Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2013)Número Original: 3Código: 6910

Segunda série

Região Nordeste.b Clima Tropical Semiárido Êxodo Rural
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

O poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e o romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, ajudaram a consolidar uma narrativa regional sobre o sertão brasileiro. Os problemas sócio-econômicos da população nordestina, adicionados à adversidade climática dessa região, marcaram processos sociais que foram imortalizados pela referida literatura. De acordo com essas obras literárias e os conhecimentos sobre o Nordeste brasileiro, identifique a xilogravura que representa diretamente essa narrativa: a) Disponível em: Acesso em 1 jun. 2012. Disponível em: Acesso 1 jua. 2012. semana-de-palestras-e-oficinas/> Acesso em 1 jna. 2012 Disponível em: Acesso em: I jna, 2012.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 7

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Clima Tropical Semiárido - Êxodo Rural

Exibir Questões - UFPB

Questões Parecidas

1(UEMA - 2019)Número Original: 25Código: 7929434

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Aspectos gerais dos movimentos populacionais e do processo de êxodo rural realizado pela população nordestina.m Região Nordeste.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEMA 2019
Exibir texto da questão

Nesse trecho do poema Morte e Vida Severina (1954), o escritor João Cabral de Melo Neto retrata questões enfrentadas pelos sertanejos migrantes no passado, as quais ainda estão presentes nos dias atuais. Em relação ao fenômeno do êxodo rural, é correto afirmar que a população nordestina deixa a) o campo e consegue bons postos de trabalho nas cidades superpopulosas, em virtude das oportunidades de trabalho e de emprego das grandes capitais do país. b) as cidades nordestinas superpopulosas e se dirige para outros centros urbanos, onde muitas vezes mora em casas de taipa nos subúrbios após conseguirem trabalho. c) o sertão nordestino como migrantes em virtude da falta de infraestrutura e vão para as cidades onde têm acesso à moradia adequada nos subúrbios e oportunidades de emprego com carteira assinada. d) a região ese dirige aos grandes centros em busca de melhores condições de vida e de trabalho, acabando por habitar regiões superpopulosas e sem infraestrutura adequada. e) o flagelo da seca e da baixa produtividade agrícola, e vai para os aglomerados urbanos onde é beneficiada por uma série de políticas públicas, relacionadas à saúde e à educação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(MACKENZIE- SP - 2012)Número Original: 29Código: 17278

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Fatores de Atração e Repulsão de Migração Intradisciplinar Região Nordeste.b Migração Inter-regional Êxodo Rural
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
Exibir texto da questão

Oceano Atlântico Oceano Pacifico Atlantico Observando os fluxos migratórios destacados no mapa, é correto afirmar, a respeito da Região Nordeste, que a) b) d) nos primeiros séculos de ocupação europeia da Região Nordeste, desenvolveram-se as primeiras atividades de grande expressão econômica para o país, como a extração do pau-brasil, do cacau e, posteriormente, do babaçu, em que a grande quantidade de mão-de-obra se fazia essencial. as plantations de cana-de-açúcar, desenvolvidas nos estados de Rondônia, Pará e Goiás, nos séculos XVI e XVII, tornaram essas áreas focos de migrantes em busca de prosperidade, já que o produto visava ao mercado europeu, gerando uma decadência produtiva para a Região Nordeste. de acordo com a Divisão Política do IBGE, a Região Nordeste é composta por cerca de 47 milhões de habitantes, distribuídos em 10 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, parte do estado do Maranhão e parte do estado de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha). devido aos graves problemas socioeconômicos e ambientais, como as grandes desigualdades de renda, a forte concentração fundiária e as secas no Sertão nordestino durante o século XX, a região passou a representar um cenário de intenso movimento de repulsão populacional. Muitos habitantes saíram, sobretudo entre as décadas de 1940 e 1980, em busca de oportunidades de trabalho em outras regiões do país. com o abandono persistente de áreas produtivas nordestinas, o governo federal criou, na década de 1930, no governo de Getúlio Vargas, a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Porém, devido aos desvios de capitais que nunca chegavam aos seus verdadeiros destinos, o órgão foi desativado na década de 1990.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(FAMEMA - 2018)Número Original: 22Código: 7817818

Prova 2

Consequência dos processos de concentração fundiária e mecanização do campo.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Exibir texto da questão

A concentração fundiária, a mecanização do campo e a faci- lidade de acesso aos serviços sociais nas cidades brasileiras explicam (A) a desmetropolização. (B) o êxodo urbano. (C) a transição demográfica. (D) o êxodo rural. (E) E) a conurbação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 23Código: 4561

Segunda Fase

Concentração de terras Brasil.b Êxodo Rural
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
Exibir texto da questão

“O campesinato neste continente [América Latina] sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo à procura delas. Ora consegue-as por ocupações e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em função da política de preços que leva à perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crédito para a lavoura. Perde-as ainda em função de determinações mais estruturais do processo de acumulação capitalista no campo em cada conjuntura — proletarização, subordinação à agroindústria ou transformação do segmento de produtores familiares numa determinada área em bolsão de reserva para o capital enquanto mão- de-obra disponível para exploração eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietário permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os “tubarões” da agricultura de exportação.” (Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotráfico na América Latina e a questão camponesa, em Ana Maria Motta Ribeiro; Jorge Atílio S. lulianelli (Orgs.), Narcotráfico e violência no campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p.24.) a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo “grilagem”? b) Como a estrutura agrária contribui para o processo migratório de camponeses, em vários sentidos e direções, pelo interior do Brasil?


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(UFPB- PB - 2013)Número Original: 8Código: 6903

Segunda série

Urbanização Brasileira Êxodo Rural
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

A urbanização brasileira intensificou-se a partir dos anos de 1960, atingindo mais de 85% no último censo demográfico realizado em 2010. Em contrapartida, a população rural vem caindo a cada censo demográfico realizado, e o Brasil passa a ser cada vez mais urbano e menos rural. Com base nessas informações e na literatura sobre o assunto, identifique as afirmativas corretas: I Os serviços essenciais como escolas e hospitais estão concentrados na zona urbana, contribuindo para o êxodo rural e o inchamento das cidades. IH. O êxodo rural vem aumentando ultimamente, implicando a falta de mão de obra no campo e a consequente diminuição da produção agrícola brasileira. HI. A mecanização da agricultura é homogênea em todas as regiões do Brasil, implicando o êxodo rural e a consequente urbanização. IV. As cidades brasileiras, em geral, não estão preparadas para receber um grande contingente de população rural, acarretando a falta e a escassez de serviços básicos, como escola, moradia e leitos hospitalares. Estão corretas apenas as afirmativas: a)Iel b) IeIV co) LHell d) LHelIvV e) LIeIV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?