Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2013)Número Original: 61Código: 34012

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

Viroses Controle Biológico (Ecologia) Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
Exibir texto da questão

Bactéria pode atuar como “vacina” para dengue Pesquisadores anunciaram que a bactéria Wolbachia pipientis pode atuar como uma “vacina” para o Aedes aegypti, bloqueando a multiplicação do vírus dentro do inseto. “Quando inoculamos a bactéria no Aedes aegypti, ficamos surpresos ao ver que ela, além de diminuir o tempo de vida do mosquito, também fazia com que o virus não se desenvolvesse”. À Wolbachia pipientis sd pode ser transmitida verticalmente (de mãe para filho), por meio do ovo da fêmea do mosquito. Fêmeas com Wolbachia pipientis sempre geram filhotes com a bactéria no processo de reprodução. “Por isso, uma vez estabelecido o método em campo, os mosquitos continuam a transmitir a bactéria naturalmente para seus descendentes”, disseram os pesquisadores. (www jb.com br. Adaptado.) De acordo com a notícia, conclui-se corretamente que (A) as fêmeas de Aedes aegypti transmitirão aos seus descen- dentes a resistência ao vírus da dengue, mas os machos de Aedes aegypti. filhos de fêmeas não resistentes, continuarão transmitindo o vírus da doença. (B) a infecção das pessoas pelo vírus da dengue pode diminuir com o aumento, no ambiente, de Aedes aegypti infectados pela Wolbachia pipientis. (C) os sintomas da doença poderão não se manifestar em pa- cientes com dengue, pois a Wolbachia pipientis diminui o tempo de vida dos mosquitos e não permite que o vírus se desenvolva. (D) a dengue pode ser erradicada se as pessoas forem vacinadas “com uma vacina produzida a partir da Wolbachia pipientis. (E) asesistência ao vírus é geneticamente determinada dentre os mosquitos Aedes aegypti, uma vez que só pode ser transmi- tida verticalmente, de mãe para filho.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 360

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Viroses - Controle Biológico (Ecologia) - Relações ecológicas Desarmônicas - Relações Ecológicas (Biologia)

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 4Código: 6630983

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4

Características gerais da febre amarela .f Características gerais da zika .f Características gerais da Dengue .f Comparação de características (Biologia).t Características gerais da doença chikungunya .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
Exibir texto da questão

Além da transmissão por mosquitos, o que existe em co- mum entre as seguintes doenças: zika, chikungunya, fe- bre amarela e dengue? (A) São causadas por vírus e bactérias. (B) São causadas por vírus e protozoários. (C) Todas elas são causadas por virus. (D) São transmitidas também por barbeiros e causadas por virus. (E) São transmitidas também por barbeiros e causadas por vírus e protozoários.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNESP- SP - 2011)Número Original: 61Código: 13836

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Relações ecológicas Harmônicas Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
Exibir texto da questão

Tudo começa com os cupins alados, conhecidos como ale- luias ou siriris. Você já deve ter visto uma revoada deles na primavera. São atraídos por luz e calor, e quando caem no solo perdem suas asas. Machos e fêmeas se encontram for- mando casais e partem em busca de um local onde vão cons- truir os ninhos. São os reis e as rainhas. Dos ovos nascem as ninfas, que se diferenciam em soldados e operários. Estes últi- mos alimentam toda a população, passando a comida de boca em boca. Mas, como o alimento não é digerido, dependem de protozoários intestinais que transformam a celulose em glico- se, para dela obterem a energia. Mas do que se alimentam? Do tronco da árvore de seu jardim, ou da madeira dos móveis e portas da sua casa. Segundo os especialistas, existem dois tipos de residência: as que têm cupim e as que ainda terão. (Texto extraído de um panfleto publicitário de uma empresa dedetizadora. Adaptado.) No texto, além da relação que os cupins estabelecem com os seres humanos, podem ser identificadas três outras relações ecológicas. A sequência em que aparecem no texto é: (A) sociedade, mutualismo e parasitismo. (B) sociedade, comensalismo e predatismo. (C) sociedade, protocooperação e inquilinismo. (D) colônia, mutualismo e inquilinismo. (E) colônia, parasitismo e predatismo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP- SP - 2012)Número Original: 14Código: 13342

Provas Específicas - Meio de Ano

Relações ecológicas Harmônicas Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Nos troncos de várias árvores do quintal de Dona Márcia, crescem exemplares de Oncidium sp, a chuva-de-ouro, uma espécie de orquídea nativa da Mata Atlântica que produz numerosos cachos de flores pequenas e amarelas. Antes da floração, são comuns o ataque de pulgões, que costumam sugar a seiva das hastes novas, e, também, o aparecimento de joaninhas, que se alimentam desses animais e controlam naturalmente a população de pulgões. Quando da floração, as plantas são visitadas por diferentes espécies de abelhas, que disputam o pólen e o óleo secretado por glândulas da flor. Esse óleo é utilizado pelas abelhas na alimentação de suas larvas. chuva-de-ouro (Oncidium sp) em floração O texto traz vários exemplos de diferentes relações interespecíficas. Cite quatro delas, relacionando-as ao exemplo do texto, e explique-as em termos de benefício ou de prejuízo para as espécies envolvidas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 13Código: 14023

Provas Específicas - Início de Ano

Cadeias Alimentares Relações ecológicas Harmônicas Relações ecológicas Desarmônicas Relações Ecológicas (Biologia) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2010
Exibir texto da questão

Considere o seguinte diálogo entre Charles Darwin e sua pequena filha, Annie: — Quantas abelhas viu hoje? — Acho que nenhuma. — Víuma ou duas. As madressilvas estão florindo e as abelhas gostam dessa flor. Por que não há mais abelhas em nosso jardim? — Não sei. -E por que os ratos que vivem debaixo das cercas saem à noite e destroem os seus ninhos. Sabe por que existem tantos ratos silvestres? — Não. Mas você vai me dizer, não, papai? — É porque a familia Darwin tem um cachorro, e não um gato. — Você está brincando! — Não, não estou. Cães não caçam ratos como os gatos. Daí os ratos destroem os ninhos das abelhas. Por isso existem tão poucas. — Por que tudo é tão cruel? — Sinto muito, mas não sei. (in A viagem de Charles Darwin, produzida pela BBC, Londres, 1978.) No diálogo, podem ser identificadas algumas relações ecológicas interespecíficas, assim como uma determinada cadeia alimentar. Identifique uma dessas relações interespecíficas, indicando as espécies envolvidas e a relação que estabelecem entre si, e descreva a cadeia alimentar implícita no diálogo, indicando o nível trófico que ocupa cada uma das espécies dessa cadeia.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(UNESP - 2016)Número Original: 15Código: 6986797

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Efeito de uma planta invasora na colonização das raízes por micorrizas Características da associação presente nas micorrizas Com gráfico de barras (biologia).t Relação entre a associação com micorrizas e biomassa seca vegetal
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2016
Exibir texto da questão

Pesquisadores da Universidade de Harvard investigaram o efeito invasivo da planta Alliaria petiolata sobre o crescimento de mudas de árvores nativas que apresentam raízes em associação com fungos micorrizas. Eles sabiam que a Alliaria petiolata não se associa às micorrizas. Em um experimento, eles cultivaram mudas de três espécies de árvores: Acer saccharum, Acer rubrum e Faxinus americana em quatro tipos de solos diferentes, garantindo que as demais condições ambientais fossem as mesmas. Duas das amostras de solo foram coletadas de um local invadido por Alliaria petiolata, sen- do que uma dessas amostras foi esterilizada. As outras duas amostras de solo foram recolhidas de um local não invadido por Alliaria petiolata, sendo uma delas esterilizada. Depois de quatro meses de crescimento, os pesquisadores colheram brotos e raízes de todas as plantas e determinaram o aumento de biomassa seca. As raízes também foram analisadas em relação à porcentagem de colonização por micorrizas. + © Q © © muda [__]Acer saccharum [Acer rubrum [7] Faxinus americana OW © 200 100 — oo colonização por micorrizas (%) iy) © aumento de biomassa seca (%) invadido ||. nao invadido |. não invadido não invadido invadido invadido esterilizado esterilizado (tipo de solo) (tipo de solo) (Jane B. Reece et al. Campbell biology, 2011. Adaptado.) Que efeito a Alliaria petiolata causa sobre a colonização das raízes por micorrizas e qual a vantagem deste efeito para a Alliaria petiolata? Como a associação entre as micorrizas e as raízes das mudas influencia o aumento da biomassa seca? Qual vantagem as micorrizas obtêm com essa associação?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?