Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2018)Número Original: 5Código: 6984857

Segunda Fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) Aspectos do processo de abolição da escravatura no Brasil do século XIX .f Interdisciplinar
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2018
Exibir texto da questão

Em 14 de maio de 1930, um jornalista argentino compôs a seguinte crônica, referindo-se à abolição da escravidão no Brasil: Hoje almoçando na companhia do senhor catalão cujo nome não vou dizer por razões que os leitores podem adivinhar, ele me disse: — 13 de maio é festa nacional... Ah! É mesmo? Continuei botando azeite na salada. — Festa da abolição da escravatura. — Ah, que bom. E como o assunto não me interessava especialmente, dedicava agora minha atenção a dosar a quantidade de vinagre que colocava na verdura. — Semana que vem fará 42 anos que foi abolida a escravidão. Dei tamanho pulo na cadeira, que metade da vinagreira foi parar na salada... — Como disse? — repliquei espantado. — Sim, 42 anos, sob a regência de dona Isabel de Bragança, aconselhada por Benjamin Constant. Dona Isabel era filha de Dom Pedro ll. — Quarenta e dois anos? Não é possivel... — 13 de maio de 1888, menos 1930: 42 anos... — Quer dizer que... — Que qualquer negro de 50 anos que você encontrar hoje pelas ruas foi escravo até os 8 anos de idade; o negro de 60 anos, escravo até os 18 anos. — Não será possível! O senhor deve estar enganado. Não será o ano de 1788... Olhe: acho que o senhor está enganado. Não é possível. — Bom, se não acredita em mim, pode averiguar por ai. Roberto Arlt. Águas-fortes cariocas. Rio de Janeiro: Rocco, 2013. Tradução: Gustavo Pacheco. a) Identifique e explique o estranhamento do cronista argentino. b) Aponte e explique duas características do processo de abolição da escravidão no Brasil.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos do processo de abolição da escravatura no Brasil do século XIX .f

Exibir Questões - USP

Questões Parecidas

1(UNITAU - 2017)Número Original: 9Código: 10405411

Vestibular de Inverno - Cursos

Brasil.b Aspectos do processo de abolição da escravatura no Brasil do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Exibir texto da questão

No Brasil, a abolição final da escravidão só começou a ser discutida no Parlamento em 1884. Só então também surgiu um movimento popular abolicionista. A abolição veio em 1888, um ano depois que a Espanha a fizera em Cuba. O Brasil era o último país de tradição cristã e ocidental a libertar os escravos. E o fez quando o número de escravos era pouco significativo, não passavam de 723 mil, apenas 5% da população do país. Se considerarmos que nos Estados Unidos, às vésperas da guerra civil, havia quase 4 milhões de escravos, mais que o dobro dos existentes no Brasil. Adaptado de CARVALHO, José M. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. Sobre o fim da escravidão no Brasil, é CORRETO afirmar: a) Está inserido no contexto da Independência dos Estados Unidos, cujas manifestações abolicionistas inspiraram os ativistas no Brasil. b) Foi parte de uma dinâmica que envolveu instituições políticas, espaço público e clandestinidade, arenas nas quais se travou o jogo entre o Estado e os escravistas. c) Com a abolição, os ex-escravos assumiram novos postos de trabalho que estavam surgindo no Brasil, apesar da presença dos imigrantes europeus. d) Preocupado com a miscigenação da população e com a imigração de europeus, o imperador projetou o fim da escravidão e o retorno dos ex-escravos para a África. e) Está relacionado a determinadas práticas do Cristianismo e aos ideais liberais da Revolução Francesa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEA - 2021)Número Original: 15Código: 12957033

SIS - Segunda Série - Triênio 2022 a 2024

Brasil.b Aspectos do processo de abolição da escravatura no Brasil do século XIX .f Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2021
Questão de Vestibular - UEA 2021
Exibir texto da questão

Ano Lei Objetivo nº 581 Proíbe o tráfico de africanos 1850 | «Eusébio de Queirós” para o Brasil nº 2.040 Considera livres os filhos de escravas nascidos a partir de então 1885 nº 3.270 Alforria os escravizados com “Sexagenários” mais de 60 anos de idade nº 3.353 Extingue a escravidão no 1888 « À * i Aurea Brasil 1871 “Ventre livre” Os dados da tabela demonstram que as medidas para a abo- lição da escravidão no Brasil (A) consolidaram-se junto à industrialização e após a instau- ração da República. (B) encontraram resistência entre os cativos e o exército. (C) foram conquistadas por revoluções de escravizados e imigrantes. (D) aconteceram apesar da recusa dos cafeicultores e dos ingleses. (E) ocorreram gradativamente e foram conduzidas pelo Im- pério.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?