Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2012)Número Original: 39Código: 5111

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Manuel Antônio de Almeida Graciliano Ramos Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Machado de Assis
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior, ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra a) Auto da barca do inferno, são representados os judeus, marginalizados na sociedade portuguesa medieval. Memórias de um sargento de milícias, são figuradas Luisinha e as crias da casa de D. Maria. c) Dom Casmurro, são figurados os escravos da casa de D. Glória. A cidade e as serras, são representados os camponeses de Tormes. Vidas secas, são figurados Fabiano, sinha Vitória e os meninos. b) d e


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 475

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Manuel Antônio de Almeida - Graciliano Ramos - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) - Machado de Assis

Exibir Questões - USP

Questões Parecidas

1(USP- SP - 2013)Número Original: 83Código: 4948

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Manuel Antônio de Almeida Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Machado de Assis
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
Exibir texto da questão

Os momentos históricos em que se desenvolvem os enredos de Viagens na minha terra, Memórias de um sargento de cias e Memórias póstumas de Brás Cubas (quanto a este último, em particular no que se refere à primeira juventude do narrador) são, todos, determinados de modo decisivo por um antecedente histórico comum — menos ou mais imediato, conforme o caso. Trata-se da a) invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas. b) turbulência social causada pelas revoltas regenciais. c) volta de D. Pedro | a Portugal. d) proclamação da independência do Brasil. e) antecipação da maioridade de D. Pedro II.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP- SP - 2008)Número Original: 51Código: 6208

Primeira Fase

Guimarães Rosa Manuel Antônio de Almeida Graciliano Ramos Machado de Assis
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2008
Questão de Vestibular - USP 2008
Exibir texto da questão

Considere as seguintes afirmações sobre três obras literárias: Na primeira obra, o catolicismo apresenta-se como religião absoluta, cujos princípios sólidos mais sobressaem ao serem contrapostos às desordens humanas. Na segunda obra, diferentemente, ele aparece como religião relativamente maleável, cujos preceitos as personagens acabam por adaptar a seus desejos e conveniências, sem maiores problemas de consciência subseguentes. Já na terceira obra, o catolicismo comparece sobretudo como parte de um resgate mais amplo de valores familiares e tradicionais, empreendido pelo protagonista. Essas afirmações referem-se, respectivamente, às seguintes obras: a) Dom Casmurro, Memórias de um sargento de milícias e Auto da barca do inferno. b) Memórias de um sargento de milícias, “A hora e vez de Augusto Matraga” e Vidas secas. c) “A hora e vez de Augusto Matraga”, A cidade e as serras e Memórias de um sargento de milícias. d) Auto da barca do inferno, Dom Casmurro e A cidade e as serras. e) A cidade e as serras, Vidas secas e Auto da barca do inferno.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM- BR - 2019)Número Original: 41Código: 7456152

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
Exibir texto da questão

Ela nasceu lesma, vivia no meio das lesmas, mas não estava satisfeita com sua condição. Não passamos de criaturas desprezadas, queixava-se. Só somos conhecidas por nossa lentidão. O rastro que deixaremos na História será tão desprezível quanto a gosma que marca nossa passagem pelos pavimentos. A esta frustração correspondia um sonho: a lesma queria ser como aquele parente distante, o escargot. O simples nome já a deixava fascinada: um termo francês, elegante, sofisticado, um termo que as pessoas pronunciavam com respeito e até com admiração. Mas, lembravam as outras lesmas, os escargots são comidos, enquanto nós pelo menos temos chance de sobreviver. Este argumento não convencia a insatisfeita lesma, ao contrário: preferiria exatamente terminar sua vida desta maneira, numa mesa de toalha adamascada, entre talheres de prata e cálices de cristal. Assim como o mar é o único túmulo digno de um almirante batavo, respondia, a travessa de porcelana é a única lápide digna dos meus sonhos. SCLIAR, M. Sonho de lesma. In: ABREU, C. F. et al. A prosa do mundo. São Paulo: Global, 2009. Incorporando o devaneio da personagem, o narrador compõe uma alegoria que representa o anseio de rejeitar metas de superação de desafios. restaurar o estado de felicidade pregressa. materializar expectativas de natureza utópica. rivalizar com indivíduos de condição privilegiada. valorizar as experiências hedonistas do presente. VODO O


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2019)Número Original: 33Código: 7456137

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
Exibir texto da questão

Inverno! inverno! inverno! Tristes nevoeiros, frios negrumes da longa treva boreal, descampados de gelo cujo limite escapa-nos sempre, desesperadamente, para lá do horizonte, perpétua solidão inóspita, onde apenas se ouve a voz do vento que passa uivando como uma legião de lobos, através da cidade de catedrais e túmulos de cristal na planície, fantasmas que a miragem povoam e animam, tudo isto: decepções, obscuridade, solidão, desespero e a hora invisível que passa como o vento, tudo isto é o frio inverno da vida. Há no espírito o luto profundo daquele céu de bruma dos lugares onde a natureza dorme por meses, à espera do sol avaro que não vem. POMPEIA, R. Canções sem metro. Campinas: Unicamp, 2013. Reconhecido pela linguagem impressionista, Raul Pompeia desenvolveu-a na prosa poética, em que se observa a imprecisão no sentido dos vocábulos. dramaticidade como elemento expressivo. subjetividade em oposição à verossimilhança. valorização da imagem com efeito persuasivo. plasticidade verbal vinculada à cadência melódica. VODOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2017)Número Original: 24Código: 6888209

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

E aqui, antes de continuar este espetáculo, é necessário que façamos uma advertência a todos e a cada um. Neste momento, achamos fundamental que cada um tome uma posição definida. Sem que cada um tome uma posição definida, não é possível continuarmos. E fundamental que cada um tome uma posição, seja para a esquerda, seja para a direita. Admitimos mesmo que alguns tomem uma posição neutra, fiquem de braços cruzados. Mas é preciso que cada um, uma vez tomada sua posição, fique nela! Porque senão, companheiros, as cadeiras do teatro rangem muito e ninguém ouve nada. FERNANDES, M.; RANGEL, F. Liberdade, liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2009. A peça Liberdade, liberdade, encenada em 1964, apresenta o impasse vivido pela sociedade brasileira em face do regime vigente. Esse impasse é representado no fragmento pelo(a) 6 barulho excessivo produzido pelo ranger das cadeiras do teatro. O indicação da neutralidade como a melhor opção ideológica naquele momento. O constatação da censura em função do engajamento social do texto dramático. O correlação entre o alinhamento político e a posição corporal dos espectadores. e interrupção do espetáculo em virtude do comportamento inadequado do público.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?