Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2012)Número Original: 26Código: 17275

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Intradisciplinar Região Nordeste.b Região Centro-oeste.b Biocombustíveis Região Sudeste.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
Exibir texto da questão

NIPE - Unicamp. IBGE e DTC No mapa, estão assinaladas a) b) áreas de maior produção de minério de Ferro, com exportações voltadas, principalmente, para o mercado chinês. regiões onde se concentra a pecuária melhorada ou semi-intensiva, com destacável participação nas exportações do país. áreas com maior produção de soja. principais áreas produtoras e consumidoras de gás natural. áreas de maior produção de etanol.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 13

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Biocombustíveis

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(MACKENZIE- SP - 2013)Número Original: 27Código: 19618

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Chuva Ácida(Geografia) Intradisciplinar Biodiesel
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
Exibir texto da questão

Texto I PROIBIÇÃO DE CARROS A DIESEL NO PAÍS PREJUDICA EXPORTAÇÃO, DIZEM ANALISTAS. Engessadas por uma lei criada em 1976 que proíbe a circulação de carros de passeio com motor a diesel, as montadoras de veículos no Brasil pouco investem na tecnologia. As que possuem produção desse tipo de propulsor, com a finalidade de exportar, têm projetos oriundos de outros países. Apenas utilitários, caminhões e ônibus podem circular movidos a diesel. E qual é o maior prejuízo do Brasil? O país terá grande dificuldade para se tornar exportador de carros compactos, já que o resto do mundo vê o diesel como uma alternativa de combustível menos poluente e com maior rendimento. Além disso, o Brasil perde um canal para viabilizar a venda no mercado externo do biodiesel, produto tão defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. G1, 10/09/2008, 07h05 - Atualizado em 10/09/08 - 11h57. Texto II UE QUER BANIR CARROS MOVIDOS A GASOLINA E DIESEL Até 2050, UE quer acabar com a presença desses combustíveis nas cidades europeias. São Paulo - A União Europeia quer transformar em realidade o sonho dos ecologistas de banir os carros movidos a gasolina e diesel. A ideia é acabar com esses combustíveis nas cidades europeias até 2050. Na semana passada, Bruxelas propôs proibir carros movidos a “combustíveis convencionais” nas ruas de cidades como Paris, Londres, Madri e Berlim, onde apenas carros elétricos ou transportes públicos seriam autorizados. A proposta, que causou polêmica, tem o objetivo de reduzir de forma drástica as emissões de COZ. Até 2050, a UE quer baixar em 60% seus níveis de emissões, em comparação a 1990. Revista Exame, 03/04/2011. Assinale a alternativa correta. a) No texto I, há a defesa de uma fonte inovadora de tecnologia, em um contexto das preocupações socioambientais. No texto II, há um posicionamento que prioriza a economia em relação à conservação ambiental. b) A lei mencionada no texto I atendeu apenas a interesses ambientais. A adoção dessa medida em 1976 não levou em conta o contexto econômico nacional e internacional de produção e preços do petróleo da época. c) No Brasil, produtores de biodiesel seriam beneficiados com liberação desse combustível nos carros de passeio. De outro lado, os críticos dessa medida se preocupam com o uso do diesel convencional, que contribui, entre outros problemas, para a formação de chuva ácida. d) Na Europa, o uso do diesel, mais econômico, pode ser proibido sem maiores problemas. O continente é autossuficiente em petróleo. e) A produção petrolífera na camada pré-sal justifica a defesa da liberação do Diesel discutida no texto I, uma vez que o Brasil não dispõe de outras fontes alternativas ao seu uso. A riqueza de fontes alternativas e o baixo consumo per capita de energia justificam a adoção das medidas informadas no texto II.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2008)Número Original: 27Código: 4021

Prova amarela

Biomassa Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
Exibir texto da questão

O potencial brasileiro para gerar energia a partir da biomassa não se limita a uma ampliação do Pró-álcool. O país pode substituir o óleo diesel de petróleo por grande variedade de óleos vegetais e explorar a alta produtividade das florestas tropicais plantadas. Além da produção de celulose, a utilização da biomassa permite a geração de energia elétrica por meio de termelétricas a lenha, Carvão vegetal ou gás de madeira, com elevado rendimento e baixo custo. Gerca de 30% do território brasileiro é constituído por terras impróprias para a agricultura, mas aptas à exploração florestal. A utilização de metade dessa área, ou seja, de 120 milhões de hectares, para a formação de florestas energéticas, permitiria produção sustentada do equivalente a cerca de 5 bilhões de barris de petróleo por ano, mais que o dobro do que produz a Arábia Saudita atualmente. José Watr Basa Via. Desafios Internacionais pra o século X1 Seminário a “Gomsho de ções Enero e de Deles Na dona a Care dos Depuios. ago 02 (Com adapsções) Para o Brasil, as vantagens da produção de energia a partir da biomassa incluem O implantação de florestas energéticas em todas as regiões brasileiras com igual custo ambiental e econômico. substituição integral, por biodiesel, de todos os combustiveis fósseis derivados do petróleo. formação de florestas energéticas em terras impróprias para a agricultura. importação de biodiesel de países tropicais, em que a produtividade das florestas seja mais alta. regeneração das florestas nativas em biomas modificados pelo homem, como o Cerrado e a Mata Atlântica. vo oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UERJ- RJ - 2020)Número Original: 1Código: 7505722

Exame Discursivo

Aponte duas Vantagens da Produção Energética de Biomassa
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2020
Exibir texto da questão

BIOMASSA, À TERCEIRA FONTE DE ENERGIA MAIS USADA NO BRASIL Terceira fonte mais utilizada no Brasil, a geração de energia a partir de biomassa vem ganhando cada vez mais espaço na matriz energética brasileira, sendo responsável por pouco mais de 9% da eletricidade consumida no país. A energia de biomassa é aquela obtida a partir de materiais orgânicos. Sua utilização é de fundamental importância no desenvolvimento de vários biocombustíveis, como o biodiesel e o biogás, entre outros. Adaptado de autossustentavel.com, julho/2017. Recebendo atenção cada vez maior em diversos países, como Brasil, Alemanha, França e Estados Unidos, a produção de energia a partir de biomassa traz vantagens dos pontos de vista ambiental, social e estratégico. Indique duas vantagens da produção desse tipo de energia.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 7Código: 10409

Discursivo

Biocombustíveis
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2008
Exibir texto da questão

O Brasil vai se tornar a Arábia Saudita verde? O Brasil é novamente o país do futuro. Depois de rodar pelo país e se encantar com o processo de produção do álcool a partir da cana-de-açúcar, Thomas Friedman, colunista do New York Times e um dos maiores especialistas em Oriente Médio, voltou para os Estados Unidos convencido de que o Brasil pode se tornar a Arábia Saudita do álcool. A comparação com o maior exportador mundial de petróleo não é delirante. O Brasil é o país mais avançado em produção de combustíveis de origem vegetal, também chamados biocombustíveis Época, 12/02/2007 Após vislumbrar a auto-suficiência na produção de petróleo, o Brasil desponta como possível destaque na utilização da biomassa como fonte de energia. Cite duas características do espaço físico brasileiro que favorecem a produção de biomassa no país. Cite também dois iscos, UM socioeconômico e outro ambiental, caso se confirme o prognóstico apresentado no texto.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(ENEM- BR - 2010)Número Original: 14Código: 3359

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Brasil.b Biocombustíveis Estados Unidos.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Responda sem pestanejar: que país ocupa a liderança mundial no mercado de etanol? Para alguns, a resposta óbvia é o Brasil. Afinal, o país tem o menor preço de produção do mercado, além de vastas áreas disponíveis para o plantio de matéria-prima. Outros dirão que são os EUA, donos da maior produção anual. Nos próximos anos, essa pergunta não deve gerar mais dúvida, pois a disputa não se dará em plantações de cana-de-açúcar ou nas usinas, mas nos laboratórios altamente sofisticados. TERRA, L. Conexões: estudos de ografa goal. São Pal: Modema, 2009 (adaptado) Abiotecnologia propicia, entre outras coisas, a produção dos biocombustíveis, que vêm se configurando em importantes formas de energias altemativas. Que impacto possíveis pesquisas em laboratórios podem provocar na produção de etanol no Brasil e nos EUA? O Aumento na utilização de novos tipos de matérias- primas para a produção do etanol, elevando a produtividade. O Crescimento da produção desse combustível, causando, porém, danos graves ao meio ambiente pelo excesso de plantações de cana-de-açúcar. O Estagnação no processo produtivo do etanol brasileiro, já que o país deixou de investir nesse tipo de tecnologia. O Elevação nas exportações de etanol para os EUA, já que a produção interna brasileira é maior que a procura, € o produto tem qualidade superior. @ Aumento da fome em ambos os países, em virtude da produção de cana-de-açucar prejudicar a produção de alimentos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?