Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2012)Número Original: 18Código: 13490

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Metáfora Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Que melhor introdução à compreensão das paixões e dos com- portamentos humanos do que uma imersão na obra dos gran- des escritores que se dedicam a essa tarefa há milênios? Com base no fato de que a palavra “imersão”, usada na expres- são uma imersão na obra, caracteriza uma metáfora, indique a alternativa que elimina essa metáfora sem perda relevante de sentido: (A) uma imitação da obra. (B) uma paráfrase da obra. (C) uma censura da obra. (D) uma transformação da obra. (E) uma leitura da obra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 34

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Metáfora - Textos Científicos (Interpretação de textos)

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2012)Número Original: 111Código: 10829

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Metáfora
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
Exibir texto da questão

Labaredas nas trevas Fragmentos do diário secreto de Teodor Konrad Nalecz Korzeniowski 20 DE JULHO [1912] Peter Sumerville pede-me que escreva um artigo sobre Crane. Envio-lhe uma carta: “Acredite-me, prezado senhor, nenhum jornal ou revista se interessaria por qualquer coisa que eu, ou outra pessoa, escrevesse sobre Stephen Crane. Ririam da sugestão. [...] Dificilmente encontro alguém, agora, que saiba quem é Stephen Crane ou lembre-se de algo dele. Para os jovens escritores que estão surgindo ele simplesmente não existe.” 20 DE DEZEMBRO [1919] Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal. Sou reconhecido como o maior escritor vivo da língua inglesa. Já se passaram dezenove anos desde que Crane morreu, mas eu não o esqueço. E parece que outros também não. The London Mercury resolveu celebrar os vinte e cinco anos de publicação de um livro que, segundo eles, foi “um fenômeno hoje esquecido” e me pediram um artigo. FONSECA, R. Romance negro e outras histórias, São Paulo Toni des Letras, 169% (mento) Na construção de textos literários, os autores recorrem com frequência a expressões metafóricas. Ao empregar o enunciado metafórico “Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal”, pretendeu-se estabelecer, entre os dois fragmentos do texto em questão, uma relação semântica de OQ causalidade, segundo a qual se relacionam as partes de um texto, em que uma contém a causa e a outra, a consequência O temporalidade, segundo a qual se articulam as partes de um texto, situando no tempo o que é relatado nas partes em questão. O condicionalidade, segundo a qual se combinam duas partes de um texto, em que uma resulta ou depende de circunstâncias apresentadas na outra. O adversidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta uma orientação argumentativa distinta e oposta à outra. @ finalidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta o meio, por exemplo, para uma ação e a outra, o desfecho da mesma.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP - 2021)Número Original: 6Código: 9237297

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Científicos (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2021
Exibir texto da questão

Considere o texto a seguir para responder à questão. No Brasil, a educação a distância só estava autorizada para o ensino superior (de maneira completa ou até 40% dos cursos presenciais) e uma parte do ensino médio (até 30% da carga horária do período noturno e 20% do diurno). A legislação brasileira atual não permite que a educação infantil e o ensino fundamental sejam feitos por EAD. Porém, diante da emergência de saúde pública e da situação atípica na educação, diversas flexibilizações foram adotadas para que os alunos pudessem dar prosseguimento às aulas de maneira remota. Marcio Kowalski, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Metodista, calcula que entre 30% e 50% dos seus alunos têm dificuldade para acompanhar o curso. Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo. “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”, brinca. |. Paz, “Desafios do ensino remoto na pandemia”. Adaptado a) Oqueo professor quis dizer ao proferir a frase “Não são todos que podem ter aquele clichê do computador com a estante de livros bonita atrás”? b) No período “Quando está dando aula, por exemplo, diz que alguns estudantes ficam repetidamente caindo e entrando na chamada de vídeo”, explique o emprego da expressão sublinhada.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 4Código: 10250

Primeiro exame de qualificação

Metáfora
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2008
Exibir texto da questão

A metáfora-base do texto se realiza, em plenitude, no terceiro parágrafo O caráter conferido por esse parágrafo ao texto pode ser qualificado como: (Al emotivo (B) sensual (Cl figurativo [D) contemplativo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 13Código: 9642

Segundo exame de qualificação

Metáfora
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UERJ 2010
Exibir texto da questão

O texto apresenta algumas figuras de estilo, como, por exemplo, a metáfora. O par de vocábulos com emprego metafórico está indicado em: (A) ziguezagues (¢. 2) - xadrez ((. 3) UJ (B) subconsciente ((. 2) - espelho ((. 7) (C) matéria ((. 6) - carne ((. 8) (D) substância ((. 13) - aço ((. 13)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(AFA- RJ - 2007)Número Original: 60Código: 22173

Metáfora
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - AFA 2007
Questão de Vestibular - AFA 2007
Exibir texto da questão

O teólogo Santo Tomás de Aquino listou algumas metáforas sobre a inveja. Numere a segunda coluna observando a explicação para a metáfora da primeira coluna. Em seguida, assinale a opção correta. 1- Ainveja é podridã 2- Roer-se de inveja. 3- O arroto da inveja. 4- O espinho da inveja. 5- Ainveja avinagra. ( ) A inveja não pode ser sufocada por muito tempo, pois ela acaba por vir à tona e é desagradável. (1) A inveja degrada as relações humanas e revela o lado fraco daquele que a sente. (1) A inveja traz em seu bojo um elemento que fere e espicaça quem asente. (1) A inveja é um sentimento que dilacera, além das relações humanas, o próprio coração do invejoso. () A inveja azeda, exaspera as relações entre as pessoas, transformando-as em pessoas infelizes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?