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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2013)Número Original: 64Código: 13276

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Experimentos (Fotossíntese) Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Um vaso com uma planta de folhas verdes foi colocado so- bre uma mesa, no centro de um quarto totalmente vedado, de modo a impedir a entrada da luz externa, e ali permaneceu por 24 horas. Durante as 12 primeiras horas (período 1), a planta foi ilumina- da com luz verde, de comprimento de onda na faixa de 500 a 550 nm. Nas 12 horas seguintes (período II), a planta foi ilumi- nada com luz laranja-avermelhada, de comprimento de onda na faixa de 650 a 700 nm. Considerando a incidência da luz sobre a planta e a taxa fotos- sintética, é correto afirmar que, aos olhos de um observador não daltônico que estivesse no quarto, as folhas da planta se apresentariam (A) de cor verde no período I e enegrecidas no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período II e reduzida ou nula no período 1. (B) enegrecidas no período I e de cor vermelha no período II, ea taxa de fotossíntese seria maior no período I e reduzida ou nula no período II. (C) enegrecidas no período I e enegrecidas no período II, e em ambos os períodos a planta não realizaria fotossíntese, mas apenas respiração. (D) de cor verde no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I do que no período II. (E) de cor verde no período I e de cor verde no período II, e a taxa de fotossíntese seria a mesma em ambos os períodos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 39

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Experimentos (Fotossíntese) - Fatores Limitantes Externos

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Questões Parecidas

1(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 32Código: 10077

Primeiro exame de qualificação

Experimentos (Fotossíntese) Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Fatores Limitantes Externos Pigmentos Fotossintéticos Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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A maioria dos seres autorróficos capta a energia da radiação luminosa que recebem. No entanto, seus pigmentos fotossintetizantes são capazes de absorver essa radiação, com eficiência, apenas para determinadas frequências. O gráfico abaixo mostra o espectro de absorção de luz desses pigmentos, encontrados em um determinado fitoplancton: taxa de absorção de radiação 300 350 400 450 500 550 600 650 700 750 800 “comprimento de onda (nm) Uma mesma quantidade desse fitoplâncton foi adicionada a cada um de quarro recipientes, contendo meio de crescimento adequado Durante determinado tempo, os recipientes foram mantidos sob temperatura constante e iluminados com a mesma quantidade de energia. Foram usados, porém, comprimentos de onda diferentes, como mostra a tabela número do recipiente | comprimento de onda usado (nm) 1 700 2 650 3 500 4 400 Ao final do experimento, o número de células em cada um foi contado. A maior c a menor quantidade de células foram encontradas, respectivamente, nos recipientes de números: (A) 1e4 (B) 2e3 (© 2e4 (D) 3e1


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 26Código: 9702

Segundo exame de qualificação

Fotossíntese Experimentos (Fotossíntese) Germinação e Crescimento Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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O aumento da concentração de CO, na atmosfera intensifica a ação fertilizante desse gás, o que acelera o crescimento de diversas plantas. Na natureza, no entanto, há fatores limitantes dessa ação. Em um experimento, duas pequenas mudas de milho foram plantadas em solo arenoso, sob idênticas condições de temperatura e de taxa de iluminação, irrigadas diariamente com um pequeno volume de água comum, igual para ambas. As plantas foram mantidas em ar atmosférico contendo CO, nas seguintes proporções: ¢ planta 1: 340 mg.L" * planta 2: 680 mg.L" Escolheram-se duas folhas, uma de cada muda, e suas massas foram medidas durante 30 dias. Observe o gráfico a seguir, no qual duas das curvas representam os resultados dessa medição: E 5 W Ss g x 3s E Y | T T T el 0 10 20 30 dias A curva que representa o desenvolvimento da planta 2 e o fator cuja deficiência limitou a ação fertilizante do CO, são: (A) W- sais minerais (B) X-— oxigênio (C) Y — aminoácidos (D) Z-luz


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(USP- SP - 2020)Número Original: 4Código: 7504657

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Identificação de plantas com maior taxa de fotossíntese no período de maior luminosidade.t Intensidade de luz necessária para que uma planta consuma mais CO2 do que o produza.t Características das plantas com maior crescimento em áreas de sombra.t Identificação do horário com maior quantidade de estômatos abertos de plantas sujeitas a diferentes condições ambientais.t Identificação de plantas em estresse hídrico.t Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - USP 2020
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Analise os gráficos relativos ao comportamento de plantas sujeitas a diferentes condições ambientais: Quantidade de água absorvida Cc) O pelas raízes a O 4 8 12 16 20 24 ~ Horário do dia Quantidade de estômatos abertos poa o O 4 8 12 16 20 24 ~ Horário do dia Quantidade de estômatos abertos RO) O a 0 4 8 12 16 20 24 ~ Horário do dia Quantidade de CO; consumido na fotossintese ps Intensidade luminosa Em relação ao gráfico |, em que horário aproximado do dia se espera maior quantidade de estômatos abertos? Toy = 67 Planta A a / fotossintese o. “ «* PlantaB | 2 / bd . me m2 e respiração O 2+ 2 É | ; ; => 2 4 6 opesaq!| 709 ap apepgueno Considerando os gráficos Il e Ill, como representativos de indivíduos da mesma espécie, indique aquele associado a plantas em estresse hídrico e aquele associado à maior taxa de fotossíntese no período de maior luminosidade. Pela análise do gráfico IV, qual planta cresce melhor na sombra? Qual é a intensidade mínima de luz, aproximadamente, para que a planta B consuma mais CO; do que produza?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UFPB- PB - 2013)Número Original: 46Código: 6856

Terceira série

Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2013
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Em um experimento, testou-se o efeito da temperatura e da intensidade luminosa sobre a capacidade fotossintética de plântulas de mogno (Swietenia macrophylla) e acariquara (Minquartia guianensis). Os resultados obtidos em cada situação testada estão apresentados nos gráficos a seguir. Temp.- 32°C Temp. 320 Temoi:a Luz - 1,700 mol ny SRE oe Luz- 1.700 umol m? Luz - 1.000 umol nr*s g o ms : g 9 = S o o + = E = o x Em i é ã ã a Ea Ê 0 4 05 . r = 0 20 40 60 80 100 © 20 40 60 80 100 O 20 40 60 80 100 Tempo Tempo Tempo “Adaptado de: Dias, D. P. & Marenco, R. A. Pesquisa Agropecuária Brasileira. V. 42, n. 3, p. 307, mar. 2007. A partir da análise dos gráficos apresentados e dos conhecimentos sobre fisiologia vegetal, pode-se concluir: I O mogno é uma planta heliófila por ter alta taxa fotossintética nas intensidades luminosas testadas. II. A acariquara possui um ponto de saturação luminosa menor que o mogno. HI. A alta temperatura pode afetar negativamente a taxa fotossintética do mogno. IV. A acariquara pode ser considerada uma planta umbrófila, quando comparada ao mogno, pois sua taxa fotossintética é sempre menor, independente dos parâmetros testados. As conclusões corretas são: a) apenas Ie II c) apenas I, Ie HI e) LIl,UleIV b) apenas II e IV d) apenas I, II] e IV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 18Código: 12484

Inverno

Experimentos (Fotossíntese) Rec
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
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A figura abaixo representa um experimento que con- sistiu em manter quatro animais isolados em cam- pânulas de vidro transparente hermeticamente fecha- das.Foram colocadas a mesma espécie de plantas em duas campânulas. As campânulas A e B foram mantidas na luz, enquanto que as campânulas C e D permaneceram no escuro. O experimento foi repetido várias vezes, sempre com os mesmos resultados. ESCURO Após um determinado tempo, previamente estabele- cido, observou-se que os animais nas campáânulas B, Ce D estavam mortos, enquanto o animal na campânula A continuava vivo. Considerando o experimento realizado e os resulta- dos obtidos, afirma-se: 1 Aluzé essencial para a vida animal e vegetal IL O experimento avaliou a relação existente entre luz, animais e plantas. As plantas prolongaram a vida do animal mantido em campânula na luz IV. As plantas aceleraram a morte dos animais man- tidos em campáânulas no escuro. Interpretando o texto e a figura acima, estão corretas apenas as afirmativas A) lel. B) lelv. c) Hell D) Illelv. E) Lllelll


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
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