Não é na manufatura e, sim, na indústria do transporte que iremos encontrar os resultados mais
expressivos da influência concentradora da maquinaria. A substituição da carroça e da diligência
pela estrada de ferro, do barco à vela pelo navio a vapor, evidencia o maior avanço do capitalismo
moderno.
HOBSON, John A.; A evolução do capitalismo moderno: um estudo da produção mecanizada. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1996. P. 130.
No contexto da Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento dos navios a vapor
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provocou um processo de ruralização da população mundial, antes concentrada nas grandes cidades,
por permitir o contato rápido entre partes distantes do globo.
diminuiu o tempo do transporte de matérias-primas e mercadorias, barateou o preço do frete e
possibilitou a expansão dos mercados consumidores ao ligar diferentes partes do globo.
concentrou a produção industrial nas manufaturas dos países periféricos do continente africano e
possibilitou o aproveitamento da oferta de mão de obra barata e qualificada.
favoreceu o desenvolvimento do ramo do turismo e, associado à conquista de direitos
trabalhistas como férias pelos operários escravizados, foi responsável pelo aumento da circulação de
pessoas nos cinco continentes.
reorientou a economia inglesa, que passou a se dedicar majoritariamente à produção de insumos para
a indústria naval, em detrimento da produção de tecidos e outras mercadorias que caracterizaram a
Primeira Revolução Industrial.