Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2009)Número Original: 7Código: 6023

Segunda Fase

Classe Arachnida (Aracnídeos) Características Gerais e Classificação (Artrópodes) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2009
Exibir texto da questão

A figura mostra um artrópode. a) A que grupo de artrópodes pertence esse animal? Cite uma característica observável na figura e que permite chegar a essa conclusão. b) Em algumas espécies desse grupo, os machos cuidam dos ovos. Em experimentos laboratoriais, quando fêmeas foram colocadas em situação de escolha de um macho para cópula, elas escolheram aqueles que estavam cuidando de ovos. Qual seria a vantagem adaptativa desse comportamento de escolha de machos cuidadores de ovos ?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 45

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Classe Arachnida (Aracnídeos) - Características Gerais e Classificação (Artrópodes)

Exibir Questões - USP

Questões Parecidas

1(FAMERP - 2020)Número Original: 7Código: 7890877

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Características da partenogênese de abelhas .f Características gerais dos escorpiões .f Características da partenogênese de escorpiões .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMERP 2020
Exibir texto da questão

As cidades oferecem um excelente ambiente para os escorpiões, que encontram abrigo nos esgotos, água, muita comida e poucos predadores. Os escorpiões, assim como as baratas que eles comem, são insetos que apresentam várias adap- tações ao ambiente urbano. Além do ambiente mais quente das cidades estimular o aumento dessa população, outro fator que contribui para a proliferação desses animais é que uma fêmea de escorpião amarelo se reproduz por partenogênese, gerando rapidamente mais descendentes sem precisar se acasalar. a) O texto apresenta um equívoco quanto à classificação biológica dos escorpiões. Cite o erro apresentado e indique a correção que deve ser feita. b) Como os escorpiões formam descendentes por partenogênese? Em abelhas, qual descendente de uma rainha se ori- gina por partenogénese?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UNESP- SP - 2011)Número Original: 67Código: 13700

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Classe Arachnida (Aracnídeos) Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais e Classificação (Artrópodes) Identificação do número de insetos de uma coleta .f Classe Insecta (Insetos) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
Exibir texto da questão

Para o insetário da feira de ciências de uma escola, a profes- sora instruiu os alunos a coletar insetos de diferentes espécies e os trazer para a sala de aula, onde seriam identificados, pre- servados e montados para a exposição. Exemplo de insetário para exposição ou coleção científica. Dentre os exemplares coletados, havia três espécies de ara- nhas; uma de centopeia; quatro espécies de besouro; uma de lagartixa; duas espécies de libélula; quatro vespas, todas da mesma espécie; três carrapatos, também de uma única espé- cie; duas espécies de borboletas; duas de formigas; uma de louva-a-deus; e uma de escorpião. O número de espécies de insetos coletado pelos alunos para compor o insetário é (A) 24. (B) 19. (C) 18. (D) 14. (E) 12.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UEL - 2023)Número Original: 2Código: 13041151

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos - Biologia

Classe Arachnida (Aracnídeos) Características Gerais e Classificação (Artrópodes)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina constatou que as populações de escorpião da espécie Tityus serrulatus, também conhecidos como escorpião amarelo, têm aumentado significativamente nos últimos anos na cidade de Londrina. De acordo com os pesquisadores, o SINAP (Sistema de Notificação de Animais Peçonhentos) registrou, de 2011 para 2020, um aumento de mais de 39.000% de casos, gerando um cenário preocupante para a saúde pública da cidade. Os pesquisadores relataram que os casos de acidentes com escorpiões possuem uma forte relação com o espaço urbano, associado à domicialização de espécies que apresentam a partenogênese como estratégia reprodutiva. (OLIVEIRA, J. V. Estratégias de monitoramento e controle de escorpiões e escorpionismo com ênfase em Tityus serrulatus Lutz & Melo, 1922 (Scorpiones, Buthidae) em ambientes antrópicos no norte do Paraná. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas). Universidade Estadual de Londrina. 122p. 2021.) Com base no texto, responda aos itens a seguir. a) De acordo com o texto, a partenogênese é um importante aspecto para que os escorpiões tenham se re- produzido com tanto sucesso. O que é a partenogênese? Cite uma vantagem e uma desvantagem desse tipo de reprodução. b) Os escorpiões são artrópodes, ordem Scorpiones. Cite duas características morfológicas que caracterizam os escorpiões e os demais aracnídeos.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(ENEM- BR - 2013)Número Original: 51Código: 30644

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Classe Arachnida (Aracnídeos) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
Exibir texto da questão

As fêmeas de algumas espécies de aranhas, escorpiões e de outros invertebrados predam os machos após a cópula e inseminação. Como exemplo, fêmeas canibais do inseto conhecido como louva-a-deus, Tenodera aridofolia, possuem até 63% da sua dieta composta por machos parceiros. Para as fêmeas, o canibalismo sexual pode assegurar a obtenção de nutrientes importantes na reprodução. Com esse incremento na dieta, elas geralmente produzem maior quantidade de ovos. BOROES, J.C Jone onal sent em: sense ‘Roos ot mar 2 (tapado Apesar de ser um comportamento aparentemente desvantajoso para os machos, o canibalismo sexual evoluiu nesses táxons animais porque O promove a maior ocupação de diferentes nichos ecológicos pela espécie. O favorece o sucesso reprodutivo individual de ambos os parentais. O impossibilita a transmissão de genes do macho para aprole. O impede a sobrevivência e reprodução futura do macho. @ reduz a variabilidade genética da população.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(USP- SP - 2010)Número Original: 3Código: 5868

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Características Gerais e Classificação (Artrópodes) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2010
Questão de Vestibular - USP 2010
Exibir texto da questão

Observe a gravura e considere as afirmações. EEE eros “ a ery ul 4 ee o EA Fonte: Fraamento de Metamorphosis Il, de M. C. Escher. 1. Pentágonos regulares congruentes podem substituir os hexágonos da gravura de modo a recobrir todo o plano sem sobreposição. H. Pelo menos um dos animais representados passa pelo processo de metamorfose na natureza. Ill. A sequência de espécies animais representadas da esquerda para a direita do leitor corresponde à do processo evolutivo na biosfera. Está correto o que se afirma somente em a). b) IL. o d) led. e) led.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?