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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2013)Número Original: 52Código: 19611

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Estado Novo Era Vargas
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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[...] a herança do tempo de Vargas se materializou em instituições e projetos que extrapolam o contexto em que emergiram e continuaram a influenciar nossa história social depois do trágico suicídio. O suicida continuou presente, como referência positiva ou negativa, para os homens que pretendiam fazer o futuro, e que consideravam que o passado que herdavam era marcado sobretudo pela figura do estadista”. Pedro Paulo Zahluth Bastos e Pedro Cezer Dutra Fonseca (orgs). “Apresentação”. In: 4 Era Vargas: Desenvolvimento, Economia e Sociedade. São Paulo: Editora UNESP, 2012, p.08 Podemos citar, como herança do tempo de Vargas, a) o populismo, pois é um dos motivos pelas críticas internacionais feitas aos governos recentes do Brasil, habituados ao mandonismo local e à censura. b) apolítica trabalhista, uma vez que praticamente toda a legislação atualmente em vigor foi elaborada durante a Era Vargas. c) o poder coercitivo sobre a população, já que tanto naquela época quanto atualmente os presidentes são oriundos de grupos latifundiários autoritários. d) a manipulação e censura à imprensa, prática de raízes históricas e de difícil superação no Brasil, em função do controle estatal dos meios de comunicação. e) a política industrial, pois o intervencionismo é o aspecto mais marcante tanto da Era Vargas quanto dos governos pós-Regime Militar.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 248

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Estado Novo - Era Vargas

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Questões Parecidas

1(UFU - 2020)Número Original: 1Código: 9157217

Dois - Fase Única - Segundo Dia - Tipo 1

Aspectos e características da Aliança Nacional Libertadora na década de 1930.f Aspectos políticos, sociais e econômicos da Ação Integralista Brasileira na primeira metade do século XX .f
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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Observa-se hoje em dia, em vários países ocidentais, a radicalização de políticas econômicas neoliberais atreladas à atuação de governos autoritários. Entretanto, é preciso ressaltar que o autoritarismo político também foi uma marca do século XX, tanto na Europa quanto no Brasil. Caso exemplar desse processo foi a fundação da Ação Integralista Brasileira, em 1932, cujos membros vestiam camisas verdes, utilizavam-se da saudação “Anauêé” e tinham como líder Plínio Salgado. A) A partir dessas reflexões, explique quatro características da Ação Integralista Brasileira. B) Contrapondo-se aos integralistas, foi fundada em 1935 a Aliança Nacional Libertadora (ANL), de tendência antifascista, que congregava comunistas, socialistas e outros grupos, tendo como presidente de honra, Luís Carlos Prestes. Descreva sobre, pelo menos, dois pontos básicos do Programa da ANL.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Errei     




2(USP- SP - 2019)Número Original: 6Código: 6991067

Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos e características das tensões e conflitos entre o governo provisório de Vargas e o estado de São Paulo.g Questões com imagens (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a movimentação política e social da extrema direita brasileira na década de 30 .f
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Questão de Vestibular - USP 2019
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Observe com atenção as duas imagens, que remetem à propaganda política durante a Era Vargas (1930-1945), e responda ao que se pede. a) Aponte um elemento formal de mobilização comum aos dois cartazes. b) Identifique os dois movimentos políticos representados nas propagandas a que se referem as duas imagens. c) Mencione um traço convergente e outro divergente entre as plataformas destes projetos políticos.


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3(UERJ - 2017)Número Original: 8Código: 6638960

Exame Discursivo

Consequências políticas e econômicas para o Estado Novo de Vargas em relação aos efeitos da Segunda Guerra Mundial Aspectos políticos e econômicos que influenciaram a entrada do Brasil na segunda guerra mundial no período do Estado Novo .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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SELOS COMEMORATIVOS CET Truman ao Brasi, 1947. Imagens: google.com. Os selos postais reproduzidos acima marcam acontecimentos relevantes para a sociedade brasileira, em um momento de transformações internacionais relacionadas à Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e seus desdobramentos. Tendo em vista essa guerra e suas consequências, representadas por meio dos selos, indique dois motivos para o apoio do governo do Brasil aos Aliados. Em seguida, cite duas mudanças na vida política brasileira associadas aos efeitos desse conflito internacional.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UEL - 2023)Número Original: 1Código: 12907356

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Processos e fatos políticos, econômicos e culturais envolvendo a região do Paraná e o governo Vargas a partir de 1930 .f Paraná.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto a seguir. Na perspectiva dos nativistas e xenófobos, a Compa- nhia de Terras Norte do Paraná atuava a serviço do “imperialismo internacional”, o que ameaçava “a uni- dade da nação, o povo da terra e a economia bra- sileira, mantendo-a em estado colonial”. Em 1938, a Sociedade dos Amigos de Alberto Torres desferiu ferrenhas críticas contra a companhia. Seu conferen- cista, Antônio Alves de Almeida, acusava a empresa de germanizar “judaicamente” o município de Lon- drina, certamente se referindo a Rolândia, cuja popu- lação em grande parte só falava em alemão. Lembrou ainda o episódio do plano de assentamento dos assi- rios, promovido pela companhia por intermédio do seu diretor Arthur Thomas. [...] Adaptado de: MAESIMA, Cacilda. Japoneses, multietnicidade e conflito na fronteira: Londrina, 1930/1958. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. 2012, p. 92. Com base no texto e nos conhecimentos sobre História do Paraná e governo Vargas, atribua V (verdadeiro) ou F (Falso) para as afirmativas a seguir. ( ) O estado do Paraná foi criado em meados do século XIX, em pleno contexto republicano e, diferentemente de outras regiões do país que dependeram da escra- vidão, o desenvolvimento da economia da erva-mate empregou mão de obra assalariada. ( ) O Brasil tem sido marcado pela confluência de múlti- plas etnias e culturas haja vista a contribuição de in- dígenas, africanos e europeus, caracterizando uma de- mocracia racial com permanências no Paraná. (. ) A Companhia de Terras Norte do Paraná, constituída a partir da ação do capital britânico nos anos 1920, per- mitiu, ao lado da própria população nacional, a forma- ção de colônias étnicas, que se tornaram foco de ata- que de grupos nativistas. ( ) Uma das estratégias utilizadas para a migração judaica para Rolândia entre os anos 1940 e 1945 foi a compra de aço para a construção de ferrovias na região, em- bora o projeto tenha sido inviabilizado pela ação dos grupos nativistas. ( ) O governo de Getúlio Vargas nos anos 1930 e 1940 foi marcado por posturas políticas ideologicamente próxi- mas aos países do Eixo, o que apresentou implicações em diversas regiões do país, inclusive áreas de fron- teira. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, V, F, F b) V,F,F,F,V c) F, V, V, V, F d) F,F,F,V,V ) ) ) e) F,F,V,F,V


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 3Código: 6074279

Primeiro Semestre - Direito - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Decisões políticas e econômicas de Vargas no contexto da Segunda Guerra Mundial .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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O texto abaixo é o relato do então presidente Getúlio Vargas a respeito da reunião ministerial de 27 de janeiro de 1941, quando o governo brasileiro rompeu suas relações diplomáticas com os países do Eixo. Leia-o com atenção e depois responda às questões propostas. “Hoje deve realizar-se a reunião do Ministério para decidir sobre a ruptura das relações com os países do Eixo. Sabendo que o ministro da Guerra pretendia exonerar-se, promovi (..) uma reunião (..) do general Góis e do ministro da Guerra (...). As 15 e meia, instalou-se a reunião do Ministério. Fiz uma exposição da situação criada pelos acontecimentos, do instante apelo que o governo americano fazia ao Brasil, das conveniências em atendê-lo, das desvantagens de qualquer procrastinação e das consequências que poderia ter uma atitude negativa. Dei a palavra depois a cada um dos ministros, que justificaram seus votos pelo rompimento. Quando chegou a vez do ministro da Guerra, este justificou sua atitude, alegando nossa falta de preparação militar para a guerra, a culpa dos americanos não nos atendendo, o receio de que tal atitude não se modificasse, a conveniência de um adiamento, mas terminando pela sua solidariedade para comigo. (..) Ao encerrar essas linhas, devo confessar que me invade uma certa tristeza. Grande parte desses elementos que aplaudem essa atitude, alguns poucos que até me caluniam, são adversários do regime que fundei, e chego a duvidar que possa consolidá-lo para passar tranquilamente o governo ao meu substituto.” VARGAS, Getúlio. Diário, volume Il (1937-1942). Rio de Janeiro: Siciliano/FGV Editora, 1995, p. 457 a) Quais foram as características da política externa brasileira de 1939 a 1942? b) Aponte três características do regime brasileiro nesse período. e) Ao final do texto, Vargas revela uma certa tristeza porque adversários do Regime por ele fundado estariam de acordo com o rompimento com o Eixo. Há relações entre a participação do Brasil na Segunda Guerra e o fim desse regime? Justifique.


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