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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2013)Número Original: 66Código: 13290

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Níveis de Organização em Ecologia Nichos Ecológicos Classe Insecta (Insetos) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Analise a tira Níquel Náusea do cartunista Femando Gonsales. ra FESTA ALGUI Al INFANTIL PRA GENTE, É UM SACO BEBER? aa) - ha q Em E TOS ba Ss A 4 (Folha de S.Paulo, 29.04.2012.) Com relação aos insetos holometabolos, como os representa- dos nos quadrinhos, é correto afirmar que (A) (B) (©) (D) (E) os diferentes recursos explorados pelas formas jovem e adulta possibilitam que, em um mesmo hábitat, um mes- mo nicho ecológico possa comportar um maior número de espécies. a forma jovem compõe um nicho ecológico diferente da- quele da forma adulta, o que demonstra que a uma mesma espécie podem corresponder diferentes nichos ecológi- cos, mas não diferentes hábitats. os diferentes recursos explorados pelas formas jovem e adulta possibilitam que um mesmo hábitat suporte um maior número de indivíduos da espécie. as formas jovem e adulta competem pelos mesmos recur- sos em seu hábitat, o que exemplifica um caso de seleção natural. as formas jovem e adulta competem pelos mesmos recur- sos em seu hábitat, o que exemplifica um caso de compe- tição intraespecífica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Níveis de Organização em Ecologia - Nichos Ecológicos - Classe Insecta (Insetos)

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1(USP- SP - 2015)Número Original: 2Código: 5802129

Segunda Fase - Terceiro dia

Níveis de Organização em Ecologia Nichos Ecológicos Rec
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Questão de Vestibular - USP 2015
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Analise o gráfico abaixo, relativo à mortalidade de fêmeas fért septemspinosa) em água aerada, em diferentes temperaturas e sa do camarão-da-areia (Crangon idades, durante determinado período. DRC Cas Temperatura (°C) ETTA CC Calas 10 15 20 25 30 35 40 45 idade (5%) Begon, M., Townsend, C. R. & Harper, J. |. Ecologia: de indivi- duos a ecossistemas. Artmed. Porto Alegre, 2007. Adaptado. a) Qual dos seguintes conceitos — ecossistema, hábitat, nicho ecológico — está implícito nesse gráfico? b) Os dados de mortalidade representados nesse gráfico referem-se a que nível de organização: espécie, população ou comunidade? c) Temperatura e salinidade são fatores abióticos que, nesse caso, provocaram mortalidade das fêmeas do camarão-da-areia. Cite dois fatores bióticos que também possam produzir mortalidade.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 17Código: 12961

Verão

Fluxos de Energia e Matéria Níveis de Organização em Ecologia Controle Biológico (Ecologia) Nichos Ecológicos Rec
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
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As relações bióticas são essenciais ao processo de regulação das populações. As interações entre os elementos de uma comunidade constituem o resul- tado de milhares de anos de evolução biológica, com os diversos elementos relacionando-se reciproca- mente. A capacidade de suporte é um atributo do ecossistema, relacionado à densidade máxima sus- tentável de espécies que compartilham o uso de al- gum recurso limitante. A teoria da exclusão competi- tiva nos diz que quando duas espécies competem com grande sobreposição de nicho, aquela espécie que apresentar alguma vantagem competitiva, por pequena que seja, irá gradativamente aumentar a sua densidade, em detrimento da outra. Depois de algum tempo, apenas uma das espécies competido- ras permanecerá presente no ecossistema. Os pre- dadores são importantes nesta equação, pois, man- tendo as populações de presas em densidades abai- xo da capacidade de suporte, permitem a coexistên- cia das espécies competidoras. Um elemento estra- nho ao sistema, como uma espécie exótica, traz um novo desafio às espécies preexistentes, podendo até mesmo extinguir localmente uma espécie nativa. Ambientes de alta diversidade biológica, no entanto, oferecem menor oportunidade para o estabelecimen- to das espécies exóticas. Considerando as informações presentes no texto acima, é INCORRETO afirmar: A) As comunidades biológicas constituem o resul- tado de milhares de anos de evolução. Relações bióticas tais como predação, competição, entre outras, são essenciais a este equilíbrio. B) Acapacidade de suporte informa, em função da limitação de recursos naturais, a densidade máxima de uma determinada espécie que o ambiente é capaz de manter. C) Pet Shops vendem animais de diferentes regiões brasileiras, ou mesmo de países distantes. Soltar um destes animais no ambiente representa uma ameaça às comunidades naturais. D) Comunidades com grande diversidade biológi- ca, como a floresta amazônica, são mais vulne- ráveis à introdução de espécies exóticas, pois a espécie introduzida terá facilidade em encontrar recursos pouco explorados pelas espécies locais. E) A preservação de espécies predadoras é funda- mental para a manutenção da diversidade bioló- gica, pois, ao retirar-se o predador de um ecossis- tema, pode-se também perder algumas de suas espécies-presa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP- SP - 2011)Número Original: 67Código: 13700

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Classe Arachnida (Aracnídeos) Filo Arthropoda (Artrópodes) Características Gerais e Classificação (Artrópodes) Identificação do número de insetos de uma coleta .f Classe Insecta (Insetos) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Para o insetário da feira de ciências de uma escola, a profes- sora instruiu os alunos a coletar insetos de diferentes espécies e os trazer para a sala de aula, onde seriam identificados, pre- servados e montados para a exposição. Exemplo de insetário para exposição ou coleção científica. Dentre os exemplares coletados, havia três espécies de ara- nhas; uma de centopeia; quatro espécies de besouro; uma de lagartixa; duas espécies de libélula; quatro vespas, todas da mesma espécie; três carrapatos, também de uma única espé- cie; duas espécies de borboletas; duas de formigas; uma de louva-a-deus; e uma de escorpião. O número de espécies de insetos coletado pelos alunos para compor o insetário é (A) 24. (B) 19. (C) 18. (D) 14. (E) 12.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(USP - 2018)Número Original: 3Código: 6984817

Segunda Fase - Terceiro dia

Identificação das fases de desenvolvimento dos insetos .f Características da metamorfose dos insetos .f
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Questão de Vestibular - USP 2018
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Gafanhotos alados (Orthoptera), formando nuvens, atacaram recentemente lavouras de mandioca, na região Norte do Brasil, trazendo prejuízos econômicos. Outra praga agrícola que vem causando danos para a economia é a lagarta-do-cartucho (Lepidoptera), que ataca plantações de milho e reduz a produção desse grão em até 50%. a) Como esses insetos são classificados quanto ao tipo de desenvolvimento e ao processo de metamorfose? b) Quais são as fases de desenvolvimento representadas pelo gafanhoto alado e pela lagarta?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
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5(FAMERP - 2015)Número Original: 7Código: 7890714

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Características externas dos insetos .f Resposta no nome do tópico .f Identificação das fases de desenvolvimento dos insetos .f Uso de figuras (Biologia).t Classificação taxonômica dos artrópodes .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2015
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As figuras mostram a espécie Lonomia obliqua (ordem Lepidoptera) em duas fases distintas: quando lagarta (taturana), bastante perigosa ao ser humano, em função da elevada toxicidade do veneno contido em suas cerdas; e já metamorfo- seada em mariposa, não representando risco algum. LAGARTA MARIPOSA (www.inaturalist.org) (http://rnesanantonio.blogspot.com.br) a) A qual filo e classe pertence esse animal? Cite duas características externas exclusivas dos integrantes dessa classe. b) Qual o tipo de desenvolvimento característico dessa ordem? Indique suas etapas.


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