a ligação da arte grega com as crenças religiosas e a falta de refinamento nas produções artísticas de RomaAnitiga. (C) a representação da irracionalidade humana no desequilíbrio corporal e o enaltecimento da ética guerreira dos romanos. (D) a visão pessimista dos gregos clássicos sobre os desti- nos da humanidade e a escravização dos gregos pelos conquistadores romanos. (E) a concepção de beleza ideal das artes gregas e a presen- ça da cultura grega na sociedade romana da Antiguidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 17

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos e características da arte grega do período clássico e suas influências no mundo Ocidental. - História da Arte

Exibir Questões - UEA

Questões Parecidas

1(UNESP - 2018)Número Original: 3Código: 7002428

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos e características do movimento futurista de 1909 História da Arte (Brasil) História da Arte Interdisciplinar
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Exibir texto da questão

Leia trechos de um manifesto lançado na Europa em 1909. . Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o mo- vimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco. 4. Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. [...] 7. Não há mais beleza senão na luta. Nada de obra-prima sem um caráter agressivo. A poesia deve ser um a) b) assalto violento contra as forças desconhecidas [...] . Nós queremos glorificar a guerra — única higiene do mundo — o militarismo, o patriotismo [...] . Nós cantaremos as grandes multidões movimentadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta; as marés multicoloridas e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; a vibração noturna dos arsenais e dos es- taleiros sob suas violentas luas elétricas; [...] e o voo deslizante dos aeroplanos, cuja hélice tem os estalos da bandeira e os aplausos da multidão entusiasta. (Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro, 1987.) Que movimento esse manifesto iniciou? Cite uma frase do texto que demonstre a associação proposta entre arte e tecnologia. Relacione esse manifesto com o momento político que a Europa atravessava na ocasião. Relacione o mani- festo e o momento econômico por que a Europa passava.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(MACKENZIE - 2020)Número Original: 48Código: 7505066

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Aspectos e características da arte grega do período clássico e suas influências no mundo Ocidental. Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
Exibir texto da questão

A imagem acima da escultura de Doriforo de Policleto é uma das mais conhecidas obras da Antiguidade Clássica, por traduzir o equilíbrio exato da proporção harmônica nas medidas do corpo humano. A arte grega livre de imposições ou normas estilísticas, valorizava o homem, devido a) b) à cultura de Atenas, responsável pela produção artística grega, que considerava o homem a medida comum de todas as coisas, apesar desse princípio não ser adotado por todas as cidades-estados, como por exemplo, Esparta que valorizava as atividades militares. às suas crenças e práticas religiosas, por acreditarem que os deuses habitavam o corpo humano e eram representados sob essa condição, aproximando os fiéis do transcendental e divino. ao mito religioso, cultivado e disseminado em todas as classes sociais das diversas cidades-estados gregas. Acreditava-se que um corpo são e perfeito é sempre acompanhado por um espírito saudável e sagaz. ao pensamento helenístico, capaz de criar uma unidade cultural em toda a Grécia, superando os paradigmas religiosos de outras civilizações da época e passando a valorizar o homem e sua capacidade racional de entender o mundo. ao pensamento aristocrático, que se utilizava da expressão máxima da beleza humana para se impor sob as demais classes sociais, já que o homem era representado como um deus, garantindo a submissão do restante da sociedade grega.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFRGS - 2019)Número Original: 5Código: 7080113

Quarto Dia

História Comparada História da Arte Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características da arte no contexto do movimento renascentista a partir do século XIV .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2019
Exibir texto da questão

Considere as imagens abaixo, em que é representada, de formas distintas, a crucificação de Cristo. A crucificação (Giotto, c, 1330) o Trindade (Masaccio, c. 1427) A comparação entre as duas pinturas mostra uma transformação fundamental na história da arte do Ocidente, que teve no chamado Renascimento italiano do século XV um de seus momentos principais. Assinale a alternativa que apresenta a principal caracteristica do Renascimento italiano. (A) O desaparecimento das representações de anjos, indicando o advento do racionalismo filosófico e o abandono da metafísica religiosa. (B) O aprimoramento do realismo estético na representação humana, afirmando o predomínio do humanismo em detrimento do antropocentrismo. (C) O desenvolvimento da teoria da perspectiva geométrica, marcada pelo princípio do “ponto de fuga”, que favorecia a representação em profundidade dos espaços. (D) A representação de colunas jônicas, mostrando que o interesse em relação à Antiguidade grega ocorreu apenas a partir do Quattrocento. (E) A interiorização da cena representada, assinalando o desinteresse da arte renascentista pelas paisagens da natureza.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2017)Número Original: 63Código: 6888296

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Aspectos e características do movimento futurista na primeira metade do século XX.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas! MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. Disponível em: www.sibila.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado). Que princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do século XX está destacado no texto? A tradição é uma força incontornável. A arte é expressão da memória coletiva. A modernidade é a superação decisiva da história. A realidade cultural é determinada economicamente. A memória é um elemento crucial da identidade cultural. VOOS


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2010)Número Original: 25Código: 3381

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Intradisciplinar História da Arte
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso. Esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma O de manipulação do povo pelo poder, que controla o teatro. de diversão e de expressão dos valores e problemas da sociedade. o E de entretenimento popular, que se esgota na sua função de distrair. O de manipulação do povo pelos intelectuais que compõem as peças. o de entretenimento, que foi superada e hoje é substituída pela televisão.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?