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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2015)Número Original: 31Código: 6346539

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Construção do imaginário imperial na figura de D.Pedro II após o Golpe da Maioridade.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
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SARA E Mo bsb do mpetad Do um marra nos tópica. ão Pa: Cia as Les, 198 sat Essas imagens de D. Pedro Il foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de uma década após o Golpe da Maioridade. Considerando o contexto histórico em que foram produzidas e os elementos simbólicos destacados, essas imagens representavam um @ jovem imaturo que agiria de forma irresponsável © imperador aduito que governaria segundo as leis. O líder guerreiro que comandaria as vitórias militares. O soberano religioso que acataria a autoridade papal @ monarca absolutista que exerceria seu autoritarismo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Construção do imaginário imperial na figura de D.Pedro II após o Golpe da Maioridade.g

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Questões Parecidas

1(PUC-CAMPINAS - 2014)Número Original: 26Código: 7061536

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Construção do imaginário imperial na figura de D.Pedro II após o Golpe da Maioridade.g
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2014
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A publicação de Iracema e de outras obras conhecidas como indianistas contou com a aprovação do imperador Dom Pedro II. Isso se deu porque (A) a exaltação do índio “civilizado”, após a indepen- dência, contribuía para estimular o nacionalismo e para o reconhecimento da legitimidade monárquica, que buscou associar sua imagem a certos signos de brasilidade. esse imperador, nascido no Brasil, repudiava os va- lores europeus e defendia que os nativos, autênticos brasileiros, deveriam ser alçados a heróis da pátria por terem resistido bravamente à colonização, o quanto puderam. OS índios, nessas obras, eram retratados como seres ingênuos, cândidos, dotados de nobreza moral e es- piritual, características que agradavam à Igreja Cató- lica, instituição que foi aliada incondicional do impé- rio no Segundo Reinado. oO imperador patrocinava generosamente intelectuais e artistas brasileiros, adotando, em troca do apoio destes a seu governo, uma política cultural naciona- lista, que impediu a circulação e a produção acadê- mica de estrangeiros no país. os escritores indianistas eram monarquistas, perten- ciam à elite intelectual e econômica do país e partici- pavam do projeto coletivo de escrever a História Ge- ral do Brasil, publicada pelo Instituto Histórico e Geo- gráfico Brasileiro, que glorificava Pedro IT.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEL - 2020)Número Original: 1Código: 9473250

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Construção do imaginário imperial na figura de D.Pedro II após o Golpe da Maioridade.g Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Questões com imagens (Hist.) Patrimônios históricos do acervo do Museu Nacional destruídos no incêndio de 2018 .f
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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O fato é que a imagem pública de D. Pedro viajava por meio de seus objetos e de suas coleções. E desse conjunto de coleções talvez a mais emblemática seja aquela que constou no seu “mu- seu” e que acabou ganhando vida, em separado. [...] Não por coincidência, nesse mesmo momento o monarca fa- zia todo um projeto em que elevava sua imagem, como grande representante desta nação. E era por meio das artes, da ciên- cia, da educação, da história ou da geografia que o monarca fazia jus à ideia de que centralizava a nação. [...] Tendo em mente essa representação de Pedro Il, cunhada pessoal e pu- blicamente, pretendeu-se, pois, refletir sobre as coleções parti- culares do monarca — entre objetos de mineralogia, múmias ou fotografias — mas que eram também públicas, mostrando como, na verdade, essa divisão, no caso da realeza, pouco se verifica. SCHWARCZ, Lilia Moritz; DANTAS, Regina. O Museu do Imperador: quando colecionar é representar a nação. Revista do IEB, São Paulo, n. 46, fev. 2008, p. 154. Museu Nacional em 2 de setembro de 2018, onde estava depositada grande parte das coleções de D. Pedro ll. Folha de Londrina. Com base no texto e na imagem, responda aos itens a seguir. a) De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o Brasil no século XIX, que imagem de si, como chefe da nação, D. Pedro Il buscou projetar por meio de suas coleções? Cite, ao menos, dois elementos que justifiquem sua resposta. b) A partir das informações presentes no texto e com base na imagem, quais patrimônios históricos foram atingidos pelo incêndio que assolou o Museu Nacional em 20189? Cite, ao menos, dois exemplos.


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