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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2017)Número Original: 4Código: 6638962

Exame Discursivo

Aspectos do contexto político, social e econômico históricos da elaboração da Lei Eusébio de Queirós .f Fontes históricas sobre a condição dos escravos na sociedade brasileira do segundo reinado.g Questões com imagens (Hist.) Questões de identificação na pergunta (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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CRIOULO FUGIDO. RS. 500000 Anda fugido, desde © dia 18 de Outubro de 1854, o escravo erioulo de nome FORTUNATO, de 20 e tantos annos de idade, com falta de dentes na frente, com pouea ou nenhuma barba, baixo, reforçado, é muito calçado “intitulando-se forro, e dizendo chamar-se Fortunato Lopes da Silva. Sabe cozinhar, trabalhar de encadernador, e entende de plantações da roça donde & natural. Quem o prender, entregar à prisão, e avisar na cbre ao seu senhor Eduardo Lacmmert, run da Quitanda n.º 77, receberá 30U000 de gratlicação. Anda fugido, desde o dia 18 de outubro de 1854, o escravo crioulo de nome FORTUNATO, de 20 e tantos anos de idade, com falta de dentes na frente, com pouca ou nenhuma barba, baixo, reforçado, e picado de bexigas que teve há poucos anos, é muito pachola, mal encarado, fala apressado e com a boca cheia olhando para o chão; costuma às vezes andar calçado intitulando-se forro, e dizendo chamar-se Fortunato Lopes da Silva. Sabe cozinhar, trabalhar de encadernador, e entende de plantações da roça, donde é natural. Quem o prender, entregar à prisão, e avisar na Corte ao seu senhor Eduardo Laemmert, rua da Quitanda n.º 77, receberá 50$000 de gratificação. ET = Ca UBE Ra e E scielo.be O anúncio exemplifica uma prática que se tornou comum na imprensa brasileira no século XIX: a divulgação de oferta de recompensas por escravos fugidos. Tal prática possibilita situar a importância dessa mão de obra em diversas atividades econômicas. A partir das informações do anúncio, identifique duas características da condição de vida dos escravos, no Brasil, naquele momento. Indique, também, a principal transformação no mercado de compra e venda de escravos ocorrida em 1850 que justifique o pagamento de uma recompensa.


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Aspectos do contexto político, social e econômico históricos da elaboração da Lei Eusébio de Queirós .f - Fontes históricas sobre a condição dos escravos na sociedade brasileira do segundo reinado.g

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Fotografia de Augusto Gomes Leal e da ama de leite Mônica, cartão de visita de 1860. KOUTSOUKOS, S. S. M. Amas mercenárias: o discurso dos doutores em medicina e os retratos de amas — Brasil, segunda metade do século XIX. História, Ciência, Saúde-Manguinhos, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org. Acesso em: 8 maio 2013. A fotografia, datada de 1860, é um indício da cultura escravista no Brasil, ao expressar a 0 O ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores. integração dos escravos aos valores das classes médias, cultivando a família como pilar da sociedade imperial. melhoria das condições de vida dos escravos observada pela roupa luxuosa, associando o trabalho doméstico a privilégios para os cativos. esfera da vida privada, centralizando a figura feminina para afirmar o trabalho da mulher na educação letrada dos infantes. distinção étnica entre senhores e escravos, demarcando a convivência entre estratos sociais como meio para superar a mestiçagem.


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2(UPE - 2018)Número Original: 22Código: 10127359

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Fontes históricas sobre a condição dos escravos na sociedade brasileira do segundo reinado.g Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UPE 2018
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. Observe a imagem abaixo: o e = a Foto da Fazenda Quititi, no Rio de Janeiro, 1865. Fonte: http://www. historiailustrada.com.br/2014/04/raras-fotografias-escravos-brasileiros.html Essa rara imagem do Brasil no século XIX aponta para uma sociedade industrial, composta por valores da alta burguesia. livre, na qual a escravidão não era mais uma realidade. desigual, ainda pautada por estruturas conservadoras. militarizada, voltada para valores da hierarquia da guerra. harmoniosa, demonstrando o bom convívio entre diferentes grupos. 222TH


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