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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2014)Número Original: 50Código: 6892391

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Imperialismo europeu na África e Ásia.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2014
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“Se a América Latina não foi esquartejada como a África, deveu-se ao fato — é preciso reconhecê-lo — de ter tido, sem que houvesse solicitado, um “tutor”. Um tutor ousado, porque se atreveu a dizer que a América era para os americanos, num momento em que apenas tinha a ilusão de ser uma potência. No entanto, quando esse tutor se transformou em grande potência, mudou seu discurso e gritou que era dono”. (Héctor Hernan Bruit. O Imperialismo. São Paulo: Atual, 1994, p.49) A partir da análise do texto, é correto afirmar que a) b) a América Latina, desde a primeira metade do século XIX, é um instrumento do imperialismo estadunidense, que, historicamente, impôs, aqueles países, políticas como a Doutrina Monroe e a Política do Big Stick. as divisões sofridas pela África, decorrentes do imperialismo do século XIX, não puderem acontecer no continente americano em virtude da imposição ao respeito, feita na Conferência de Berlim, entre EUA e potências europeias, da autodeterminação da América Latina. o século XIX viu nascer a pretensa hegemonia estadunidense sobre os países latino-americanos, envolvendo disputas — desde aquela época — entre capitalistas e socialistas, ambientados na Guerra Fria. os americanos, há dois séculos, convivem com a supremacia estadunidense sobre os diversos países do continente, resultando em políticas impositivas como a da “Boa Vizinhança” e a Aliança para o Progresso. a América sempre foi protegida, resultando na criação de diversos acordos econômicos e na aliança de todo o continente em torno deles, apesar do domínio que os Estados Unidos exercem sobre o restante do mundo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

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Imperialismo europeu na África e Ásia.g

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Questões Parecidas

1(URCA - 2021)Número Original: 14Código: 11678646

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre o colonialismo europeu no Sul global a partir do período moderno .f Europa.b
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Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
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"Como projeto político, o colonialismo moderno perseguiu um objetivo: a negação do direito à história pelos povos dominados, através da violenta usurpação do seu direito à autodeterminação. Quer em situações de colonização direta, quer de neocolonialismo, o fio condutor desta realidade violenta passa pela perma- nente negação da humanidade do Sul global. Ao longo das etapas de consolidação do pensamento moderno, consolidou-se a ruptura ontológica entre corpo e mente, entre a razão e o mundo. «meneses, mc. Os sentidos da descolonização. Cataldo, v. 16,8. 1, p. 26-44, jan.fun. 2016. Acesso em 03/05/21). Sobre as bases do colonialismo é correto afirmar: A) Os povos colonizados não enfrentaram com grande resistên- cia os colonizadores; B) Os colonizadores recorreram a através da invenção do ar- caico, do bárbaro, forma elegante encontrada pelas metró- poles coloniais para justificar a imposição da necessidade de progresso; C) A África e Ásia não constituíram movimentos de resistência para lutar em prol da emancipação política e humana de seus povos; D) Povos submetidos a dominação colonial eram cada vez mais condicionados aos privilégios sociais e de cidadania; E) As potências coloniais europeias abrandaram suas políticas de repressão e concessão no sentido de contribuir para a emancipação e libertação dos povos colonizados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2023)Número Original: 38Código: 12798071

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Imperialismo europeu na África e Ásia.g
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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No final do século XIX, a Europa começou sua corrida imperialista em direção à África e à Asia. A exploração de um vasto império colonial possibilitou uma riqueza sem precedentes ao continente europeu. Essa riqueza promoveu uma sociedade rica, abundante e autoconfiante e uma era de ouro para a Europa. Esse período ficou conhecido como a Belle Époque (1880-1914). Sobre essa Idade de Ouro europeia podemos corretamente afirmar que A) os monarcas da Europa da época eram membros da mesma família: tanto o Imperador da Alemanha quanto a Czarina da Rússia eram netos da Rainha Vitoria, da Grã-Bretanha, e esses laços familiares ajudavam muito na manutenção da paz europeia. o Império Britânico, o maior da época, era governado com uma combinação de liberalismo econômico e democracia política que se estendia a todas as partes desse império. o processo de conquista nos países da África combinou a imposição da cultura do conquistador de um lado e a defesa da cultura local por todos os habitantes da região dominada de outro. a posse de vastas porções territoriais permitiu que as classes médias europeias se identificassem com um Estado-Nação que promoveu essa conquista territorial e transformou essa aprovação em apoio político.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(FAMERP - 2023)Número Original: 26Código: 12988599

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

África.b Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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No último terço do século XIX, possuir colônias passou a ser, para os países europeus, um requisito para se afirmar como potência. Por isso, na corrida por territórios na África, iniciada pela França e pela Grã-Bretanha, logo se envolveram a Alemanha, a Itália e até mesmo um indivíduo, Leopoldo Il, o rei dos belgas. (Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.) O excerto caracteriza uma disputa entre países europeus que (A) inviabilizou a exploração dos recursos naturais da África e, anteriormente, a própria consolidação da hegemonia europeia sobre o continente africano. (B) facilitou a resistência dos povos africanos à tentativa de domínio estrangeiro e, simultaneamente, a formação da ideologia do pan-africanismo. (C) levou a conflitos armados entre eles e, rapidamente, à derrocada da hegemonia europeia e à ascensão político- -militar de Estados Unidos e União Soviética. (D) provocou a divisão das áreas coloniais na África a partir de interesses externos ao continente africano e, poste- riormente, um dos motivos da Primeira Guerra Mundial. (E) atrasou a formação da União Europeia e, paralelamente, a facilitação do comércio entre os países europeus e des- tes com as nações da África e da América.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(URCA - 2021)Número Original: 8Código: 11707105

Segundo Semestre - Segundo Dia

Ações políticas, culturais e econômicas dos europeus sobre a África e a Ásia no contexto do Imperialismo do final do século XIX África.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Questões com Mapas (Hist.)
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Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
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Observe as imagens: Imagem: 1: Organizações africanas antes de 1885 In: https:/fafricaurteeducacao.clar.nfg.be/modulodlentntipartel btnile Imagem 2: Partilha da Africa pelos paises imperialistas ram a , i , i 4 4 | K i | rever, In: https:/novuescols.ory.he/conteudo/2S6/a-que-foba-conferencia-de-herlim O continente africano tem uma história milenar. Milha- res de etnias e culturas, centenas de reinos, alguns forma- ram impérios, que caracterizam a diversidade daquele continente. Em 1880, 10% do continente estava sob do- mínio europeu. Nas décadas seguintes, foi dividido pelas potências imperialistas europeias: Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália, Portugal, França e Inglaterra. Foram características do colonialismo imperialista sob os povos africanos: I. O saque das riquezas minerais, a exploração de produtos tro- picais, a constituição de latifúndios. Il. A exploração mediante trabalho compulsório em algumas áreas, como no Congo Belga, com castigos físicos, massa- cres € torturas aos que não aceitavam. WI. A divisão artificial dos territórios, segundo os interesses dos colonizadores, sem levar em conta as divisões anteriores, dos próprios povos africanos. Marque a alternativa correta: A) Todas as afirmações estão corretas: T, Ile III. B) Estão corretas as afirmações Te IL. €) Estão corretas as afirmações II e TI. D) Apenas a afirmação TIT está correta. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
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     E     




5(UERJ - 2022)Número Original: 60Código: 11602896

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Processos e fatos históricos sobre a dominação belga do Congo no contexto do imperialismo europeu .f Congo.b Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2022
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 O zoológico humano de Tervuren, na Bélgica Para a Exposição Internacional de Bruxelas, que ocorreu em 1897, o Rei Leopoldo II mandou construir o Palácio Colonial, atual Palácio da África, em Tervuren. As salas de exposição do Palácio abrigaram animais, objetos etnográficos e artísticos congoleses, além de produtos econômicos congoleses e europeus. Outras atrações também foram instaladas em Tervuren: um monotrilho, um hipódromo, um velódromo e um campo de esportes. Três aldeias cercadas foram criadas na cidade, duas Bangala e uma Mayombe. Um total de 267 homens, mulheres e crianças congoleses foram forçados a ocupar essas aldeias. Havia uma quarta aldeia, a vila de Gijzegem, em homenagem à localidade onde o abade Van Impe educou jovens congoleses. Esse abade queria mostrar e divulgar sua obra, provando que era possível educar os colonizados. Algumas crianças da vila de Gijzegem, em Tervuren Adaptado de africamuseum.be. Na Exposição Internacional de Bruxelas, foram apresentados os resultados das ações imperialistas do governo belga na região do Congo, no decorrer da segunda metade do século XIX. A partir da análise do texto e da fotografia, a concepção que orientou essas ações e um de seus efeitos para as populações congolesas da época estão indicados, respectivamente, em: (A) globalismo - discriminação (B) etnocentrismo - aculturação (C) colaborativismo - racialização (D) evolucionismo - miscigenação


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