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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2013)Número Original: 8Código: 16006

Segundo exame de qualificação

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) Intradisciplinar Oração Subordinada Adverbial Causal
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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Somos escravocratas ao deixarmos que a escola seja tão diferenciada, [!. 13) Aforma sublinhada introduz uma relação de tempo. A ela, entretanto, se associa outra relação de sentido. Essa outra relação de sentido presente na frase acima é de [A] causa (B) contraste (C] conclusão (D] comparação


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) - Oração Subordinada Adverbial Causal

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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 17Código: 7456071

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Os tipos cheios de si O difícil é encontrar quem nunca cruzou com (ou se passou por) um desses on-line A UNICA BEM-AMADA ; Só ela tem o parceiro “=, mais especial. Porque | momentos a dois são mesmo para divulgar. O TURISTA EM » TEMPO INTEGRAL | Postao ano inteiro ~ fotos das férias (deste e de outros anos). Parece viver viajando. O BALADEIRO é» VIDA LOUCA "2 Quase da para "É escutar o “Uhuuu!!!”, ” pelas fotos de bebidas e pistas de dança. O EXIBIDO HUMILDE Ele (acha que) disfarça ao dar dicas do próprio sucesso. Não engana ninguém. O GOURMET DE APARENCIAS Por que ir a um » O BEM RELACIONADO 5% DE OCASIAO Y/» Descobriu quemé o | “famoso” que aparece restaurante se na foto naquela hora. as ninguém souber? Mas não deixa passar. E clique no prato. A MAE ORGULHOSA DEMAIS / Faz questão de contar DA todas as gracinhas. “ Até as que só têm » graça para a mãe. O(A) LINDO(A) DEMAIS PARA NÃO MOSTRAR Acha que o dia de cabelo bom desculpa um autorretrato (selfie). Quem nunca, não é? Disponível em: http://epoca.globo.com. Acesso em: 20 mar. 2014. De acordo com esse infográfico, as redes sociais estimulam diferentes comportamentos dos usuários que revelam exposição exagerada dos indivíduos. comicidade ingênua dos usuários. engajamento social das pessoas. disfarce do sujeito por meio de avatares. autocrítica dos internautas. VOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ENEM- BR - 2017)Número Original: 31Código: 6888225

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a descontração, a diversão, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão esporte-performance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte. GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010. O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente ® nos Jogos Olímpicos, uma vez que reúnem diversos países na disputa de diferentes modalidades esportivas. @ nas competições de esportes individuais, uma vez que o sucesso de um indivíduo incentiva a participação dos demais. @ nos campeonatos oficiais de futebol, regionais e nacionais, por se tratar de uma modalidade esportiva muito popular no país. O nas competições promovidas pelas federações e confederações, cujo objetivo é a formação e a descoberta de talentos. @ nas modalidades esportivas adaptadas, cujo objetivo é o maior engajamento dos cidadãos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM - 2017)Número Original: 39Código: 6888866

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O jornal vai morrer. É a ameaça mais constante dos especialistas. E essa nem é uma profecia nova. Há anos a frase é repetida. Experiências são feitas para atrair leitores na era da comunicação nervosa, rápida, multicolorida, performática. Mas o que é o jornal? Onde mora seu encanto? O que é sedutor no jornal é ser ele mesmo e nenhum outro formato de comunicação de ideias, histórias, imagens e notícias. No tempo das muitas mídias, o que precisa ser entendido é que cada um tem um espaço, um jeito, uma personalidade. Quando surge uma nova mídia, há sempre os que a apresentam como tendência irreversível, modeladora do futuro inevitável e fatal. Depois se descobre que nada é substituído e o novo se agrega ao mesmo conjunto de seres através dos quais nos comunicamos. Os jornais vão acabar, garantem os especialistas. E, por isso, dizem que é preciso fazer jornal parecer com as outras formas da comunicação mais rápida, eletrônica, digital. Assim, eles morrerão mais rapidamente. Jornal tem seu jeito. É imagem, palavra, informação, ideia, opinião, humor, debate, de uma forma só dele. Nesse tempo tão mutante em que se tuíta para milhares, que retuítam para outros milhares o que foi postado nos b/ogs, o que está nos sites dos veículos on-line, que chance tem um jornal de papel que traz uma notícia estática, uma foto parada, um infográfico fixo? Terá mais chance se continuar sendo jornal. LEITÃO, M. Jornal de papel. O Tempo, n. 5 684, 8 jul. 2012 (adaptado). Muito se fala sobre o impacto causado pelas tecnologias da comunicação e da informação nas diferentes mídias. A partir da análise do texto, conclui-se que essas tecnologias mantêm inalterados os modos de produção e veiculação do conhecimento. provocam rupturas entre novas e velhas formas de comunicar o conhecimento. modernizam práticas de divulgação do conhecimento hoje consideradas obsoletas. substituem os modos de produção de conhecimentos oriundos da oralidade e da escrita. contribuem para a coexistência de diversos modos de produção e veiculação de conhecimento. o O ©


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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4(PUC - RIO DE JANEIRO - 2013)Número Original: 2Código: 6462626

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013
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Texto 2 Apesar de consideradas pela crítica, durante muito tempo, uma manifestação menor da literatura, as narrativas de viagem viveram momentos de glória no passado. Inúmeros escritores se dedicaram ao gênero, e eram muitos os leitores aficionados pelos relatos de aventuras. Na forma de diários, memórias ou simplesmente impressões de viagens, os textos surgiam aos borbotões, nos séculos XVIII e XIX, ora inspirados pelo Velho, ora pelo Novo Mundo, 5 expressando sempre o olhar fascinado, a curiosidade e o desejo do viajante de deixar registrada a sua experiência, que ele julgava ímpar. Na Europa, os destinos mais buscados eram a Alemanha, a Itália e a Espanha, fosse pela mitologia, pela glória passada ou pela profusão de ruínas históricas. E não importava se a viagem durasse semanas, meses ou anos; inte- ressava relatá-la e assim se inscrever na tradição do gênero. Dentre os mais ilustres viajantes, Goethe, Mme. de Stáel, 40 Victor Hugo, Michelet, Lamartine e Mérimée foram autores que incentivaram outros escritores a também excursionar e a escrever sobre as novas terras. A América foi igualmente pródiga em inspirar viajantes - em sua maioria pintores, botânicos, naturalistas, arqueó- logos ou simples aventureiros -, ainda que a maioria não tivesse pretensões literárias e quisesse apenas fazer anota- ções acerca da geografia, fauna e flora tropical das novas terras. 15 Octavio lanni, em A metáfora da viagem, afirma que a história dos povos “está atravessada pela viagem”, não importa se real (se ocorre o deslocamento geográfico, espacial e temporal), ou metafórica (sem o deslocamento físico, mas apenas o sensivel ou sensorial), pois toda sociedade trabalha a viagem, “seja como modo de descobrir o ‘outro’, seja como modo de descobrir o “eu”. A viagem destina-se, portanto, a ultrapassar fronteiras, a demarcar as diferenças e as semelhanças entre os povos. 2 E, se consideramos as condições em que os deslocamentos eram realizados, as enormes distâncias, o descon- forto de navios, carros de bois e ferrovias, além dos perigos de toda natureza a que estavam sujeitos, causa espanto encontrar tantas mulheres, dentre os viajantes, que ousaram deixar a segurança de seus lares, suas famílias e enfren- tar o preconceito, as novas fronteiras, o desconhecido. DUARTE, Constância Lima; MUZZART, Zahidé Lupinacci. Pensar o outro ou quando as mulheres Revista Estudos Feministas. vol.16 n.3. Florianópolis. Setembro/dezembro. 2008. Apresentação. Disponivel em: . Acesso em: 12 ago. 2012. ajam. a) Avoz do pensador Octavio lanni, autor do texto 1, foi empregada no texto 2 com um propósito discursivo. Explique a relação que se estabelece entre a citação de lamni e o texto 2 b) A diferença de sentido entre as frases abaixo é decorrente da posição do adjunto adverbial “durante muito tempo”. Justifique essa afirmativa, explicitando a diferença i) “Apesar de consideradas pela crítica, durante muito tempo, uma manifestação menor da literatura, as narrativas de viagem viveram momentos de glória no passado.” Apesar de consideradas pela crítica uma manifestação menor da literatura, as narrativas de viagem, durante muito tempo, viveram momentos de glória no passado.


Veja a resolução para saber se acertou!

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     Acertei     
     Errei     




5(USP- SP - 2016)Número Original: 53Código: 6387560

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais)
Informar Erro na Classificacao das Questões
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Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
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Considere as seguintes afirmações referentes ao texto de Jorge Amado: 1. Do ponto de vista do excerto, considerado no contexto da obra a que pertence, a religião de origem africana comporta um aspecto de resistência cultural e política. Il. Fica pressuposta no texto a ideia de que, na época em que se passa a história nele narrada, o Brasil ainda conservava formas de privação de direitos e de exclusão social advindas do período colonial. lll. Os contrastes de natureza social, cultural e regional que O texto registra permitem concluir corretamente que o Brasil passou por processos de modernização descompassados e desiguais. Está correto o que se afirma em a) 1 somente. b) IL somente. c) le ll somente. d) Ile, somente. e) Lllel


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