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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2017)Número Original: 62Código: 6988651

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Variação de indivíduos conforme mudanças na densidade populacional de outras espécies .f Com gráfico de barras (biologia).t Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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A lontra-marinha é uma predadora considerada espécie-cha- ve no Pacífico Norte. Ela se alimenta de ouriços-do-mar que, por sua vez, consomem principalmente algas marinhas. Um estudo realizado por mais de 25 anos apontou a evolução da densidade populacional de ouriços-do-mar e algas marinhas. Segundo os pesquisadores, as variações observadas nos gráficos são justificadas pela alteração do número de lontras- -marinhas na região estudada. por 0,25 m? gramas de ouriço-do-mar —_ 0 1972 1985 1989 1993 1997 anos por 0,25 m? número de algas marinhas SO NM FO WO CO 1972 1985 1989 1993 1997 anos (http://bio1151b.nicerweb.net. Adaptado.) O gráfico que melhor representa a variação do número de lontras-marinhas ao longo do tempo é (A) md número de lontras (% máxima encontrada) 1972 1985 1989 1993 1997 anos md número de lontras (% máxima encontrada) 1972 1985 1989 1993 1 anos md número de lontras (% máxima encontrada) 1972 1985 1989 1993 1 anos md número de lontras (% máxima encontrada) 1972 1985 1989 1993 1 anos md número de lontras (% máxima encontrada) 1972 1985 1989 1993 1997 anos


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 4

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Variação de indivíduos conforme mudanças na densidade populacional de outras espécies .f

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Questões Parecidas

1(FAMERP - 2016)Número Original: 3Código: 7890738

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Variação de indivíduos conforme mudanças na densidade populacional de outras espécies .f Características da relação ecológica entre árvores e aves Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - FAMERP 2016
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Muitas aves pequenas e grandes atuam no processo de dispersão de sementes, afetando a evolução de certas árvores da Mata Atlântica. O gráfico mostra como aves pequenas e aves grandes selecionam sementes de diferentes tamanhos. A aves pequenas — aves grandes , Sementes selecionadas tamanho de semente + 0000 (Folha de S.Paulo, 31.05.2013. Adaptado.) a) A relação ecológica estabelecida entre as aves e as árvores é harmônica ou desarmônica? Por quê? b) Considerando os dados fornecidos, explique como o desaparecimento das aves grandes poderia aumentar o número de espécies de plantas produtoras de sementes pequenas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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     Acertei     
     Errei     




2(UNESP- SP - 2016)Número Original: 61Código: 6388083

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Variação de indivíduos conforme mudanças na densidade populacional de outras espécies .f Identificação (Biologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Em uma área, as aves de uma certa espécie alimenta- vam-se dos insetos que atacavam uma plantação. As aves também consumiam cerca de 10% da produção de grãos dessa lavoura. Para evitar tal perda, o proprietário obteve autorização para a caça às aves (momento A) em sua área de plantio, mas o resultado, ao longo do tempo, foi uma queda na produção de grãos. A caça às aves foi proibida (momento B) e a produção de grãos aumentou a partir de então, mas não chegou aos níveis anteriores. Ao longo de todo esse processo, a população do único pre- dador natural dessas aves também foi afetada. No gráfico estão representados os momentos A e B e as linhas representam a variação das populações de aves, de insetos que atacam a plantação e de predadores das aves, bem como a produção de grãos, ao longo do tempo. 4 tamanho da população A B tempo(anos) No gráfico, as linhas (A) 2, 3 € 4 representam, respectivamente, a população de insetos, a população das aves e a população de seu predador. (B) 1,3 € 4 representam, respectivamente, a população das aves, os grãos produzidos pela agricultura e a po- pulação de insetos. (C) 2,3€ 4 representam, respectivamente, os grãos pro- duzidos pela agricultura, a população do predador das aves e a população das aves. (D) 1,2€ 3 representam, respectivamente, os grãos pro- duzidos pela agricultura, a população de insetos e a população das aves. (E) 1,2€ 3 representam, respectivamente, os grãos pro- duzidos pela agricultura, a população das aves e a população de seu predador.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 27Código: 7061640

Inverno - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais

Variação de indivíduos conforme mudanças na densidade populacional de outras espécies .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
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Em determinada área de uma reserva ecológica da África os produtores servem de alimento para antílopes, que são caçados por leões. A população de antílopes diminui acentuadamente quando infestada por certo parasita. Essa diminuição terá como consequência imediata (A) o crescimento da população de leões e a diminuição da população de produtores. (B) o crescimento da população de produtores e a diminuição da população de leões. (C) a diminuição da população de produtores e a manutenção da população de leões. (D) o crescimento da população de produtores e a manutenção da população de leões. (E) a manutenção das populações de produtores e de leões.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEL - 2018)Número Original: 2Código: 9457509

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Variação de indivíduos conforme mudanças na densidade populacional de outras espécies .f Comportamentos das aves afetados pela poluição sonora .f
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Questão de Vestibular - UEL 2018
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Poluição sonora atrapalha “diálogo” de aves O biólogo Carlos Barros de Araújo identificou, em sua tese de doutorado, possíveis interferências na comuni- cação entre psitacídeos (papagaios, periquitos, araras) causada pela poluição sonora. Araújo demonstra que essas aves conseguem “bater um papinho” a distâncias de até 1,5 km. Essa comunicação de longo alcance faz parte da dinâmica de vida dos animais, que se separam em bandos pequenos durante o dia para se ali- mentar e avisam uns aos outros onde achar comida. “O que você vê em campo são esses pequenos bandos se juntando e se separando constantemente.” Proteger o grupo contra inimigos e afastar possíveis rivais também são outras utilidades dessa comunicação. Segundo Araújo, já foi possível identificar notas emitidas em contextos específicos, como a sinalização feita por sentinelas. “Um indivíduo fica na copa da árvore observando a presença de predadores e emitindo um som de intensidade baixa. Quando um deles se aproxima, o sentinela emite uma nota de alarme para avisar aos demais.” A interferência do homem, no entanto, tem reduzido a distância na comunicação entre os animais de 1.500 m para menos de 50 m. “Se você corta a comunicação, você corta a capacidade de informar onde tem alimento. A ave vai ter uma menor probabilidade de sobrevivência e de reprodução”, afirma o biólogo. A interferência sonora pode até fazer o animal mudar seu canto. “Muitas espécies passam a cantar em frequências mais agudas e com uma maior intensidade quando submetidas a ruídos de grande intensidade.” (Adaptado de: . Acesso em: 29 jun. 2017.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, responda aos itens a seguir. a) Cite três aspectos do comportamento das aves que podem ser afetados pela poluição sonora. b) Sabendo que os psitacídeos são predadores de sementes, explique a interferência, a curto prazo, na dimi- nuição das populações de psitacídeos para as plantas de que eles se alimentam.


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