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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2011)Número Original: 34Código: 4463

Primeira Fase - Prova Q e Z

Barroco - Brasil Colonial (História) História da Arte (Brasil) Intradisciplinar UFO (História)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, "Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, Américas e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.) Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como a) renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os padrões do Concílio de Trento. b) barroca, já que seguia os preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas confrarias e criada pelos artífices locais. c) escolástica, porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras ‘de arte sacra europeias. d) popular, por ser criada por artífices locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres que se colocavam sob a proteção das confrarias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

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Barroco - Brasil Colonial (História) - História da Arte (Brasil)

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1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 26Código: 12924

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Barroco - Brasil Colonial (História)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
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INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre o Barroco brasilei- ro do Período Colonial. A arte do Barroco surgiu, no contexto de reorga- nização da Igreja Católica, pela necessidade de expandir a fé cristã no Novo Mundo. O Barroco baiano produziu igrejas de pequeno porte e de decoração austera, devido à deca- dência da economia do açúcar. A riqueza advinda da mineração possibilitou o florescimento do Barroco mineiro, cujos mestres e artistas, vários deles mestiços, introduziram elementos originais da cultura local (negra e indígena). Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho de Vila Rica, foi um dos mais destacados escultores e decoradores do período, tendo produzido uma das obras mais importantes do barroco brasilei- ro no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG). Estão corretas apenas as alternativas A) B) Cc) D) E) tell. lelll. I, Ile lv. He lll. lle lV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2013)Número Original: 46Código: 16051

Segundo exame de qualificação

História da Arte (Brasil) Semana de 22 (História)
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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É certo que a capa de um livro é a marca de um produto que quer atrair o leitor. A associação seria mais certeira se esse leitor a relacionasse ao contexto histórico dos anos 1920, em que se traçava o projeto modernista empenhado na construção de uma consciência do país, num processo de conhecimento da realidade brasileira. Os modernistas queriam mesmo “descobrir o Brasil”. WS RENATO CORDEIRO GOMES Adaptado de www.revistadehistoria.com.br. Capa do livro Pau-Brasil 1925], de Oswaldde Andrade. http://pga.com.br Por meio de manifestos, livros e exposições, os modernistas refletiram sobre a sociedade brasileira, avaliando suas principais características e propondo a revisão da identidade nacional. Essa revisão está baseada na proposta de: (A) crítica da valorização romântica da natureza tropical (B] desqualificação das heranças coloniais luso-africanas (C]) negação da cooperação cultural de artistas estrangeiros (D) reformulação da composição multiétnica da população nativa


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UERJ - 2017)Número Original: 1Código: 6638966

Exame Discursivo

História da Arte (Brasil) Processo de dominação dos portugueses no Brasil.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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commons. wikimedia.org Na pintura religiosa renascentista, o índio, uma vez submetido aos valores cristãos, tornou-se humanizado. O pintor holandês Albert Eckhout representou essa ruptura conceitual na sua obra: nos quadros que retratam os índios Tupis e Tapuias, os índios “aliados” eram pacíficos, trabalhadores, tinham família, andavam vestidos (foram “domesticados"), estavam acessíveis ao trabalho cotidiano, enquanto os índios “bravos” (bárbaros) eram antropófagos que andavam nus, carregando despojos esquartejados como alimentação, e guerreavam os colonizadores. Adaptado de OLIVEIRA, . P. e FREIRE, C. A presença indigena na formação do Brasil Brasilia: MEC LACED/Museu Nacional, 2006. Os retratos de indígenas acima revelam algumas das intenções por parte dos agentes da colonização, como a Coroa, a Igreja e os colonos, diante das populações nativas na América Portuguesa no século XVII Considerando as imagens e o texto, aponte um objetivo econômico dos colonizadores que explique a forma pela qual os aliados Tupis foram retratados. Em seguida, cite uma forma de resistência indígena à colonização que justifique a representação atribuída aos Tapuias.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UFPB- PB - 2010)Número Original: 13Código: 7622

Segunda série

História da Arte (Brasil) Reformas Pombalinas (História)
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Questão de Vestibular - UFPB 2010
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Leia os versos ao lado. Esse poema do paraibano Augusto dos Anjos relembra um trágico acontecimento ocorrido na metrópole portuguesa, no período em que a sua administração passava por profundas mudanças, postas em prática por Sebastião José de Carvalho e Melo, mais tarde, Marquês de Pombal. Sobre as mudanças do período pombalino, é correto afirmar: a) As importações de produtos ingleses aumentaram na metrópole, e foram desestimuladas as atividades mercantis e manufatureiras da burguesia portuguesa. b) As casas de fundição foram extintas no Brasil, e suspensas todas as medidas consideradas abusivas pelos mineradores da Colônia. c) As atividades econômicas foram reorganizadas e criaram-se duas novas companhias de comércio, a do Grão Pará e Maranhão (1755) e a de Pernambuco e Paraíba (1759). d) O terremoto de Lisboa, visto como sinal dos Deuses, fortaleceu o poder dos Jesuítas na metrópole, sem influenciar no cotidiano das pessoas na Colônia americana. e)A derrama, antes um imposto obrigatório em todo o território colonial, foi extinta e esta medida foi considerada a principal realização da administração pombalina. DUAS ESTROFES (A Memória de João de Deus) Augusto dos Anjos A queda do teu lírico arrabil De um sentimento português ignoto Lembra Lisboa, bela como um brinco, Que um dia no ano trágico de mil E setecentos e cinqtienta e cinco, Foi abalada por um terremoto! A água quieta do Tejo te abençoa. Tu representas toda essa Lisboa De glórias quase sobrenaturais, Apenas com uma diferença triste, Com a diferença que Lisboa existe E tu, amigo, não existes mais! ‘Disponivel em “Erp]/ our colegiosiofFaneisco com br/alla/sagasto doranjo= dunrertsofes php>. Acessado em 05 out 2005. Glossário Arrabil rabeca de origem mourisca, com duas cordas flexionáveis


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(USP- SP - 2012)Número Original: 3Código: 5083

Segunda fase - Segundo dia

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Questão de Vestibular - USP 2012
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Examine estas imagens, que reproduzem, em preto e branco, dois quadros da pintura brasileira. Anita Malfatti, O homem das sete cores, 1915-1916, MBA-FAAP. Tarsila do Amaral, A negra, 1923, MAC-USP. a) Identifique o movimento artístico a que elas pertencem e aponte uma característica de sua proposta estética. b) Cite e caracterize um evento brasileiro importante relacionado a esse movimento.


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