Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2013)Número Original: 5Código: 4913

Segunda fase - Segundo dia

Crescimento das elites urbanas e a criação do consumo na Segunda Revolução Industrial (História) Desenvolvimento Tecnológico - Segunda Revolução Industrial (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2013
Exibir texto da questão

Observe os mapas com as maiores aglomerações urbanas no mundo. MAPA | - 1800 MAPA IL- 1900 ETA RS Maiores aglomerações urbanas (Em milhões de habitantes) cone 14 4 Jf 04500 km Le monde diplomatique, 2010, Simielli, 2012. Adaptado. Com base nos mapas e em seus conhecimentos, a) identifique um fator natural e um fator histórico que favoreceram a concentração de cidades mais populosas na Europa Ocidental, no ano de 1900. Explique. b) explique o processo de urbanização mundial considerando o mapa III.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 12

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Crescimento das elites urbanas e a criação do consumo na Segunda Revolução Industrial (História) - Desenvolvimento Tecnológico - Segunda Revolução Industrial (História)

Exibir Questões - USP

Questões Parecidas

1(ETEC - 2023)Número Original: 30Código: 12796639

Primeiro Semestre

Transformações sociais e econômicas significativas no mundo a partir dos avanços tecnológicos da Segunda Revolução Industrial .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2023
Exibir texto da questão

Não é na manufatura e, sim, na indústria do transporte que iremos encontrar os resultados mais expressivos da influência concentradora da maquinaria. A substituição da carroça e da diligência pela estrada de ferro, do barco à vela pelo navio a vapor, evidencia o maior avanço do capitalismo moderno. HOBSON, John A.; A evolução do capitalismo moderno: um estudo da produção mecanizada. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1996. P. 130. No contexto da Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento dos navios a vapor (A) (B) (C) (D) (E) provocou um processo de ruralização da população mundial, antes concentrada nas grandes cidades, por permitir o contato rápido entre partes distantes do globo. diminuiu o tempo do transporte de matérias-primas e mercadorias, barateou o preço do frete e possibilitou a expansão dos mercados consumidores ao ligar diferentes partes do globo. concentrou a produção industrial nas manufaturas dos países periféricos do continente africano e possibilitou o aproveitamento da oferta de mão de obra barata e qualificada. favoreceu o desenvolvimento do ramo do turismo e, associado à conquista de direitos trabalhistas como férias pelos operários escravizados, foi responsável pelo aumento da circulação de pessoas nos cinco continentes. reorientou a economia inglesa, que passou a se dedicar majoritariamente à produção de insumos para a indústria naval, em detrimento da produção de tecidos e outras mercadorias que caracterizaram a Primeira Revolução Industrial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FATEC - 2022)Número Original: 43Código: 11750597

Segundo Semestre

Aspectos do desenvolvimento econômico e tecnológico durante a segunda revolução industrial .f Questões de identificações (Hist.) Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2022
Exibir texto da questão

Internet, telefone celular e computador pessoal impactaram profundamente diferentes sociedades a partir do último quartel do século XX. Essas inovações são produto de um processo de desenvolvimento tecnológico que se iniciou após a Segunda Guerra Mundial e se estende até os dias de hoje. Esse processo é chamado, pelos estudiosos, de Terceira Revolução Industrial. Entretanto, a parceria entre ciência, técnica e indústria remonta ao século XIX, período em que ocorreu a chamada Segunda Revolução Industrial, que é marcada pela invenção (A) do satélite e da bússola. (B) do gramofone e da luneta. (C) do rádio e do sistema GPS. (D) do automóvel e do telefone. (E) do tear manual e da imprensa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UPE - 2021)Número Original: 29Código: 10081961

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos do desenvolvimento econômico e tecnológico durante a segunda revolução industrial .f Questões de identificações (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2021
Exibir texto da questão

Qual das imagens a seguir representa uma inovação decorrente da Segunda Revolução Industrial? a) Bertha Benz e o primeiro teste de um veículo motorizado (1888) b) Réplica da Imprensa de Gutemberg — Museu Gutemberg c) a | Programa de construção do ENIAC — Computador 4 Modular d) Lançamento da Apollo 11 e) Máquina a Vapor


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(USP- SP - 2012)Número Original: 75Código: 5136

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Transformações sociais e econômicas significativas no mundo a partir dos avanços tecnológicos da Segunda Revolução Industrial .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

No século XIX, o surgimento do transporte ferroviário provocou profundas modificações em diversas partes do mundo, possibilitando maior e melhor circulação de pessoas e mercadorias entre grandes distâncias. Dentre tais modificações, as ferrovias a) facilitaram a integração entre os Estados nacionais latino-americanos, ampliaram a venda do café brasileiro para os países vizinhos e estimularam a constituição de amplo mercado regional. permitiram que a cidade de Manchester se conectasse diretamente com os portos do sul da Inglaterra e, dessa forma, provocaram o surgimento do sistema de fábrica. facilitaram a integração comercial do ocidente com o extremo oriente, substituíram o transporte de mercadorias pelo Mar Mediterrâneo e despertaram o sonho de integração mundial. permitiram uma ligação mais rápida e ágil, nos Estados Unidos, entre a costa leste e a costa oeste, chegando até a Califórnia, palco da famosa corrida do ouro. permitiram a chegada dos europeus ao centro da África, reforçaram a crença no poder transformador da tecnologia e demonstraram a capacidade humana de se impor à natureza.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(FATEC - 2018)Número Original: 7Código: 7876907

Primeiro semestre

Contexto histórico do surgimento da sociedade de massas e consumo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2018
Exibir texto da questão

Segundo o sociólogo e filósofo alemão Herbert Marcuse (1898-1979), a sociedade de massas tem o consumo como seu ideal de vida, limitando seus horizontes e aspirações à posse de bens materiais, como automóveis e eletroeletrônicos. Podemos afirmar corretamente que a sociedade de massas surgiu (A) no início do século XX, quando a Segunda Revolução Industrial acelerou o processo de urbanização, favorecendo a formação de mercados produtores e consumidores na Europa e nos Estados Unidos. (B) no século XVII, quando a ascensão do pensamento Iluminista popularizou o acesso aos livros, provocando o desenvolvimento da razão e do pensamento crítico das classes populares. (C) na Idade Moderna, quando, ao retirar Deus do centro das preocupações humanas, o Humanismo provocou a valorização do individualismo, enfraquecendo os laços comunitários. (D) na Grécia antiga, quando o crescimento da população e o surgimento da filosofia forçaram a reformulação da legislação e a extensão dos direitos civis para todas as classes sociais. (E) no final da Idade Média, quando as alterações climáticas provocaram a queda da produção agrícola, o éxodo rural eo surgimento da classe operária.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?