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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2012)Número Original: 38Código: 4343

Primeira Fase - Prova Q e Z

Doutrina Monroe.g Independência das colônias espanholas.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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“Ninguém é mais do que eu partidário de uma política exterior baseada na amizade íntima com os Estados Unidos. A Doutrina Monroe impõe aos Estados Unidos uma política externa que se começa a desenhar. (...) Em tais condições a nossa diplomacia deve ser principalmente feita em Washington (...). Para mim a Doutrina Monroe (...) significa que politicamente nós nos desprendemos da Europa tão completamente e definitivamente como a lua da terra.” (Adaptado de Joaquim Nabuco, citado por José Maria de Oliveira Silva, “Manoel Bonfim e a ideologia do imperialismo na América Latina”, em Revista de História, n. 138. São Paulo, jul. 1988, p.88.) Sobre o contexto ao qual o político e diplomata brasileiro Joaquim Nabuco se refere, é possível afirmar que: a) A Doutrina Monroe a que Nabuco se refere, estabelecida em 1823, tinha por base a ideia de “a América para os americanos”. b) Joaquim Nabuco, em sua atuação como embaixador, antecipou a política imperialista americana de tornar o Brasil o “quintal” dos Estados Unidos. c) Ao declarar que a América estava tão distante da Europa “como a lua da terra”, Nabuco reforçava a necessidade imediata de o Brasil romper suas relações diplomáticas com Portugal. d) O pensamento americano considerava legítimas as intenções norte-americanas na América Central, bem como o apoio às ditaduras na América do Sul, desde o século XIX.


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Doutrina Monroe.g - Independência das colônias espanholas.g

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 14Código: 7507948

Segunda Fase

Aspectos da ideologia política do líder Simon Bolívar no contexto de independência das colônias espanholas.g Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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14. Leia atentamente o trecho da carta escrita em 1830 por Simón Bolívar ao General J. J. Flores. A partir da leitura e de seus conhecimentos, responda às questões. Meu querido General: V. Ex.º sabe que governei durante vinte anos e deles tirei apenas pouco resultados certos: 1º) a América é ingovernável para nós; 2º) aquele que serve a uma revolução ara no mar; 3º) a única coisa que se pode fazer na América é emigrar; 4º) este país cairá infalivelmente em mãos da multidão desenfreada, para depois passar a pequenos tiranos quase imperceptíveis, de todas as cores e raças; 5º) devorados por todos os crimes e extintos pela ferocidade, os europeus não se dignarão a nos conquistar, 6º) se uma parte do mundo voltasse ao caos primitivo, este seria o último período da América. (Adaptado de Simón Bolivar, Escritos políticos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992, p. 32.) a) Identifique dois aspectos políticos do processo de independência da América espanhola. b) Explique como o texto contradiz o projeto político inicial de Bolívar para a América.


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2(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 4Código: 7505752

Exame Discursivo

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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DIVISÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA NA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA (1808-1850) VICE-REINADOS CAPITANIAS-GERAIS - ESTADOS INDEPENDENTES (1808) (1808) (ATE 1850, EXCETO QUANDO INDICADO) Honduras, El Salvador,Guatemala Nicarágua Costa Rica México Cuba (1898) Cuba Haiti República Dominicana Guatemala Nova Espanha Venezuela Colômbia Equador Panamá (1903) Nova Granada Venezuela Chile Peru Chile Peru Bolívia Argentina Uruguai Paraguai Prata — Adaptado de FREIRE, Américo et al. História em curso. São Paulo: Editora do Brasil, 2008. Apesar da fragmentação da América Espanhola em dez repúblicas no momento da independência (até meados do século já havia 16), políticos, intelectuais e escritores, nos anos 1850 e 1860, mantinham a ideia anteriormente propagada (não só por Simón Bolívar) de que existe uma consciência e identidade hispano-americana/latino-americana comum que supera os “nacionalismos” locais e regionais. Eles argumentavam que a “América Latina” era fundamentalmente distinta dos Estados Unidos, a “outra” América. Acima de tudo, também acreditavam que os Estados Unidos eram seu inimigo. Adaptado de BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de “América Latina” em perspectiva histórica. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 44, 2009. A noção de América Latina, construída a partir de meados do século XIX, está associada a processos internos e extemos aos países da região. Apresente um fator de ordem interna responsável pela dinâmica territorial retratada na tabela. Cite, ainda, uma ação política dos Estados Unidos, entre 1840 e 1910, que reforçava o entendimento de políticos, intelectuais e escritores, ressaltado no texto, diante desse país.


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3(URCA - 2021)Número Original: 11Código: 11707072

Segundo Semestre - Segundo Dia

Questões com imagens (Hist.) Estados Unidos.b Relações políticas dos EUA com a América Latina no contexto da Doutrina Monroe no século XIX .f
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Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
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In: Library of Congress, Washington, D.C. (1.C-DIG-ds-08213) O Big Stick (“grande porrete'") é a expressão que faz re- ferência à política desenvolvida pelo Presidente dos Es- tados Unidos da América entre 1901 e 1909, Theodore Roosevelt Junior. Essa política tinha como slogan "fale com suavidade e tenha à mão um grande porrete' e es- tava direcionada para os países da América Latina. A política do Big Stick era caracterizada por: A) Promover o desenvolvimento econômico da América Latina, com ênfase na industrialização. B) Apoiar a reforma agrária na América Latina, notadamente entre as comunidades indígenas. C) Defender a autodeterminação dos povos e a não intervenção nos. paises. D) Implantar regimes republicanos e extinguir as monarquias na América Latina. E) Aumentar a influência e garantir os interesses dos Estados Unidos na América Latina.


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4(URCA - 2022)Número Original: 8Código: 11701075

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre a guerra entre o México e os EUA no século XIX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) México.b Questões com Mapas (Hist.)
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Questão de Vestibular - URCA 2022
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Observe os mapas: Sobre o processo de perdas territoriais do México e o au- mento do território dos Estados Unidos da América, no século XIX: I. As tratativas sobre os territórios foram pacíficas, tendo ape- nas sido paga uma indenização por parte do governo dos Es- tados Unidos da América. II. Na Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), 0 México foi derrotado e cedeu os territórios do Texas, da Califórnia e do Novo México para os Estados Unidos. III. Por causa das derrotas e tendo o Rio Grande como novo li- mite de fronteira entre os dois países, o México perdeu apro- ximadamente 40% de seu território. Marque a alternativa correta: A) Apenas a afirmação I está correta. B) Estão corretas as afirmações I e II. C) Estão corretas as afirmações II e HIT. D) Todas as afirmações estão corretas: 1, Ile HI. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


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5(FAMEMA - 2022)Número Original: 27Código: 11392422

Prova 2

Estados Unidos.b Relações políticas dos EUA com a América Latina no contexto da Doutrina Monroe no século XIX .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2022
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Em 2 de dezembro de 1823, James Monroe, presidente dos Estados Unidos, em sua mensagem anual ao Congresso anunciou o que veria a ser conhecida como “Doutrina Monroe”: Julgamos propícia esta ocasião para afirmar como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição live e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia. Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre a Doutrina Monroe e as relações entre Estados Unidos (EUA) e a América Latina na primeira metade do século XIX. () É uma doutrina elaborada no contexto de afirmação das independências da maior parte das excolônias ibéricas na América de caráter defensivo, que ficou associada ao slogan “América para os americanos”. () É um discurso contra o predomínio britânico na região e legitimador dos interesses intervencionistas do imperialismo dos EUA, que queria tornar-se uma potência hegemônica na região usando a “Política do Grande Porrete”. () É uma estratégia de relacionamento com a América Latina pautada na colaboração econômica, com o fim de formar mercados externos para os produtos e investimentos da nascente indústria norte-americana e ficou conhecida como “Política da Boa Vizinhança”. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, (A) V-V=F (8) V-F-V (CQ) F-V-F (0) V-F-F (e) F-F-Vv


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