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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2017)Número Original: 2Código: 6638967

Exame Discursivo

Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g Representações cartográficas do território colonial brasileiro ocupado pela metrópole portuguesa .f Questões com Mapas (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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“Monica me F Mapa do Brasil, de João Teixeira Albernaz, 1666. ADONIAS, 1; FURRER, B. Mapa: imagens da formação territorial brasileira Rio de Janeiro: Fundação Odebrecht, 1993. Podem-se observar nos mapas maneiras distintas de representar o território que viria a ser designado como Brasil, no contexto da conquista e colonização portuguesa na América entre os séculos XVI e XVII, respectivamente. Identifique um aspecto de cada um dos mapas que os diferencie quanto à representação do território. Em seguida, apresente duas ações políticas ou econômicas da colonização portuguesa no Brasil, uma para o século XVI e outra para o século XVII


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Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g - Representações cartográficas do território colonial brasileiro ocupado pela metrópole portuguesa .f

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1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 51Código: 6077771

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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A estratégia da penetração para o sertão, se foi amplamente aproveitada pelos colonos de São Paulo, nasce na prática da con- versão jesuítica. (...) Embora por razões opostas, tanto as incursões dos jesuítas, tímidas é verdade, não se embrenhando muito além do núcleo piratiningano, como as bandeiras e as entradas dos colonos tinham um mesmo objetivo: o índio. (Amílcar Torrão Filho, 4 cidade da conversão: a catequese jesuítica e a fundação “de São Paulo de Piratininga. Revista USP São Paulo, n.º 63, 2004) O fragmento apresenta parte das condições que originaram (A) a guerra travada entre a Igreja Católica, a favor da escra- vização indígena, e os colonos paulistas, defensores do trabalho livre. (B) o conflito entre colonos e religiosos pelo controle da mão de obra indígena, presente no entorno de São Paulo. (C) a leitura, com forte viés ideológico, que considerava desnecessária a exagerada violência dos jesuítas contra os povos indígenas (D) o desvínculo econômico de São Paulo com o resto da colônia, diante da impossibilidade de exploração da mão de obra indígena. (E) o fracasso das missões religiosas em São Paulo, pois coube apenas ao Estado português o controle direto dos indígenas.


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2(UECE - 2023)Número Original: 23Código: 12798077

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Durante o Período Colonial, esses grupos foram responsáveis pela expansão do território sob domínio português na América do Sul, pois ultrapassaram os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas ao avanço lusitano na parte do território de domínio espanhol; alguns deles buscavam prospectar minerais preciosos enquanto outros ofereciam serviços de caça e escravização indígena ou extermínio de quilombos. Os membros desses grupos receberam o nome de A) Bandeirantes. B) Adelantados. C) Estancieiros. D) Garimpeiros.


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3(MACKENZIE - 2015)Número Original: 50Código: 6984530

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2015
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“Meu avô foi buscar prata, mas a prata virou índios. Meu avô foi buscar índio, mas o índio virou ouro. Meu avô foi buscar ouro, mas o ouro virou ferra. Meu avô foi buscar terras e a terra virou fronteira. Meu avô, ainda intrigado, foi modelar a fronteira: E o Brasil tomou a forma de harpa. (Martim Cererê - Cassiano Ricardo) O autor, no seu poema Metamorfoses se refere às várias transformações verificadas no território brasileiro. Tais “metamorfoses” presentes acima se referem a) à importância do indígena brasileiro na composição étnica e cultural do povo brasileiro. b) às dimensões continentais adquiridas pela nação brasileira e sua semelhança com um instrumento musical. c) ao processo histórico de penetração e ocupação do território nacional e a delimitação das nossas fronteiras. d) a conquista do território nacional, realizada pelos nossos indígenas, graças à navegação dos nossos rios. e) à enorme diversidade de ecossistemas e paisagens naturais presentes no nosso vasto território.


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4(PUC-CAMPINAS - 2020)Número Original: 22Código: 7506498

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Aspectos e características da expansão territorial portuguesa no Brasil do período colonial.g
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2020
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Desbravar o sertão, durante o período colonial, era uma ação permitida e apoiada pela Coroa portuguesa, principalmente quan- do voltada (A) ao registro e à coleta de espécimes da flora e da fauna por artistas e cientistas da Missão Francesa, no início do século XVIII, para que fossem divulgadas na Europa as riquezas naturais do Brasil. a identificação e ao ataque às missões clandestinas, após a expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal, no século XVIII, que passaram ostensivamente a abrigar escravos fugidos. a demarcação das fronteiras portuguesas com a América Espanhola, em cumprimento ao Tratado de Tordesilhas, firmado no século XV e ratificado pelo Tratado de Madri, no século XVII. ao apresamento de índios e à prospecção de metais preciosos, atividades que ocorreram com grande intensidade nos sé- culos XVII e XVIII. a construção de fortalezas e fortes, para que os núcleos populacionais brancos existentes se defendessem das tribos indígenas hostis à catequização largamente empreendida pelos jesuítas entre os séculos XV e XVIII.


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