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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2024)Número Original: 10Código: 14122473

Exame Discursivo - Biologia

Histologia Vegetal
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Questão de Vestibular - UERJ 2024

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Exatamente Igual

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Histologia Vegetal

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Questões Parecidas

1(UEL - 2020)Número Original: 3Código: 9473108

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Consequências da retirada do Anel de Malpighi para as plantas .f Características do fluxo em massa de solutos no vegetais .f Características das funções dos tecidos vegetais .f
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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As figuras a seguir ilustram a prática conhecida como Anel de Malpighi. B C Essa pratica consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma arvore. Em A, está representado o movimento da condução de seiva, em B, o caule principal da planta após a retirada do anele, em C, o aspecto apresentado pelo caule principal após algumas semanas. Com base nas figuras, responda aos itens a seguir. a) Qual a função dos tecidos representados pelos números 1 e 2 em A? Em C, o que ocorrerá com a planta após algum tempo e por quê? b) O anel de Malpighi interfere no fluxo em massa de solutos. Como ocorre esse fluxo em massa?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(UERJ- RJ - 2019)Número Original: 6Código: 6977376

Exame Discursivo

Resposta no nome do tópico .f Uso de figuras (Biologia).t Características da formação dos anéis de crescimento das árvores .f Características gerais do xilema .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2019
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A contagem e a análise dos anéis de crescimento presentes nos troncos de árvores e arbustos possibilitam estimar a idade da planta e investigar as condições climáticas de épocas pré- existentes. Sabe-se que a grande disponibilidade de água, durante os períodos úmidos, favorece o crescimento de células com grande calibre, formando anéis claros. Já em períodos mais secos, as células ficam mais compactadas, formando anéis escuros. Observe a ilustração de um corte transversal do tronco de uma árvore, com anéis de crescimento claros e escuros; Adaptado de revistas.ufpr.br. Indique o tipo de tecido condutor responsável pela formação dos anéis de crescimento. Indique, também, dentre as substâncias químicas presentes nesse tecido, aquela que confere mais rigidez às paredes das células. Aponte, ainda, as duas principais funções desse tecido para os vegetais.


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3(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 13Código: 7507731

Primeira Fase - Prova Q e X

Identificação dos tecidos vegetais por meio de suas funções .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Um grande incêndio consumiu uma floresta inteira e deixou apenas os troncos das árvores em pé. Algumas plantas conseguiram rebrotar e produzir uma folhagem exuberante após alguns meses. Considerando a relação entre estrutura e função dos tecidos vegetais, as plantas mencionadas tiveram um bom desempenho logo após a queimada por serem dotadas de a) tecido esclerenquimático desenvolvido, capaz de promover alta atividade fotossintética. periderme pluriestratificada, capaz de isolar termicamente os feixes vasculares. aerênquimas, capazes de promover a difusão interna de gases e o metabolismo das raízes. epiderme foliar espessa, com cutícula rica em ceras capazes de reduzir a temperatura da planta.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP- SP - 2016)Número Original: 64Código: 6388086

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Análise de um experimento sobre o deslocamento de seiva nas plantas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Considere o seguinte experimento: Um experimento simples consiste em mergulhar a extremidade cortada de um ramo de planta de flores com pétalas brancas em uma solução colorida. Após algum tempo, as pétalas dessas flores ficarão coloridas. (Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Biologia hoje, 2011) Considere os mecanismos de condução de seiva bruta e seiva elaborada nos vegetais. Nesse experimento, o processo que resultou na mudança da cor das pétalas é análogo à condução de (A) seiva elaborada, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática positiva no interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores. (B) seiva bruta, sendo que, por transporte ativo, as cé- lulas da extremidade inferior do xilema absorveram pigmentos do corante, o que aumentou a pressão osmótica nas células dessa região, forçando a passa- gem de água com corante pelo xilema até as células das pétalas das flores. (C) seiva elaborada, sendo que, por transporte ativo, as células adjacentes ao floema absorveram a sacaro- se produzida nas pétalas da flor, o que aumentou a pressão osmótica nessas células, permitindo que, por osmose, absorvessem água com corante do floema. (D) seiva bruta, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática ne- gativa no interior do xilema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores. (E) seiva elaborada, sendo que a solução colorida era hi- potônica em relação à osmolaridade da seiva elabo- rada e, por osmose, a água passou da solução para o interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UFU - 2017)Número Original: 6Código: 7818510

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Identificação (Biologia) Características da teoria de Dixon sobre a condução de seiva bruta .f
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Questão de Vestibular - UFU 2017
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Um professor de Biologia propôs a quatro grupos de alunos que pensassem sobre a explicação acerca da condução da seiva bruta no interior das plantas vasculares. Os grupos apresentaram as seguintes possibilidades explicativas: Grupo Explicação A força impulsionadora da seiva bruta é gerada pelo diâmetro diminuto dos tubos L crivados presentes nos vasos do xilema. Isso exerce adesao e coesao entre as moléculas dos vasos, promovendo a ascensão da seiva. A produção de carboidratos nas folhas aumenta a concentração osmótica nesses órgãos 2. que exercem a sucção da seiva bruta e a capilaridade no interior dos vasos do xilema. A ascensão da seiva bruta é impulsionada pela sucção exercida pelas folhas quando 3. elas perdem água pela transpiração e pela coesão das moléculas de água no interior do xilema. Os solutos organicos acumulados no interior do xilema radicular desenvolvem uma 4. grande pressão osmótica que mantém as forças de coesão entre as moléculas de água, impulsionando a seiva bruta até a copa das árvores. Qual grupo apresenta a explicação que contém aspectos nos quais se baseia a teoria de Dixon”? KR wNnNa


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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