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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2017)Número Original: 83Código: 6888340

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Posicionamento da igreja católica nas tensões políticas que antecederam o golpe civil/militar de 1964.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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No período anterior ao golpe militar de 1964, os documentos episcopais indicavam para os bispos que o desenvolvimento econômico, e claramente o desenvolvimento capitalista, orientando-se no sentido da justa distribuição da riqueza, resolveria o problema da miséria rural e, consequentemente, suprimiria a possibilidade do proselitismo e da expansão comunista entre os camponeses. Foi nesse sentido que o golpe de Estado, de 31 de março de 1964, foi acolhido pela Igreja. MARTINS, J. S. A politica do Brasil: lumpen e místico. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado). Em que pesem as divergências no interior do clero após a instalação da ditadura civil-militar, o posicionamento mencionado no texto fundamentou-se no entendimento da hierarquia católica de que o(a) luta de classes é estimulada pelo livre mercado. poder oligárquico é limitado pela ação do Exército. doutrina cristã é beneficiada pelo atraso do interior. espaço político é dominado pelo interesse empresarial. manipulação ideológica é favorecida pela privação material. © OVO


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     A     
     B     
     C     
     D     
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Posicionamento da igreja católica nas tensões políticas que antecederam o golpe civil/militar de 1964.g

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Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
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Leia atentamente os seguintes excertos a respeito da atuação da Igreja Católica no Brasil na década de 1960: “Certamente sem querer, a ditadura contribui bastante para a conscientização do clero e bispos em algumas áreas. O caso de D. Paulo Evaristo Arns, cardeal-arcebispo de São Paulo [...] é bem expressivo. [...] Em 1964, simpatizou com o golpe, como a maioria dos religiosos. [...| Como em todo o Brasil, a repressão agiu brutalmente em São Paulo, sobretudo após o AI-5, e logo D. Evaristo passou a receber denúncias e mais denúncias de famílias de mortos, “desaparecidos”, mutilados. A exemplo de D, Waldyr, ele “não podia ficar parado”. Gradativamente, tornou-se um de nossos bispos mais corajosos, combativos e identificados com a causa do povo”. SALEM, Helena. Dos palácios à miséria da periferia. In: SALEM, Helena (Org.). A Igreja dos Oprimidos. Col. Brasil Hoje nº 3. São Paulo: Ed. Brasil Debates, 1981, p.33. “Em 1964, enquanto a maioria do episcopado defendia o golpe de Estado, iniciavam-se perseguições políticas, inclusive entre padres e outros religiosos, forçando gradativamente a hierarquia a assumir a defesa desses setores. Se a ala conservadora se encarregava de aproximar a Igreja do Estado, os setores progressistas participavam de passeatas e manifestações em oposição ao regime, num “processo educativo em que as bases educam seus dirigentes”. DOIMO, Ana Maria. Movimento Social Urbano, Igreja e Participação Popular. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984, p.34. A partir dos textos acima, pode-se concluir acertadamente que A) a Igreja Católica apoiou o início da ditadura militar iniciada em 1964, mas, a partir dos atos praticados pelos governos do período, nasceram dentro dela movimentos de oposição ao regime. B) apesar de alguns opositores ao regime militar aparecerem no início do periodo ditatorial, não houve, ao longo dos 21 anos de governos militares, nenhuma oposição dentro da Igreja. C) todos os setores da Igreja Católica, inclusive aqueles ligados à TFP (Tradição, Familia e Propriedade), participaram ativamente dos movimentos que visavam derrubar o regime autoritário instalado em 1964. D) como em tantos outros momentos da nossa história, a Igreja Católica, assim como outras igrejas cristas, nao se envolveu em questões políticas, deixadas ao encargo dos leigos.


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