Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2010)Número Original: 76Código: 3625

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Herança (Genética) Genética Populacional (Evidências da Evolução Biológica) Rec

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Investigadores das Universidades de Oxford e da Califómia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modificada que é candidata para uso na busca de redução na transmissão do vírus da dengue. Nessa nova variedade de mosquito, as fêmeas não conseguem voar devido à interrupção do desenvolvimento do músculo das asas. A modificação genética introduzida é um gene dominante condicional, isso é, o gene tem expressão dominante (basta apenas uma cópia do alelo) e este só atua nas fêmeas. FU,G. etal Female-specifi Mightless phenotype for mosquito control PNAS 107 (10) 4550-4554, 2010, Prevê-se, porém, que a utilização dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois há demanda de muitos estudos com relação ao impacto ambiental. A liberação de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modificada reduziria o número de casos de dengue em uma determinada região porque O diminuiria o sucesso reprodutivo desses machos transgênicos. O restringiria a área geográfica de voo dessa espécie de mosquito. & dificultaria a contaminação e reprodução do vetor natural da doença. O tornaria o mosquito menos resistente ao agente etiológico da doença. & dificultaria a obtenção de alimentos pelos machos geneticamente modificados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 74

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Herança (Genética) - Genética Populacional (Evidências da Evolução Biológica)

Exibir Questões - ENEM

Questões Parecidas

1(MACKENZIE - 2019)Número Original: 40Código: 7017425

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Determinação do genótipo das células do endosperma resultante do cruzamento entre plantas .f Determinação do genótipo das células do embrião resultante do cruzamento entre plantas .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2019
Exibir texto da questão

Um pesquisador introduziu um grão-de-pólen de uma angiosperma com genótipo BB no estigma de uma flor pertencente a outra planta da mesma espécie, porém com genótipo bb. Sabendo-se que a fecundação ocorreu com sucesso, podemos concluir que, no Interior da nova semente, as células do embrião e as células do endosperma apresentam, respectivamente, os genótipos a) Bbe BBb. b) Bbbe Bb. c) Bbbe BBb. d) Bbe Bbb. e) BBbe Bb.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP- SP - 2014)Número Original: 6Código: 31092

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Herança (Genética) Rec

Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
Exibir texto da questão

Para que a célula possa transportar, para seu interior, o colesterol da circulação sanguínea, é necessária a presença de uma determinada proteina em sua membrana. Existem mutações no gene responsável pela síntese dessa proteina que impedem a sua produção. Quando um homem ou uma mulher possui uma dessas mutações, mesmo tendo também um alelo normal, apresenta hipercolesterolemia, ou seja, aumento do nivel de colesterol no sangue. A hipercolesterolemia devida a essa mutação tem, portanto, herança a) autossômica dominante. b) autossômica recessiva. c) ligada ao X dominante. d) ligada ao X recessiva. e) autossômica codominante.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(PUC-CAMPINAS- SP - 2008)Número Original: 44Código: 19118

Vermelho (Medicina) - Verão

Herança (Genética) Rec


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2008
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2008
Exibir texto da questão

Um geneticista encontrou alguns frutos de tomate de cor amarela e, a partir de suas sementes, estabeleceu linhagens puras cujos frutos eram sempre amarelos. Os cruzamentos destas plantas, com plantas de linhagens puras de frutos vermelhos deram origem a uma geração F1, cujas plantas foram cruzadas entre si. Se a cor vermelha for determinada por um alelo dominante espera-se, em 2 080 plantas F2, (A) 520 com frutos amarelos e 1 560 com frutos vermelhos. (B) 520 com frutos vermelhos e 1 560 com frutos amarelos. (C) 1.040 com frutos vermelhos e 1 040 com frutos amarelos. (D) 520 com frutos amarelos, 1 040 com frutos laranja e 520 com frutos vermelhos. (E) 2080 com frutos vermelhos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 14Código: 14024

Provas Específicas - Início de Ano

Herança (Genética) Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2010
Exibir texto da questão

Um estudante de biologia tem em seu quintal um lindo pé de malva-rosa (Hibiscus mutabilis), planta cujas flores apresentam pétalas que são brancas pela manhã, quando a flor se abre, e vão se tornando de um cor-de-rosa intenso conforme o dia vai passando. Em um mesmo pé de malva-rosa, pode-se apreciar flores com cores de diferentes tons: desde as totalmente brancas, que acabaram de se abrir, até as totalmente rosas, abertas há várias horas. O estudante tem uma hipótese para explicar o fenômeno: ao longo do dia a radiação solar induz mutações genéticas nas células das pétalas, que as levam à alteração da cor; se flores já totalmente cor-de-rosa forem polinizadas com pólen de flores da mesma cor, ou seja, se a polinização ocorrer depois da ocorrência das mutações, as sementes resultantes darão origem a plantas que produzirão apenas flores cor-de-rosa. A explicação do estudante para a mudança da cor da pétala de malva-rosa e sua explicação para a transmissão hereditária dessa ca- racterística estão corretas? Justifique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 5Código: 31865

Exame Discursivo

Herança (Genética) Rec

Questão de Vestibular - UERJ 2014
Exibir texto da questão

Considere o cruzamento de um bode sem chifres com três cabras. Em cada cruzamento, foi gerado apenas um filhote. Observe os dados na tabela: Presença de chifres Cabra na cabra no filhote 1 sim não 2 sim sim 3 não sim Admita que a ausência de chifres em caprinos seja uma característica monogênica dominante. Utilizando as letras A e a para representar os genes envolvidos, determine os genótipos do bode e das três cabras.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei