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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2024)Número Original: 3Código: 14119156

Exame Discursivo - História

Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - UERJ 2024

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Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)

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Questões Parecidas

1(UERJ - 2023)Número Original: 55Código: 12850972

Exame Único - Questões Objetivas

Escravidão no Período Colonial (Política e Sociedade)
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Questão de Vestibular - UERJ 2023
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Tereza de Benguela é um dos nomes esquecidos pela historiografia nacional. Nos últimos anos, passou a ser mais “TEREZA DE BENGUELA reconhecida, na busca de multiplicar as narrativas que revelam a formação sociopolítica brasileira. Tereza, que viveu no século XVIII, pode ter nascido no continente africano ou no Brasil. Ela chefiou o Quilombo do Quariterê, que se localizava na atual fronteira entre Mato Grosso e Bolívia. O Quilombo resistiu até 1770, quando foi destruído. Em homenagem a Tereza de Benguela, o dia 25 de julho é oficialmente, no Brasil, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Be Adaptado de ufrb.edu.br. O reconhecimento de Tereza de Benguela e a celebração do dia 25 de julho indicam uma mudança com o intuito de multiplicar narrativas sobre a formação social brasileira. Essa mudança tem como objetivo: (A (B (C (D oa naturalizar a inclusão de personalidades marginais a garantir a homogeneização de hierarquias étnicas promover a reparação de dívidas estruturais eS wa valorizar a ação de protagonistas plurais


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNESP - 2021)Número Original: 24Código: 13024547

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a formação e desenvolvimento dos quilombos no período de escravidão no Brasil .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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O quilombo significou uma alternativa concreta à ordem escravista — e, por isso, tornou-se um problema real e bas- tante amedrontador para a sociedade colonial e para as autoridades, que precisavam combatê-lo de modo sistemá- tico. Mas, ao mesmo tempo, o quilombo era parte da socie- dade que o reprimia, em função dos diversos vínculos que tinha com os diferentes setores desta. Tais vínculos, de natu- reza muito variada, incluíam a criação de toda sorte de rela- ções comerciais com as populações vizinhas, a formação de redes mais ou menos complexas para obtenção de informa- ções e, como não poderia deixar de ser, o cultivo de um sem- -número de laços afetivos e amorosos que se entrecruzavam nas periferias urbanas e nas fazendas. (Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.) Os quilombos existentes no Brasil colonial podem ser carac- terizados como espaços (A) de permanência provisória, a que os fugitivos recorriam até que conseguissem alforria ou pudessem escapar para países vizinhos, onde a escravidão já havia sido abolida. (B) tolerados pelos organismos policiais e repressivos da colônia, pois continham áreas importantes de produção de alimentos, que contribuíam para alimentação dos escravizados. (C) articulados à ordem estabelecida da sociedade colonial, pois resultavam da lógica do escravismo e, ao mesmo tempo, mantinham conexões regulares com comunida- des e cidades próximas. (D) de refúgio, que conseguiam sustentar-se e garantir a sobrevivência daqueles que neles se abrigavam, a partir da autossuficiência econômica e do completo isolamento. (E) de extrema violência, cujos moradores sofriam tanto com os ataques sistemáticos de bandeirantes quanto com a tirania dos chefes, que reproduziam internamente a lógi- ca escravista da sociedade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNICAMP - 2023)Número Original: 58Código: 12877638

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a formação e desenvolvimento dos quilombos no período de escravidão no Brasil .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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As estimativas sobre a população de Palmares no século XVII oscilam entre 5 e 20 mil pessoas. A crônica abaixo, de 1678, descreve o território palmarino: Reconhecem-se todos obedientes a um que se chama “o Ganga Zumba”, que quer dizer “Senhor Grande”. A este tem por seu rei e senhor todos os mais, assim naturais dos Palmares como vindos de fora. Habita na sua cidade real que chamam o Maca- co. Esta é a metrópole entre as mais cidades e povoações. Está fortificada toda em cerco de pau a pique, com torneiras abertas para ataque e defesa. E pela parte de fora toda se semeia de estrepes de ferro e buracos no chão. Ocupa esta cidade dila- tado espaço, forma-se mais de 1500 casas. A segunda cidade chama-se Sirbupira; nesta habita o irmão do rei que se chama "o Zona”. É fortificada toda de madeira e pedras, compreende mais de oitocentas casas. Das mais cidades e povoações darei notícia quando lhe referir as ruínas. (Adaptado de: ANTT, Manuscrito da Livraria, cod. 1185, fls. 149-55v. In: LARA, Silvia; FACHIN, Phablo (org.). Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678. São Paulo: Chão Editora, 2021, p. 9 - 49.) Sobre a organização do espaço palmarino, é correto afirmar que a) os negros que fugiram para Palmares ocuparam os espaços urbanos das vilas coloniais na Serra da Barriga; essas vilas tinham sido abandonadas por Portugal durante as guerras de expulsão, de Pernambuco, dos holandeses. b) o que se convencionou chamar de quilombo de Palmares era uma rede de povoações fortificadas, formadas por cen- tenas de casas e interligadas por meio de um sistema políti- co influenciado por lógicas culturais africanas. c) as povoações que constituíam Palmares se originaram da estrutura urbanística construída por Nassau nas serras de Pernambuco e Alagoas, a partir da racionalidade holandesa na época da luta pelo domínio do açúcar. d) a maioria da população negra que vivia nos mocambos de Palmares no século XVII era crioula, ou seja, nascida no Brasil, e combinava a influência da organização política de Angola e das redes urbanas litorâneas e europeias de Per- nambuco.


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     A     
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4(ETEC - 2022)Número Original: 45Código: 11810233

Segundo Semestre

Processos e fatos históricos sobre as estratégias de resistência dos africanos e descendentes escravizados no Brasil .f Questões de identificações (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - ETEC 2022
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O cotidiano da escravidão foi marcado por diversas formas de violências perpetradas por senhores e feitores, cujo intuito era submeter as pessoas escravizadas e evitar a rebelião contra este regime de trabalho. Muitas estratégias de resistência, porém, foram articuladas por escravizados. Entre elas, é correto mencionar (A) a Greve Geral de 1917, encabeçada pelos escravos de ganho de São Paulo e Rio de Janeiro. (B) a greve de fome realizada por Nelson Mandela na prisão, em Joanesburgo, na África do Sul, em 1948. (C) a onda de rebeliões de escravizados que se iniciou nas fazendas de café na Amazônia e no Rio Grande do Sul. (D) a revolução do Haiti, que derrubou o governo colonial português e estabeleceu a primeira monarquia das Américas. (E) a formação de quilombos, comunidades estabelecidas por escravos fugidos em diferentes partes do Brasil.


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5(URCA - 2022)Número Original: 6Código: 11701073

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Processos e fatos históricos sobre a figura histórica de Tereza de Benguela no Mato Grosso do século XVIII .f Mato Grosso.b
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Questão de Vestibular - URCA 2022
Questão de Vestibular - URCA 2022
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Em 25 de julho é comemorado o "Dia Na- cional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra", con- forme a Lei nº 12.987/2014. Tereza de Benguela foi uma mulher que viveu no século XVIII, na então Capitania do Mato Grosso. Dentre seus feitos reconhecidos está: A) Ter se convertido à religião islâmica e promovido a conver- são dos escravizados. B) Ter fugido do cativeiro e voltado para o continente africano, onde fundou um novo reino. C) Ter trabalhado nas missões religiosas católicas e promovido a conversão dos povos indígenas. D) Ter liderado um quilombo, o Quilombo do Quariterê, reu- nindo negros e povos indígenas, resistindo por mais de duas décadas. E) Ter feito uma política de conciliação junto aos senhores de escravos e impedido as revoltas dos escravizados.


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