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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2019)Número Original: 10Código: 7821396

Dois - Primeira Fase - Segundo Dia - Tipo 1

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Nietzsche .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFU 2019
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[...] à palavra “bom”, de antemão, não se prende necessariamente a ações “não-egoistas”; como é a superstição daqueles genealogistas da moral. Em vez disso, somente com um declínio de juízos de valor aristocráticos acontece que essa oposição “egoista” — “não-egoista” se imponha mais e mais à consciência humana — é, para me servir de minha linguagem, o instinto de rebanho que, com ela, afinal, toma a palavra (e também as palavras). NIETZSCHE, Friedrich. Para a genealogia da moral. Os Pensadores. Trad. LEBRUN, G. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 342. De acordo com o conteúdo da citação, assinale a alternativa que nomeia um dos conceitos mais importantes da filosofia nieizschiana. A B C D Impulso apolineo. Impulso dionisiaco. Vontade de potência. Transvaloração dos valores. eee ee ee eee”


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 4

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Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Nietzsche .f

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Questões Parecidas

1(ENEM - 2021)Número Original: 87Código: 10788026

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Nietzsche .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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Minha fórmula para o que há de grande no indivíduo é amor fati. nada desejar além daquilo que é, nem diante de si, nem atrás de si, nem nos séculos dos séculos. Não se contentar em suportar o inelutável, e ainda menos dissimulá-lo, mas amá-lo. METESCHE apud FERRY L Aprender a viver: custa para os povos tempos. io de Janeir: Objeiva, 2010 (acaprado) Essa formula indicada por Nietzsche consiste em uma critica à tradição cristã que combate as práticas sociais de cunho afetivo. impede o avanço científico no contexto moderno. associa os cultos pagãos à sacralização da natureza. condena os modelos filosóficos da Antiguidade Clássica. consagra a realização humana ao campo transcendental. ooo


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     A     
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     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2016)Número Original: 26Código: 6624645

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Nietzsche .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos, de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar! NIETZSCHE, F Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Ediouro, 1977. O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que reforça a liberdade do cidadão. desvela os valores do cotidiano. exorta as relações de produção destaca a decadência da cultura. amplífica o sentimento de ansiedade. 0000


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3(UNESP - 2018)Número Original: 60Código: 7002590

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Convicção é a crença de estar na posse da verdade ab- soluta. Essa crença pressupõe que há verdades absolutas, que foram encontrados métodos perfeitos para chegar a elas e que todo aquele que tem convicções se serve desses mé- todos perfeitos. Esses três pressupostos demonstram que o homem das convicções está na idade da inocência, e é uma criança, por adulto que seja quanto ao mais. Mas milênios viveram nesses pressupostos infantis, e deles jorraram as mais poderosas fontes de força da humanidade. Se, entre- tanto, todos aqueles que faziam uma ideia tão alta de sua convicção houvessem dedicado apenas metade de sua força para investigar por que caminho haviam chegado a ela: que aspecto pacífico teria a história da humanidade! (Nietzsche. Obras incompletas, 1991. Adaptado.) Nesse excerto, Nietzsche (A) defende o inatismo metafísico contra as teses empiristas sobre o conhecimento. (B) valoriza a posse da verdade absoluta como meio para a realização da paz. (C) defende a fé religiosa como alicerce para o pensamento crítico. (D) identifica a maturidade intelectual com a capacidade de conhecer a verdade absoluta. (E) valoriza uma postura crítica de autorreflexão, em oposi- ção ao dogmatismo.


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4(UEG - 2018)Número Original: 52Código: 9578577

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

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Questão de Vestibular - UEG 2018
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Friedrich Nietzsche (1844-1900) é um importante e polêmico pensador contemporâneo, particularmente por sua famosa frase “Deus está morto”. Em que sentido podemos interpretar a proclamação dessa morte”? a) b) O Deus que morre é o Deus cristão, mas ainda vive o deus-natureza, no qual o homem encontrará uma justificativa e um consolo para sua existência sem sentido. Não fomos nós que matamos Deus, ele nos abandonou na medida em que não aceitamos o fato de que essa vida só poderá ser justificada no além, uma vez que o devir não tem finalidade. O Deus que morre é o deus-mercado, que tudo nivela à condição de mercadoria, entretanto o Deus cristão poderá ainda nos salvar, desde que nos abandonemos à experiência de fé. A morte de Deus não se refere apenas ao Deus cristão, mas remete à falta de fundamento no conhecimento, na ética, na política e na religião, cabendo ao homem inventar novos valores. A morte de Deus serve de alerta ao homem de que nada é infinito e eterno, e que o homem e sua existência são momentos fugazes que devem ser vividos intensamente.


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