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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2010)Número Original: 25Código: 3381

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Intradisciplinar História da Arte
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso. Esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma O de manipulação do povo pelo poder, que controla o teatro. de diversão e de expressão dos valores e problemas da sociedade. o E de entretenimento popular, que se esgota na sua função de distrair. O de manipulação do povo pelos intelectuais que compõem as peças. o de entretenimento, que foi superada e hoje é substituída pela televisão.


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     A     
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     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 16

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História da Arte

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Questões Parecidas

1(UNESP - 2018)Número Original: 3Código: 7002428

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos e características do movimento futurista de 1909 História da Arte (Brasil) História da Arte Interdisciplinar
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Leia trechos de um manifesto lançado na Europa em 1909. . Tendo a literatura até aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos exaltar o mo- vimento agressivo, a insônia febril, o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco. 4. Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da velocidade. [...] 7. Não há mais beleza senão na luta. Nada de obra-prima sem um caráter agressivo. A poesia deve ser um a) b) assalto violento contra as forças desconhecidas [...] . Nós queremos glorificar a guerra — única higiene do mundo — o militarismo, o patriotismo [...] . Nós cantaremos as grandes multidões movimentadas pelo trabalho, pelo prazer ou pela revolta; as marés multicoloridas e polifônicas das revoluções nas capitais modernas; a vibração noturna dos arsenais e dos es- taleiros sob suas violentas luas elétricas; [...] e o voo deslizante dos aeroplanos, cuja hélice tem os estalos da bandeira e os aplausos da multidão entusiasta. (Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro, 1987.) Que movimento esse manifesto iniciou? Cite uma frase do texto que demonstre a associação proposta entre arte e tecnologia. Relacione esse manifesto com o momento político que a Europa atravessava na ocasião. Relacione o mani- festo e o momento econômico por que a Europa passava.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 34Código: 4463

Primeira Fase - Prova Q e Z

Barroco - Brasil Colonial (História) História da Arte (Brasil) Intradisciplinar UFO (História)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, "Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.) Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento. b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais. c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras ‘de arte sacra europeias. d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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3(ENEM- BR - 2017)Número Original: 63Código: 6888296

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Aspectos e características do movimento futurista na primeira metade do século XX.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas! MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. Disponível em: www.sibila.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado). Que princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do século XX está destacado no texto? A tradição é uma força incontornável. A arte é expressão da memória coletiva. A modernidade é a superação decisiva da história. A realidade cultural é determinada economicamente. A memória é um elemento crucial da identidade cultural. VOOS


Opções de Resposta: 
     A     
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4(UFRGS - 2019)Número Original: 5Código: 7080113

Quarto Dia

História Comparada História da Arte Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características da arte no contexto do movimento renascentista a partir do século XIV .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2019
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Considere as imagens abaixo, em que é representada, de formas distintas, a crucificação de Cristo. A crucificação (Giotto, c, 1330) o Trindade (Masaccio, c. 1427) A comparação entre as duas pinturas mostra uma transformação fundamental na história da arte do Ocidente, que teve no chamado Renascimento italiano do século XV um de seus momentos principais. Assinale a alternativa que apresenta a principal caracteristica do Renascimento italiano. (A) O desaparecimento das representações de anjos, indicando o advento do racionalismo filosófico e o abandono da metafísica religiosa. (B) O aprimoramento do realismo estético na representação humana, afirmando o predomínio do humanismo em detrimento do antropocentrismo. (C) O desenvolvimento da teoria da perspectiva geométrica, marcada pelo princípio do “ponto de fuga”, que favorecia a representação em profundidade dos espaços. (D) A representação de colunas jônicas, mostrando que o interesse em relação à Antiguidade grega ocorreu apenas a partir do Quattrocento. (E) A interiorização da cena representada, assinalando o desinteresse da arte renascentista pelas paisagens da natureza.


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5(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 46Código: 16051

Segundo exame de qualificação

História da Arte (Brasil) Semana de 22 (História)
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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É certo que a capa de um livro é a marca de um produto que quer atrair o leitor. A associação seria mais certeira se esse leitor a relacionasse ao contexto histórico dos anos 1920, em que se traçava o projeto modernista empenhado na construção de uma consciência do país, num processo de conhecimento da realidade brasileira. Os modernistas queriam mesmo “descobrir o Brasil”. WS RENATO CORDEIRO GOMES Adaptado de www.revistadehistoria.com.br. Capa do livro Pau-Brasil 1925], de Oswaldde Andrade. http://pga.com.br Por meio de manifestos, livros e exposições, os modernistas refletiram sobre a sociedade brasileira, avaliando suas principais características e propondo a revisão da identidade nacional. Essa revisão está baseada na proposta de: (A) crítica da valorização romântica da natureza tropical (B] desqualificação das heranças coloniais luso-africanas (C]) negação da cooperação cultural de artistas estrangeiros (D) reformulação da composição multiétnica da população nativa


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