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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2023)Número Original: 2Código: 13041151

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos - Biologia

Classe Arachnida (Aracnídeos) Características Gerais e Classificação (Artrópodes)
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Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto a seguir. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina constatou que as populações de escorpião da espécie Tityus serrulatus, também conhecidos como escorpião amarelo, têm aumentado significativamente nos últimos anos na cidade de Londrina. De acordo com os pesquisadores, o SINAP (Sistema de Notificação de Animais Peçonhentos) registrou, de 2011 para 2020, um aumento de mais de 39.000% de casos, gerando um cenário preocupante para a saúde pública da cidade. Os pesquisadores relataram que os casos de acidentes com escorpiões possuem uma forte relação com o espaço urbano, associado à domicialização de espécies que apresentam a partenogênese como estratégia reprodutiva. (OLIVEIRA, J. V. Estratégias de monitoramento e controle de escorpiões e escorpionismo com ênfase em Tityus serrulatus Lutz & Melo, 1922 (Scorpiones, Buthidae) em ambientes antrópicos no norte do Paraná. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas). Universidade Estadual de Londrina. 122p. 2021.) Com base no texto, responda aos itens a seguir. a) De acordo com o texto, a partenogênese é um importante aspecto para que os escorpiões tenham se re- produzido com tanto sucesso. O que é a partenogênese? Cite uma vantagem e uma desvantagem desse tipo de reprodução. b) Os escorpiões são artrópodes, ordem Scorpiones. Cite duas características morfológicas que caracterizam os escorpiões e os demais aracnídeos.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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Classe Arachnida (Aracnídeos) - Características Gerais e Classificação (Artrópodes)

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Questões Parecidas

1(FAMERP - 2020)Número Original: 7Código: 7890877

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Características da partenogênese de abelhas .f Características gerais dos escorpiões .f Características da partenogênese de escorpiões .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2020
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As cidades oferecem um excelente ambiente para os escorpiões, que encontram abrigo nos esgotos, água, muita comida e poucos predadores. Os escorpiões, assim como as baratas que eles comem, são insetos que apresentam várias adap- tações ao ambiente urbano. Além do ambiente mais quente das cidades estimular o aumento dessa população, outro fator que contribui para a proliferação desses animais é que uma fêmea de escorpião amarelo se reproduz por partenogênese, gerando rapidamente mais descendentes sem precisar se acasalar. a) O texto apresenta um equívoco quanto à classificação biológica dos escorpiões. Cite o erro apresentado e indique a correção que deve ser feita. b) Como os escorpiões formam descendentes por partenogênese? Em abelhas, qual descendente de uma rainha se ori- gina por partenogénese?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(USP- SP - 2009)Número Original: 7Código: 6023

Segunda Fase

Classe Arachnida (Aracnídeos) Características Gerais e Classificação (Artrópodes) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2009
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A figura mostra um artrópode. a) A que grupo de artrópodes pertence esse animal? Cite uma característica observável na figura e que permite chegar a essa conclusão. b) Em algumas espécies desse grupo, os machos cuidam dos ovos. Em experimentos laboratoriais, quando fêmeas foram colocadas em situação de escolha de um macho para cópula, elas escolheram aqueles que estavam cuidando de ovos. Qual seria a vantagem adaptativa desse comportamento de escolha de machos cuidadores de ovos ?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UNESP- SP - 2011)Número Original: 67Código: 13700

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Classe Arachnida (Aracnídeos) Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais e Classificação (Artrópodes) Identificação do número de insetos de uma coleta .f Classe Insecta (Insetos) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Para o insetário da feira de ciências de uma escola, a profes- sora instruiu os alunos a coletar insetos de diferentes espécies e os trazer para a sala de aula, onde seriam identificados, pre- servados e montados para a exposição. Exemplo de insetário para exposição ou coleção científica. Dentre os exemplares coletados, havia três espécies de ara- nhas; uma de centopeia; quatro espécies de besouro; uma de lagartixa; duas espécies de libélula; quatro vespas, todas da mesma espécie; três carrapatos, também de uma única espé- cie; duas espécies de borboletas; duas de formigas; uma de louva-a-deus; e uma de escorpião. O número de espécies de insetos coletado pelos alunos para compor o insetário é (A) 24. (B) 19. (C) 18. (D) 14. (E) 12.


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4(UFRGS- aa - 2012)Número Original: 14Código: 6393637

Terceiro Dia

Identificação de animais quelicerados .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2012
Questão de Vestibular - UFRGS 2012
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Os ácaros são quelicerados que, para os humanos, podem causar reações alérgicas na pele e no sistema respiratório. Assinale a alternativa que apresenta somente animais quelicerados. (A) aranha — pulga — tatuzinho-de-jardim (B) aranha — escorpião — carrapato (C) joaninha — pulga — carrapato (D) joaninha — lacraia — opilião (E) lacraia — escorpião — tatuzinho-de-jardim


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5(ENEM- BR - 2020)Número Original: 97Código: 8950612

Aplicação Regular - Segundo Dia - Prova Cinza

Características gerais dos aracnídeos .f Adaptação ao ambiente terrestre
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros são representantes da classe dos Aracnídeos. Esses animais são terrestres em sua grande maioria e ocupam os mais variados hábitats, tais como montanhas altas, pântanos, desertos e solos arenosos. Podem ter sido os primeiros representantes do filo Arthropoda a habitar a terra seca. A característica que justifica o sucesso adaptativo desse grupo na ocupação do ambiente terrestre é a presença de O quelíceras e pedipalpos que coordenam o movimento corporal. O excreção de ácido úrico que confere estabilidade ao pH corporal. O exoesqueleto constituído de quitina que auxilia no controle hídrico corporal. O circulação sanguínea aberta que impede a desidratação dos tecidos corporais. O sistema nervoso ganglionarque promove a coordenação central do movimento corporal.


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