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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2019)Número Original: 2Código: 6977689

Exame Discursivo - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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Ao outro dia, na cidade, falava-se da chegada do pároco novo, (º. 1) Na oração acima, a forma verbal seguida da partícula se indica que o lugar sintático do sujeito está vazio. Justifique o emprego dessa construção, tendo em vista a repercussão da chegada do novo pároco na cidade. Em seguida, reescreva a oração citada, apresentando outra alternativa de expressão do sujeito que mantenha o sentido da construção original.


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Questões Parecidas

1(AFA- RJ - 2013)Número Original: 32Código: 21557

Prova A

Orações Coordenadas Assindéticas Semântica das Preposições Orações Coordenadas Sindéticas Explicativas Verbo Transitivo Indireto (Predicado Verbal)
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Questão de Vestibular - AFA 2013
Questão de Vestibular - AFA 2013
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Marque a alternativa INCORRETA a respeito do trecho abaixo destacado. “Gates era mais metódico; as reuniões para exame dos produtos tinham horário rígido, e ele chegava ao cerne das questões com uma habilidade impar.” (£. 26 a 28) a) O ponto e vírgula foi utilizado para separar orações coordenadas que mantêm entre si uma relação de explicação. O verbo chegar, nesse contexto, admite dupla regência, logo a reescrita chegava no cerne da questão atende à norma padrão da língua. c) O termo para exame dos produtos especifica o substantivo reuniões e mantém com esse termo uma relação semântica de finalidade. O termo com uma habilidade ímpar subordina-se ao verbo da oração ao qual acrescenta uma circunstância de modo. b d


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNESP- SP - 2020)Número Original: 8Código: 7506034

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Constituem exemplos de linguagem formal e de linguagem coloquial, respectivamente, as seguintes falas: (A) “Ah, estou morrendo de pena...” e “Ainda vou trabalhar a noite inteira no Iraque, meu rapaz.” (B) “Me adianta essa, vai...” e “É cedo para mim.” (C) “O importante é trabalhar com o que a gente gosta.” e “Posso lhe dar um emprego bem melhor...” (D) “E cedo para mim.” e “Posso lhe dar um emprego bem melhor...” (E) “Posso lhe dar um emprego bem melhor..." e “Me adianta essa, val...”


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP- SP - 2020)Número Original: 6Código: 7505989

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Sempre que haja necessidade expressiva de reforço, de ênfase, pode o objeto direto vir repetido. Essa reiteração re- cebe o nome de objeto direto pleonástico. (Adriano da Gama Kury. Novas lições de análise sintática, 1997. Adaptado.) Antônio Vieira recorre a esse recurso expressivo em: (A) “Sendo propostos a Catão dois cidadãos romanos para o provimento de duas praças, respondeu que ambos lhe descontentavam” (3º parágrafo) (B) “e, consolando-a eu pela morte de tantos filhos, respon- deu-me” (4º parágrafo) (C) “e desta terra há-de tirar Inácio do Rego mais de 100 mil cruzados em três anos, segundo se lhe vão logrando bem as indústrias” (3º parágrafo) (D) “São lastimosas as misérias que passa esta pobre gente das Ilhas” (5º parágrafo) (E) “Eu, Senhor, razões políticas nunca as soube, e hoje as sei muito menos” (2º parágrafo)


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP - 2019)Número Original: 29Código: 6988767

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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Explique sucintamente a diferença entre a visão de Freud e a visão do jovem poeta sobre a transitoriedade do belo. Transcreva do segundo parágrafo uma oração em que a ocorrência de vírgula indica a supressão de um verbo. Identi- fique o verbo suprimido nessa oração.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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5(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 15Código: 6983577

Primeira Fase - Prova Q e X

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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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Na opinião de Klaus R. Mecke, professor no Instituto de Física Teórica da Universidade de Stuttgart, Alemanha, o uso da linguagem da física na literatura obedeceria ao seguinte propósito: Uma função literária central da fórmula seria simbolizar a violência. A fórmula torna-se metáfora para a violência, para o calculismo desumano, para a morte e para a fria mecânica - para o golpe de força. Recorde-se também O Pêndulo de Foucault, de Umberto Eco, em que a fórmula do pêndulo caracteriza o estrangulamento de um ser humano. Passo a citar. “O período de oscilação, T, é independente da massa do corpo suspenso (igualdade de todos os homens perante Deus)... Também aqui a fórmula constitui uma referência irônica à marginalização do sujeito, reduzido à “massa inerte” suspensa. (Adaptado de Klaus R. Mecke, A imagem da Física na Literatura. Gazeta de Física, 2004, p. 6-7.) Segundo Mecke, a função literária de algumas noções da Física, presentes em determinados romances, expressa a) a falta de liberdade do sujeito nas relações sociais, mas o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está incorreto. b) a revogação parcial das leis da natureza, e o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está correto. c) a concordância quanto ao modo como representamos a natureza, mas o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está incorreto. d) a privação da liberdade do ser humano, e o uso da independência do período do pêndulo simples com a massa do corpo suspenso, feito por Umberto Eco, está correto.


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