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Exercício 6388086

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(UNESP - 2016)Número Original: 64Código: 6388086

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Análise de um experimento sobre o deslocamento de seiva nas plantas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Considere o seguinte experimento: Um experimento simples consiste em mergulhar a extremidade cortada de um ramo de planta de flores com pétalas brancas em uma solução colorida. Após algum tempo, as pétalas dessas flores ficarão coloridas. (Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Biologia hoje, 2011) Considere os mecanismos de condução de seiva bruta e seiva elaborada nos vegetais. Nesse experimento, o processo que resultou na mudança da cor das pétalas é análogo à condução de (A) seiva elaborada, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática positiva no interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores. (B) seiva bruta, sendo que, por transporte ativo, as cé- lulas da extremidade inferior do xilema absorveram pigmentos do corante, o que aumentou a pressão osmótica nas células dessa região, forçando a passa- gem de água com corante pelo xilema até as células das pétalas das flores. (C) seiva elaborada, sendo que, por transporte ativo, as células adjacentes ao floema absorveram a sacaro- se produzida nas pétalas da flor, o que aumentou a pressão osmótica nessas células, permitindo que, por osmose, absorvessem água com corante do floema. (D) seiva bruta, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática ne- gativa no interior do xilema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores. (E) seiva elaborada, sendo que a solução colorida era hi- potônica em relação à osmolaridade da seiva elabo- rada e, por osmose, a água passou da solução para o interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





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