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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2017)Número Original: 18Código: 6986990

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Verbos Poesia (Romantismo) Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Trata-se de uma obra híbrida que transita entre a literatura, a história e a ciência, ao unir a perspectiva cien- tífica, de base naturalista e evolucionista, à construção literária, marcada pelo fatalismo trágico e por uma visão romântica da natureza. Seu autor recorreu a formas de ficção, como a tragédia e a epopeia, para compreender o horror da guerra e inserir os fatos em um enredo capaz de ultrapassar a sua significação particular. (Roberto Ventura. “Introdução”. In: Silviano Santiago (org.). Intérpretes do Brasil, vol 1, 2000. Adaptado.) Tal comentário crítico aplica-se à obra (A) Capitães da Areia, de Jorge Amado. (B) Vidas secas, de Graciliano Ramos. (C) Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto. (D) Os sertões, de Euclides da Cunha. (E) Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Verbos - Poesia (Romantismo) - Romantismo - Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(UFPR- aa - 2016)Número Original: 17Código: 6388536

Primeira Fase

Poesia (Romantismo) Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar é esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? sempre, e até de olhos vidrados, amar? Que pode, pergunto, o ser amoroso, sozinho, em rotação universal, senão rodar também, e amar? amar o que o mar traz à praia, eo que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia? Amar solenemente as palmas do deserto, o que é entrega ou adoração expectante, e amar o inóspito, o áspero, um vaso sem flor, um chão de ferro, eo peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina. Este o nosso destino: amor sem conta, distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas, doação ilimitada a uma completa ingratidão, e na concha vazia do amor a procura medrosa, paciente, de mais e mais amor. Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita O poema “Amar” integra a segunda parte, “Notícias Amorosas”, do livro Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Sobre esse poema, assinale a alternativa correta. a) As indagacées repetitivas, nas duas primeiras estrofes, reiteram a inviabilidade do amor diante de um mundo em que tudo é perecível. b) O poeta estabelece uma intensidade da manifestação do amor com relação ao belo diferente da intensidade do amor dispensado ao grotesco. c) Para acentuar a condição inexorável de amar, o poema enumera coisas que, por sua concretude e delicadeza naturais, justificam o amor que já recebem. d) O poema postula uma condição universal, na qual se fundem o sujeito, a ação praticada e os objetos a que essa ação se dirige. e) Aúltima estrofe é a chave explicativa desse soneto e reitera a ineficácia do amor diante de um mundo caótico e insensível.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 9Código: 19579

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Poesia (Romantismo) Modernismo Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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Assinale a alternativa correta. a) O autor apresenta uma discussão analítica a respeito da produção poética de Castro Alves. b) O autor pretende ressaltar a importância temática da liberdade na produção literária de Castro Alves. c) Aorecorrer a elementos biográficos da vida de Castro Alves, o autor insinua como o poeta romântico viveu solitário e casto. d) Como autor da segunda fase modernista, Jorge Amado produziu exclusivamente textos de natureza biográfica, tal como no fragmento apresentado. e) As temáticas presentes nas obras de Castro Alves e Jorge Amado dialogam, uma vez que os autores pertencem à mesma escola literária.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UEA - 2016)Número Original: 2Código: 7830885

SIS - Segunda Série

Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Uma característica da chamada “Segunda Geração Romântica” bastante evidente neste trecho do poema é (A) o erotismo. (B) o subjetivismo. (C) o satanismo. (D) o nativismo. (E) o nacionalismo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(FGV - SP - 2014)Número Original: 23Código: 6347814

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Verbos Sintaxe Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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Entre as técnicas narrativas que entram na composição do excerto encontra-se | o emprego dos discursos direto, indireto e indireto livre; Il o foco da narração incidindo primeiramente sobre a vida mental e de relação, mas berr situado em contexto histórico-social determinado; HH o narrador onisciente, que, no entanto, constitui as personagens principalmente a partir de disseminação de indícios e de sugestões, demandando a perspicácia do leitor. Está correto o que se afirma em | apenas. Il apenas. le Ill apenas. Hell, apenas. Llelll. monvr


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(USP- SP - 2015)Número Original: 25Código: 5780140

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Verbos Sintaxe Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2015
Questão de Vestibular - USP 2015
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Considere os seguintes comentários sobre diferentes elementos linguísticos presentes no texto: |. Em “alcançou o capanga um casal de velhinhos” (L 1-2), o contexto permite identificar qual é o sujeito, mesmo este estando posposto. IL. O verbo sublinhado no trecho “que seguiam diante dele o mesmo caminho” (L. 2-3) poderia estar no singular sem prejuízo para a correção gramatical. Il. No trecho “que destinavam eles uns cinquenta mil-réis” (L.5), pode-se apontar um uso informal do pronome pessoal reto “eles”, como na frase “Você tem visto eles poraí?”. Está correto o que se afirma em a) |, apenas. b) Il, apenas. ©) Ill, apenas. d) lell, apenas. e) Lite.


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
     E     




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