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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFMG - 2012)Número Original: 4Código: 6388789

Segunda Etapa

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Com gráfico de barras (biologia).t Classificação da forma de nutrição de seres vivos por meio de processos biológicos .f Uso de heredograma (Biologia).t Análise de uma reação ecológica com base em suas características .f
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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A classe dos felinos - em que se incluem O gato doméstico, a jaguatirica, a onça e O leão — abriga espécies de diversos tamanhos e hábitos. O gato doméstico é usado como modelo em pesquisas que ajudam no estudo da biologia de felinos selvagens. 1. Dois criadores de gatos possuem, em seus gatis, animais com pelos curtos e com pelos longos, mas a demanda por estes ultimos cresceu. Assim, ambos os criadores deram início a estratégias de cruzamento com a intenção de aumentar o número de gatos com pelos longos nas ninhadas. Analise estes heredogramas, em que estão representados os cruzamentos nos dois gati Legenda O DJ Pelouro ES S Pelo longo S SS 6b hhdhs Gatil | Gatil II Com base nas informações contidas nesses heredogramas e em outros conhecimentos sobre o assunto, FORMULE uma hipótese para explicar por que o criador do gatil II obteve maior proporção de filhotes de pelos longos 2. Acaça de animais para o comércio de peles ajudou a colocar a jaguatirica (Leopardus pardalis) na lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. A) CITE um fator, além da caça, que contribui para a extinção dessa espécie. JUSTIFIQUE sua resposta. Fator: Explicação: B) Analise estes dois gráficos, em que estão representados os hábitos alimentares da jaguatirica e do lobo-guará. o % Ê i É É ê 6 p e & é se e É e E sé NS & & & = SÉ e « | - Jaguatirica II Lobo-guará BE Estação chuvosa [B Estação seca Atenção: Osdados representados nesses dois gráficos foram obtidos nos mesmos ambientes e períodos. Com base nos dados contidos nesses gráficos & em outros conhecimentos sobre o assunto, INDIQUE, assinalando com um X a quadrícula apropriada, se você concorda, ou não, com as duas afirmativas - | e II - abaixo. JUSTIFIQUE cada uma de suas respostas. Afirmativa |: Arelação ecológica existente entre a jaguatirica e o lobo-guará é de competição. [| Concordo. [] Não concordo. Justificativa: Afirmativa II: Aseca favorece hábitos onivoros em ambas as espécies. Concordo. Não concordo. Justificativa:


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Características de uma condição genética através da análise genealógica .f - Classificação da forma de nutrição de seres vivos por meio de processos biológicos .f - Análise de uma reação ecológica com base em suas características .f

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Questões Parecidas

1(UPE - 2021)Número Original: 5Código: 10195862

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Uso de heredograma (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UPE 2021
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Leia o texto e analise o heredograma a seguir: Úrsula (1-4) evita o marido, José Arcadio (l-3), temendo gerar um descendente com “rabo de porco”. Tal característica física aparecera anteriormente na família. Mas Úrsula concebeu três crianças sem rabo de porco: (Il-2), (Il-4) e (1-7). A família Buendía é marcada por relações consanguíneas, traições e amores não correspondidos. Tal família é extinta em sua sétima geração (VII), quase ao mesmo tempo do vilarejo e do nascimento de um bebê com rabo de porco (VII-1). Uma historia de CEM ANOS DE SOLIDÃO Vasaado na cura Cem Aros de Sotdão”, de Gaodoriei Garcia Marquez JOSÉ ARCADIO Ú Ai ae ÚRSULA IGUARAN Fonte: Genética na Escola 14 v2(2019). Disponível em: < https://7ced070d-0e5f-43ae-9b1c- aef006b093c9 filesusr.com/ugd/b703be afe857a600544c99b6fb62fa900587bc.pdf> Acesso em: jul. 2020. Texto e Figura adaptados. Sobre o tipo de herança genética do fenótipo “rabo de porco”, leia as alternativas a seguir e marque a CORRETA. I-3 e 1-4 são primos, o casamento consanguíneo é representado pela linha dupla do casamento, e ambos possuem o gene para o fenótipo, caracterizando assim uma herança autossômica dominante. 1-3, 1-2, 1-2, IV-1, IV-2, V-2, V-4, VI-1 portam o gene na forma heterozigota para o fenótipo, que é de herança autossômica recessiva. IV-1, IV-2 são gêmeos bivitelinos e possuem genótipos diferentes, assim apenas um deles poderia ter passado adiante o gene para o fenótipo, mas somente para as suas filhas, visto ser uma herança ligada ao X dominante. V-4 e VI-1 são primos em segundo grau, e ambos portam o gene para o fenótipo, uma herança ligada ao Y. VII-1 é um menino afetado, da família Buendia, apresentando o fenótipo de herança do tipo ligada ao sexo recessiva, por só acometer os meninos.


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     C     
     D     
     E     




2(UFRJ - 2009)Número Original: 4Código: 6498783

Prova 2

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Uso de heredograma (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UFRJ 2009
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O heredograma a seguir mostra uma família cujos indivíduos indicados em vermelho são afetados por um distúrbio bioquímico causado pela inatividade de uma enzima. João Cristina Tereza Hélio Carlos Maria Lúcia Paulo Alice Fábio José Luana Haroldo Indique se o gene que codifica essa enzima está localizado em um dos cromossomos autossômicos ou no cromossomo X e indique se o alelo que causa o distúrbio é dominante ou recessivo. Justifique sua resposta.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(FAMERP - 2019)Número Original: 50Código: 7891411

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Uso de heredograma (Biologia).t
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Questão de Vestibular - FAMERP 2019
Questão de Vestibular - FAMERP 2019
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Analise o heredograma que apresenta uma família com algu- mas pessoas afetadas por uma doença. LO ormoommoe [1 © Doentes [|] O Sem a doença A partir do heredograma, conclui-se que a doença em ques- tão é determinada por gene (A) dominante ligado ao cromossomo X. (B) mitocondrial. (C) recessivo ligado ao cromossomo Y. (D) dominante autossômico. (E) recessivo ligado ao cromossomo X.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEPA- PA - 2014)Número Original: 47Código: 5982674

Prosel - Segunda Etapa - Prise SubPrograma XVI

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Uso de heredograma (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UEPA 2014
Questão de Vestibular - UEPA 2014
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A simbologia técnica é uma das formas de comunicação usada pelo ser humano. Na representação simbólica da família a seguir, observa-se a presença de indivíduos normais para a visão e míopes. Ao analisar o heredograma, conclui-se que: os casais 1-2 e 5-6 são híbridos. os indivíduos do sexo masculino são heterozigotos. os indivíduos do sexo feminino são recessivos. o indivíduo de número 5 é homozigoto dominante. o casal 5-6 tem proba descendentes normais. o 0 690 idade nula de ter


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(MACKENZIE - 2017)Número Original: 42Código: 6891158

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Características de uma condição genética através da análise genealógica .f Uso de heredograma (Biologia).t
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2017
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No heredograma abaixo, os indivíduos marcados apresentam uma determinada condição genética. ee. oo Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) Os indivíduos 3, 4, 5 e 6 são obrigatoriamente heterozigotos. O casal 3X4 tem 50% de chance de ter filhos normais. Se o indivíduo 5 se casar com um homem normal, terá 25% de chance de ter filhos afetados. O indivíduo 3 pode ser filho de pais normais. Um dos pais do indivíduo 2 é obrigatoriamente normal.


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