Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2019)Número Original: 10Código: 6977448

Exame Discursivo

Líderes políticos e sociais que transformaram o século XX.g Movimento Negro nos Estados Unidos do Século XX.g Apartheid Independência da Índia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2019
Exibir texto da questão

MANDELA (1994, VISITANDO A CELA ONDE FOI PRESO) GANDHI (1942) LUTHER KING (1963) E ee quora.com prisonphotography.org goldendrum.com No século passado, em diferentes países, importantes lideranças foram presas como forma de impedir ou cercear suas ações políticas, sendo acusadas de terem cometido crimes comuns. Escolha dois dos líderes registrados nas fotografias e apresente a causa pela qual cada um deles lutava. Cite, ainda, o nome de um preso político no Brasil no século XX e o contexto no qual foi encarcerado.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 33

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Líderes políticos e sociais que transformaram o século XX.g - Movimento Negro nos Estados Unidos do Século XX.g - Apartheid - Independência da Índia

Exibir Questões - UERJ

Questões Parecidas

1(UFPR - 2019)Número Original: 4Código: 7945580

Segunda Fase

Processos e fatos históricos sobre o fim do Apartheid na África do Sul .f Aspectos do apartheid sul-africano na segunda metade do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Leia o excerto do documento abaixo: CARTA DA LIBERDADE (Charter of Freedom) , Adotada no Congresso do Povo, em Kliptown, em 26 de junho de 1955 (Africa do Sul) Nós, o Povo da África do Sul, declaramos para o conhecimento de todo nosso país e para o mundo: Que a África do Sul pertence a todos que nela vivem, negros e brancos, e que nenhum governo pode reivindicar autoridade legítima a menos que esteja baseado na vontade do povo; Que nosso povo tem sido privado de seu direito à terra, à liberdade e à paz por uma forma de governo fundada na injustiça e na desigualdade; Que nosso país nunca será próspero ou livre até que nosso povo viva em irmandade, desfrutando de direitos e oportunidades iguais; Que somente um estado democrático, baseado na vontade de todo o povo, pode assegurar a todos seus direitos natos sem distinção de cor, raça, sexo ou crença; E por isso, nós, o povo da Africa do Sul, negros e brancos [...] adotamos essa Carta da Liberdade; E juramos lutar juntos, sem poupar nenhuma força ou coragem, até que as mudanças democráticas determinadas aqui sejam conquistadas. [...] (Tradução livre - Fonte: . Acesso em 31 de agosto de 2018). Identifique a forma de governo que é criticada nesse documento e defina o funcionamento de sua política de atuação em relação a brancos e a negros na África do Sul, entre 1948 e 1994. Em seguida aponte um fator externo e um fator interno à África do Sul que levaram ao término dessa forma de governo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(URCA - 2021)Número Original: 13Código: 11707069

Segundo Semestre - Segundo Dia

África do Sul.b Processos e fatos históricos sobre o fim do Apartheid na África do Sul .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
Exibir texto da questão

Il. Il. A Africa do Sul, pais do continente afri- cano, ficou conhecida pelo regime com uma rigorosa le- gislação separatista denominada " Apartheid". Tal polí- tica iniciou-se em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. Dentre elas destacamos: 1948 - Lei de Proibição de Casamentos Mistos (entre ne- gros, brancos e mestiços). 1950 - Emenda à Lei de Imoralidade: tornou ato crimi- noso uma pessoa branca ter relações sexuais com uma pessoa de raça diferente. A Lei de Supressão ao Comunismo: eliminava qualquer partido de oposição ao governo que o governo decidisse catalogar como "comunista". 1953 - Lei de Reserva de Benefícios Sociais Separados: proibiu pessoas de diferentes etnias de usar as mesmas instalações públicas como bebedouros, banheiros e assim por diante. 1971 - Lei de Cidadania da Pátria Negra: mudou o esta- tuto dos nativos das *pátrias” de forma que eles não fos- sem mais considerados cidadãos da África do Sul, não tendo assim mais nenhum direito associado a essa cida- dania. Sobre a derrota da política do Apartheid e seu fim na África do Sul: No ano de 1987, Margaret Thatcher, então primeira-ministra do Reino Unido, se opôs à adoção de sanções ao governo da África do Sul, na reunião internacional do Commonwe- alth em Vancouver, Canadá, em outubro de 1987, além de se recusar em estabelecer negociações com o Congresso Naci- onal Africano (CNA). A principal força política de apoio dos negros ao Apartheid era o Congresso Nacional Africano (CNA), liderado por Nel- son Mandela, que participou dos governos da África do Sul entre 1962 e 1990. A principal força de oposição interna ao Apartheid foi o Congresso Nacional Africano (CNA), influenciado pelas re- beliões populares e revoluções soc: que ocupavam um crescente espaço na vida política africana nos anos 60 e 70 do século XX. Marque a alternativa correta: A) Apenas a afirmação 1 está correta. B) Estão corretas as afirmações 1 e HI. C) Estão corretas as afirmações I e TI. D) Todas as afirmações estão corretas. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP - 2023)Número Original: 41Código: 13030599

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos do Movimento pelos Direitos Civis dos Estados Unidos na segunda metade do século XX .f Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Nenhum grupo de mulheres brancas conheceu melhor a diferença entre seu próprio status e o status das mulheres negras do que o grupo de mulheres brancas politicamente conscientes e ativistas na luta pelos direitos civis. Ainda as- sim, várias dessas mulheres deslocaram-se das lutas pelos direitos civis para as lutas pela libertação da mulher e lidera- ram um movimento feminista em que suprimiram e negaram a consciência sobre as diferenças que viram e ouviram. Elas entraram para o movimento feminista apagando e negando a diferença, sem pensar em raça e gênero juntos, mas eliminando raça do cenário. (bell hooks. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras, 2018. Adaptado.) Ao abordar aspectos do Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos da década de 1960, o excerto (A) aponta o insucesso das reivindicações de igualdade de raça e gênero e a persistência de padrões históricos de desigualdade na sociedade norte-americana. (B) lamenta a ausência de uma história de mobilizações feministas e negras e de uma disposição das mulheres brancas para atuar em defesa das conquistas de direitos sociais. (C) identifica a ocorrência em paralelo de ações afirmativas das mulheres e dos negros e a falta de conexão entre esses dois campos de reivindicação de direitos. (D) caracteriza a mudança radical por que passou a socieda- de norte-americana no período e o nascimento de inter- conexões entre os movimentos negro e feminista. (E) enfatiza a importância da estratégia política do ativismo feminista e sua influência sobre as mobilizações poste- riores de reivindicação de direitos da população negra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2020)Número Original: 50Código: 9010651

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

África do Sul.b Aspectos do apartheid sul-africano na segunda metade do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura, prisão domiciliar e encarceramento de militantes. CHANAIWA, D. A África austral. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: Africa desde 1935. Brasília: Unesco, 2010. A atuação do Estado sul-africano na década de 1950, como descrita, indica que seus dirigentes buscavam (A) bloquear as manifestações violentas dos bôeres. atender às disposições jurídicas internacionais. fomentar as divisões étnicas da oposição. (C) suprimir as organizações dissidentes atuantes. (E) aliciar as lideranças tribais nativas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM - 2021)Número Original: 49Código: 11215834

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Aspectos do Movimento pelos Direitos Civis dos Estados Unidos na segunda metade do século XX .f Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
Exibir texto da questão

Entre as muitas batalhas, destaca-se aquela voltada para a dessegregação dos ônibus de Montgomery, Alabama. O estopim foi a prisão da costureira Rosa Parks, que se recusou a ceder seu assento a um homem branco. O boicote aos ônibus teve início em dezembro de 1955. A população negra preferia andar quilômetros a pé, todos os dias, a sofrer as humilhações de um transporte segregado. Diepntvelem Mena com bc Acasa em: 20 ma 2015 (adap) O tema do texto refere-se a um movimento social que, na longa duração da história norte-americana, exigia a concretização de princípios socialistas. abolição do trabalho compulsório. proteção da militância política. legitimação do voto feminino. extensão de direitos civis. 00060


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?