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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2010)Número Original: 15Código: 4552

Segunda Fase

Cultura e Ciência no mundo islâmico Retorno às Influências da Antiguidade Clássica
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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A partir do século IX, aumentou a circulação da ciência e da filosofia vindas de Bagdá, o centro da cultura islâmica, em direção ao reino muçulmano instalado no Sul da Espanha. No século XII, apesar das divisões políticas e das guerras entre cristãos e mouros que marcavam a península ibérica, essa corrente de conhecimento virou um rio caudaloso, criando uma base que, mais tarde, constituiria as fundações do Renascimento no mundo cristão. Foi dessa maneira que o Ocidente adquiriu o conhecimento dos antigos. No quadro pintado pelo italiano Rafael, A escola de Atenas (1509), o pintor daria a Averróis, sábio muçulmano da Andaluzia, um lugar de honra, logo atrás do grego Aristóteles, cuja obra Averróis havia comentado e divulgado. (Adaptado de David Levering Lewis, God's Crucible: Islam and the Making of Europe, 570-1215. New York: W. W. Norton, 2008, p. 368-69, 376-77.) a) Identifique no texto dois aspectos da relação entre cristãos e muçulmanos na Europa medieval. b) Relacione as características do Renascimento cultural europeu à redescoberta dos valores da Antiguidade clássica.


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Cultura e Ciência no mundo islâmico - Retorno às Influências da Antiguidade Clássica

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 1Código: 6387441

Segunda Fase

Aspectos das relações entre fé e ciência na Alta Idade Média do mundo islâmico .f Características políticas e culturais da península arábica pré-islâmica .f Oriente Médio.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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A palavra árabe iman provém de uma raiz que significa ‘ter certeza” e designa fé, no sentido da certeza. A fé, por conseguinte, não contradiz o conhecimento nem a compreensão. Pelo contrário, o desejo de saber é uma obrigação religiosa, e os tempos pré-islâmicos (século VI) na Arábia são chamados pelos islâmicos de jahiliya, ignorância. (Adaptado de Burkhard Scherer (org.), As Grandes religiões: temas centrais comparados. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 77.) a) Cite uma caracteristica política e uma característica religiosa da península arábica pré-islâmi b) Como conviveram fé e conhecimento científico no mundo islâmico na Alta Idade Média?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(FAMEMA - 2018)Número Original: 26Código: 7817826

Prova 2

Aspectos e características dos fundamentos científicos desenvolvidos pelo mundo islâmico na Idade Média
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
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lon al-Khatib, médico e filósofo muçulmano de Granada, escreveu sobre a Peste Negra no século XIV: “A existência do contágio é estabelecida pela experiência, investigação, evidência dos sentidos e relatos dignos de fé. O fenômeno do contágio torna-se claro para o investigador que verifica como aquele que entra em contato com os enfermos apanha a doença, enquanto o que não está em contato permanece são, e como a transmissão se efetua através do vestuário, vasilhame e atavios.” (Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez. A Península Ibérica entre o Oriente e o Ocidente, 2002. Adaptado.) Esse comentário sobre a epidemia revela (A) o predomínio de superstições típicas da mentalidade medieval. (B) a oposição entre estudos teóricos e investigação científica. (C) a importância da religião na explicação das causas do fenômeno. (D) as bases do método científico desenvolvido no mundo islâmico. (E) os vínculos entre ciência e fé na realização de expe- riências.


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3(UNESP- SP - 2007)Número Original: 51Código: 15054

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Antropocentrismo Retorno às Influências da Antiguidade Clássica
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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Todas as coisas humanas têm dois aspectos... para dizer a verdade todo este mundo não é senão uma sombra e uma aparência; mas esta grande e interminável comédia não pode representar-se de um outro modo. Tudo na vida é tão obscuro, tão diverso, tão oposto, que não podemos nos assegurar de nenhuma verdade. (Erasmo de Roterdã, Elogio da loucura.) Erasmo de Roterdã foi um dos primeiros pensadores a con- tribuir para o surgimento da modernidade. Nesse texto, de 1509, pode-se considerar moderno (A) o elogio da loucura, vista como uma forma sofisticada de sensibilidade. (B) o caráter obscuro e sombrio da vida, na qual o homem deve mover-se pela fé. (C) a ausência de verdades absolutas, em contraste com as verdades do clero. (D) a idéia de que o mundo é uma comédia, e nós homens devemos nos divertir. (E) a idéia de que o mundo é aparência, mera representação do plano divino.


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4(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 50Código: 17123

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Intradisciplinar Iluminismo (História).g Romantismo (História) Retorno às Influências da Antiguidade Clássica
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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“A Idade Média não existe. Esse episódio de quase mil anos (...) é uma fabricação, uma construção, um mito, quer dizer, um conjunto de representações e de imagens em perpétuo movimento, amplamente difundidas na sociedade, de geração em geração (...)”. Christian Amalvi. “Idade Média”. In: Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2006, p.537. A respeito do tema, considere as seguintes afirmativas: I. As representações depreciativas do período remontam às tentativas, principalmente de humanistas italianos desde o século XIV, de retornar às fontes da Antiguidade Clássica. II. O século XVIII, com sua revalorização do racionalismo e antropocentrismo, assiste ao dualismo “obscurantismo” — representado pela Idade Média — e as “Luzes” — representadas pelo Iluminismo. II. A visão de uma Idade Média plena de cultura e da qual se originou a civilização europeia deve-se, em grande parte, ao século XIX, com o Romantismo. Assinale a) se apenas I estiver correta. b) se apenas le II estiverem corretas. c) se apenas II e III estiverem corretas. d) se apenas Ie III estiverem corretas. e) sell Ie III estiverem corretas.


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