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1(UNESP- SP - 2013)Número Original: 64Código: 13276

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Experimentos (Fotossíntese) Fatores Limitantes Externos Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Um vaso com uma planta de folhas verdes foi colocado so- bre uma mesa, no centro de um quarto totalmente vedado, de modo a impedir a entrada da luz externa, e ali permaneceu por 24 horas. Durante as 12 primeiras horas (período 1), a planta foi ilumina- da com luz verde, de comprimento de onda na faixa de 500 a 550 nm. Nas 12 horas seguintes (período II), a planta foi ilumi- nada com luz laranja-avermelhada, de comprimento de onda na faixa de 650 a 700 nm. Considerando a incidência da luz sobre a planta e a taxa fotos- sintética, é correto afirmar que, aos olhos de um observador não daltônico que estivesse no quarto, as folhas da planta se apresentariam (A) de cor verde no período I e enegrecidas no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período II e reduzida ou nula no período 1. (B) enegrecidas no período I e de cor vermelha no período II, ea taxa de fotossíntese seria maior no período I e reduzida ou nula no período II. (C) enegrecidas no período I e enegrecidas no período II, e em ambos os períodos a planta não realizaria fotossíntese, mas apenas respiração. (D) de cor verde no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I do que no período II. (E) de cor verde no período I e de cor verde no período II, e a taxa de fotossíntese seria a mesma em ambos os períodos.


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2(UNESP - 2021)Número Original: 64Código: 9314223

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características da variação da taxa de fotossíntese de plantas submetidas a diferentes temperaturas .f Identificação (Biologia) Com gráfico de linhas (Biologia).t

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A figura mostra um experimento realizado com duas espécies de gramíneas, Ae B. As gramíneas foram inicialmente planta- das em uma curta faixa nos extremos opostos de duas caixas retangulares contendo solo. As caixas foram acondicionas em ambientes separados e submetidas à mesma intensida- de luminosa. Por semanas, ambas as caixas foram regadas igualmente, mas uma delas foi mantida a 10 ºC e a outra, a 40 °C. we o JA solo 10 °C, A solo By 40 ºC O gráfico que melhor representa a variação da taxa de fotos- síntese de ambas as espécies, em relação às temperaturas a que foram submetidas, é: (A) >. Fr A B Taxa de fotossintese | | bo t T Fr 10 40 Temperatura (°C) = WO — >. _ Taxa de fotossintese > T T | 10 40 Temperatura (°C) >. ” (C) Taxa de fotossintese | | bo 10 40 Temperatura (ºC) bo yr (D) Taxa de fotossintese | | >. tT T Fr 10 40 Temperatura (°C) = m — >. yr Taxa de fotossintese > | | bo 10 40 Temperatura (ºC)


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3(UNESP - 2018)Número Original: 65Código: 7002269

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Análise metabólica da relação entre a taxa de fotossíntese e de respiração de uma planta sob diferentes intensidades luminosas.t Com gráfico de linhas (Biologia).t

Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Os gráficos apresentam as taxas de respiração e de fo- tossintese de uma planta em função da intensidade lumi- nosa a que é submetida. taxas de fotossíntese e de respiração A b>. rr C intensidade luminosa Ww e e e e e e e e e A De acordo com os gráficos e os fenômenos que repre- sentam, (A) no intervalo A-B a planta consome mais matéria orgá- nica que aquela que sintetiza e, a partir do ponto B, ocorre aumento da biomassa vegetal. (B) no intervalo A-C a planta apenas consome as reser- vas energéticas da semente e, a partir do ponto C, passa a armazenar energia através da fotossíntese. (C) a linha 1 representa a taxa de respiração, enquanto a linha 2 representa a taxa de fotossíntese. (D) no intervalo A-C a planta se apresenta em processo de crescimento e, a partir do ponto C, há apenas a manutenção da biomassa vegetal. (E) no intervalo A-B a variação na intensidade luminosa afeta as taxas de respiração e de fotossíntese e, a partir do ponto C, essas taxas se mantêm constantes.


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4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 66Código: 7506003

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Duração da fotossíntese sob diferentes condições de luminosidade.t Duração da respiração celular de uma planta sob diferentes condições.t

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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A tabela mostra os horários do nascer e do pôr do Sol na cidade de São Paulo, em quatro datas do ano de 2019. Data 7 Nascer do Sol 7 Pôr do Sol 24demarço 6h12 ! 18h12 “21dejunho 26h48 te 17h27 “A9desetembro : 6hOO | 18h00 “22 de dezembro * | BhiB. 1sh51 (www.sunrise-and-sunset.com. Adaptado. ) Em Macapa, unica capital brasileira cortada pela linha do equador, o nascer e o pôr do Sol nessas quatro datas ocor- rem em horarios diferentes daqueles registrados para Sao Paulo. Considere dois arbustos da mesma espécie, com o mesmo porte, em vasos de mesmo tamanho, mantidos à luz ambien- te, em dia sem nebulosidade, sob condições adequadas de temperatura, nutrição e aporte hídrico, um deles na cidade de São Paulo e o outro na cidade de Macapá. Com relação aos tempos de duração da fotossíntese e da respiração celular nesses dois arbustos, assinale a alterna- tiva correta. (A) Em 21 de junho, a duração da fotossíntese no arbusto em São Paulo foi maior do que no arbusto em Macapá, mas a duração da respiração foi igual em ambos. (B) Nas quatro datas, a duração da fotossíntese e a duração da respiração são iguais em ambos os arbustos. (C) Em 21 de junho, a duração da respiração foi maior do que a duração da fotossíntese em ambos os arbustos, situação que se inverterá em 22 de dezembro. (D) Em 24 de março e em 19 de setembro, a duração da fotossíntese foi a mesma que a da respiração em ambos os arbustos. (E) Em 22 de dezembro, a duração da fotossíntese no ar- busto em São Paulo será maior do que no arbusto em Macapá, mas a duração da respiração será igual em ambos.


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5(UNESP- SP - 2011)Número Original: 64Código: 13687

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Fotossíntese Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Fatores Limitantes Externos Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Suponha a seguinte situação hipotética: Em pleno mês de dezembro, um botânico está em um barco no oceano Atlântico, exatamente no ponto que corresponde à intersecção de duas linhas imaginárias: a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Na figura, a seta indica esse ponto. No barco, há dois vasos contendo duas plantas da mesma espé- cie, que foram cultivadas em condições idênticas. Uma delas foi cultivada no litoral do Pará e, a outra, no litoral do Gabão, ambos os locais cortados pela linha do equador. Suponha que as duas plantas apresentam a mesma eficiência fotossintética e que, partindo do ponto de intersecção das linhas, o botânico possa se deslocar ao longo da linha do equador ou do meridia- no de Greenwich. Planisfério. A seta indica a intersecção entre a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Com relação à eficiência fotossintética das plantas após o deslo- camento em relação àquela do ponto de origem, e considerando apenas a variação da incidência dos raios solares, é correto afir- mar que (A) a eficiência fotossintética de ambas as plantas não irá se alterar se o botânico navegar para maiores latitudes, em qualquer sentido. (B) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintéti- ca se o botânico navegar para maiores longitudes, em sen- tido leste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída. (C) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintéti- ca se o botânico navegar para maiores longitudes, em sen- tido oeste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída. (D) ambas as plantas manterão, aproximadamente, a mesma eficiência fotossintética se o botânico navegar para maio- res longitudes, tanto em sentido leste quanto para oeste. (E) ambas as plantas terão a eficiência fotossintética aumen- tada se o botânico navegar para maiores latitudes ao norte, mas terão a eficiência fotossintética diminuída se navegar para o sul.


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