Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFRGS - 2012)Número Original: 8Código: 6393529

Quarto Dia

Sentido político e social da Declaração de Independência dos EUA no final do século XVIII .f Estados Unidos.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2012
Questão de Vestibular - UFRGS 2012
Exibir texto da questão

Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo. A Independência das treze colônias inglesas na costa leste da América está inserida na conjuntura das revoluções atlânticas. A declaração da independência dessas colônias sustentava que 1 -todos os homens nascem iguais, sendo dotados de direitos inalienáveis, como a vida, a liberdade e a aspiração à felicidade. 2 - a origem de todo o poder reside no povo, cabendo a ele a organização de seu próprio governo. 3 -os direitos inalienáveis deveriam ser estendidos a toda à população, extinguindo-se a escravidão e o extermínio dos índios. Quais propostas estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas 2. (C) Apenas 3. (D) Apenas 1 e 2. (E) 1,2e3.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 4

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Sentido político e social da Declaração de Independência dos EUA no final do século XVIII .f

Exibir Questões - UFRGS

Questões Parecidas

1(FGV - SP- aa - 2012)Número Original: 48Código: 6389148

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase

Sentido político e social da Declaração de Independência dos EUA no final do século XVIII .f Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

“Consideramos (...) que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, assentando a sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar segurança e felicidade.” A Declaração de Independência dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 53. Sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que: A Defendia o princípio da igualdade de direitos dos seres humanos, mas condenava o direito à rebelião como uma afronta à ordem social. B O radicalismo da sua formulação, com respeito ao direito de rebelião dos escravos, provocou forte reação dos proprietários de escravos em toda a América. C Sua formulação foi baseada no ideário liberal-iluminista e acabou influenciando outros movimentos políticos na América e na Europa. D Influenciada pelos tratadistas espanhóis, a declaração defendia a origem do poder divino e condenava a desobediência dos subordinados. E A declaração sustentava que os governos poderiam cercear a liberdade dos indivíduos em nome da segurança e da felicidade coletivas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP - 2022)Número Original: 32Código: 11677599

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Questões de identificações (Hist.) Sentido político e social da Declaração de Independência dos EUA no final do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2022
Exibir texto da questão

“A busca da felicidade” é ainda mais familiar aos americanos do que “devemos cultivar nosso jardim” o é para os franceses. É a frase mais memorável da Declaração de Independência americana, o clímax retórico da enunciação de Thomas Jefferson dos direitos naturais e da teoria revolucionária: “Consideramos como verdades evidentes que todos os homens são criados iguais, que a todos o Criador dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade”. O que Jefferson entendia por “busca da felicidade”? (...). Frequentemente, os analistas do discurso político estabelecem um significado mostrando o que não é dito, tanto quanto o que é dito. “Vida, liberdade e propriedade” foi a fórmula-padrão nos debates políticos do mundo de lingua inglesa durante os séculos XVII e XVIII. (...) Se a “busca da felicidade” deve ser vista como um recurso de retórica, seu significado deve fundar-se, pelo menos em parte, numa comparação implícita com o direito de propriedade. DARNTON, Robert. Os dentes falsos de George Washington: um guia não convencional para o século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 112-113. a) Indique um dos direitos naturais do Homem evocados por Thomas Jefferson na Declaração de Independência americana. b) Qual é a relação estabelecida pelo texto entre “busca da felicidade” e “direito de propriedade”? c) É possível afirmar que a Declaração de Independência dos Estados Unidos contém uma teoria revolucionária? Justifique.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(FGV - SP - 2014)Número Original: 52Código: 6347940

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Sentido político e social da Declaração de Independência dos EUA no final do século XVIII .f Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Exibir texto da questão

(..) Nós temos essas verdades como evidentes por si mesmas: que todos os homens nascem iguais; que o seu Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade; que para garantir esses direitos, os homens instituem entre eles Governos, cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, seja qual for a sua forma, chega a não reconhecer esses fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que fundará sobre tais princípios e de que ele organizará os poderes segundo as formas que lhe parecem mais próprias para garantir a sua Segurança e a sua Felicidade. (Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte, 04 de julho de 1776 apud Gustavo de Freitas, 900 textos de História. p. 60) Segundo o documento, é correto afirmar que (A) a separação das 13 colônias inglesas da metrópole foi ile- gítima, uma vez que os sagrados laços coloniais não foram rompidos, isto é, o Antigo Sistema Colonial assimilou os princípios iluministas. (B) o rompimento dos laços políticos e econômicos com a metrópole baseou-se nos princípios iluministas e deu às ex-colônias o direito de serem Estados livres, com o consen- timento dos governados. (C) a quebra das relações entre as 13 colônias e a metrópole tem a sua legitimidade baseada nos princípios do Antigo Sistema Colonial, isto é, na Igualdade, na Liberdade e na Felicidade. (D) os princípios iluministas fundados na Vida, Liberdade e procura da Felicidade sustentam os novos Estados livres e independentes com o consentimento da elite da metrópole. (E) os direitos inalienáveis como a Vida, a Liberdade e a pro- cura da Felicidade referem-se tanto ao povo das colônias como ao povo da metrópole, preservando assim os sagra- dos vínculos coloniais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UERJ - 2019)Número Original: 3Código: 6977452

Exame Discursivo

Sentido político e social da Declaração de Independência dos EUA no final do século XVIII .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2019
Exibir texto da questão

Por que os direitos devem ser apresentados _ o numa declaração? Por que os países e os cidadãos sentem a necessidade dessa afirmação CONÓGRISO lim. Sho imanimons 3 = aeclanition do Bt e DÍNTOS 7 Mnrertea, formal? Em 1776, as palavras “carta”, “petição” e a ie ee : Sees a ee int E pareciam inadequadas para a tarefa de garantir Se da Eai de asa os direitos. “Petição” implicava um pedido ou = = E e eee See e a re l d . cc » s ‘fi es Vo fic pe =) apelo a um poder superior, e “carta” significava fd vj pla ii q e A E É a e : é ju fp ee fend frequentemente um antigo documento ou RR escritura. “Declaração” tinha um ar menos Lena lige py re ao TR Read ati RE submisso. Jefferson, portanto, começou a | GR see . a . . ad du pe le, ee na ee cid aan fs o Leo aa E Declaração de Independência com a seguinte MTV. . . . , oe eo ida in Pi ao pa el ere yao ast nl cs Te a explicação da necessidade de declará-la: a a i 7 a oy ag io ra qe =D. “Quando, no curso dos acontecimentos 2 ad Es qi ro. ee aay ico, a aaa q da a os Blips a humanos, torna-se necessário que um povo Fe ee pee then dissolva os | liti li re. issolva os laços políticos que o ligam a outro e a eh fof. ia ges ae A « x = ee 3 Gat i isles, ba E ot e assuma entre as potências da terra a posição ec ie se x = o separada e igual a que lhe dão direito as Leis da _ |. Natureza e do Deus da Natureza. um respeito Facsimile da Declaragao Unanime de Independência dos nas . P Treze Estados Unidos da América, 4 de julho de 1776. decente pelas opinides da humanidade requer que ele declare as causas que o impelem a commons.wikimedia.org separação. Adaptado de HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Cia. das Letras, 2009. A Declaração Unânime de Independência dos Treze Estados Unidos da América representou, à época, uma mudança quanto ao entendimento dos direitos dos habitantes das colônias. A partir do texto, apresente um aspecto que caracteriza essa mudança. Identifique, também, dois movimentos políticos, ocorridos no mundo ocidental, associados às repercussões internacionais dessa declaração.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?