O gerente de uma loja registra diariamente, de segunda a sexta-feira, o número de vendas de cada
um dos seus produtos. Semanalmente, para esse conjunto de dados numéricos, ele calcula as
medidas de tendência central e de dispersão e as insere no portfólio de relatórios.
Analisando as vendas de um produto A, ele verificou nos relatórios que, em determinada semana, não
havia registrado as medidas de dispersão, como de costume. Tentou localizar os valores dos registros
diários naquela semana, mas já os tinha perdido. Havia apenas as medidas de tendência central, que
foram as seguintes:
Medida de tendência central
Valor
Média
Moda
Mediana
4
7
5
Após pensar um pouco, percebeu que, apenas com as medidas registradas, conseguiria obter as
medidas de dispersão, como o desvio absoluto médio.
O gerente calculou corretamente que, para aquela semana, o desvio absoluto médio do número de
vendas do produto A foi de
a) 1,33
b) 2,80
c) 2,97
d) 5,60
e) 8,80