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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2023)Número Original: 44Código: 13030741

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Especiação (Teorias da evolução)
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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ipé: CONHECA TODOS OS TIPOS E CORES Ipê é a denominação de uma grande variedade de espé- cies do gênero Handroanthus, da família Bignoniaceae. São árvores de grande porte conhecidas por sua beleza, exube- rância das flores, ampla distribuição em todas as regiões do Brasil e que gostam de calor e sol pleno. As espécies de ipê diferem na coloração das flores e no período de floração. Flo- rescem entre junho e novembro, quando perdem suas folhas, que são substituídas por cachos de flores de cores intensas, começando pelo ipê-roxo e ipê-rosa, depois o ipê-amarelo e por último o ipê-branco. As flores caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor. (www.ibflorestas.org.br. Adaptado.) Muitas cidades brasileiras incluem as diferentes espécies de ipês em seus projetos de arborização urbana. Nessas cida- des, é comum que uma mesma rua ou avenida se enfeite de rosa com a floração dessa espécie de ipê, algumas sema- nas depois se enfeite de amarelo com a floração dessa outra espécie, e logo depois de branco. O mesmo acontece nas matas onde essas espécies ocorrem. Na perspectiva da biologia evolutiva, o breve período de flo- ração dos ipês e a floração das espécies em períodos não coincidentes (A) atenuam o impacto da ação de insetos fitófagos sobre as flores, o que resulta em maior sucesso reprodutivo e maior produção de sementes. (B) contribuem para o isolamento reprodutivo entre as espé- cies, o que ajuda a evitar a formação de híbridos. (C) ampliam o período reprodutivo das espécies do gênero Handroanthus, o que assegura a formação de sementes por um maior período ao longo do ano. (D) minimizam a competição interespecífica, o que permite que um maior número de árvores explore o mesmo nicho ecológico. (E) favorecem a constante presença de polinizadores que promovem o fluxo gênico entre as espécies, o que leva ao aumento da variabilidade genética e à adaptação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 50

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Especiação (Teorias da evolução)

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Questões Parecidas

1(UFU - 2018)Número Original: 1Código: 7818674

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1

Identificação de situações onde ocorre uma barreira reprodutiva pré-zigótica.t Identificação de situações onde ocorre uma barreira reprodutiva pós-zigótica.t
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Questão de Vestibular - UFU 2018
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Moscas não podem cruzar com rãs ou samambaias, mas as barreiras reprodutivas entre espécies afins também existem, como descrito nas situações a seguir. |- Duas espécies de cobra do gênero Thamnophis ocorrem na mesma área geográfica, mas uma delas vive principalmente na água, e a outra é terrestre. ||- Algumas subespécies de salamandra do gênero Ensatina vivem nas mesmas regiões e hábitats, onde talvez elas possam ocasionalmente hibridizar. No entanto, a maioria dos híbridos não completa o desenvolvimento, e aqueles que conseguem são frágeis. I- Os atobás-de-pés-azuis, habitantes das ilhas Galápagos, acasalam-se apenas depois de uma corte exclusiva da espécie. Parte do “roteiro” manda o macho levantar a pata azul, comportamento que chama a atenção da fêmea. IV- Na América do Norte, as áreas geográficas de uma espécie de gambáã que ocorre no Leste (Spilogale putorius) e no Oeste (Spilogale gracilis) se sobrepõem, mas S. putorius se reproduz no fim do inverno, e S. gracilis se reproduz no fim do verão. Quais situações indicam, respectivamente, uma barreira pós-zigótica e uma barreira pré- zigótica comportamental”? A) Hell. B) le ll C) IVell. D) lle lV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFRGS - 2019)Número Original: 20Código: 7080357

Terceiro Dia

Identificação do tipo de especiação que ocorre por separação geográfica.t Identificação do tipo de especiação que ocorre na mesma localização geográfica.t
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Questão de Vestibular - UFRGS 2019
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Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. No processo de especiacao ........ , a separação geográfica entre populações de uma espécie ancestral é o primeiro passo para formação de duas novas espécies. Já no processo de especiação reesa , Ocorre o surgimento de duas novas espécies em uma mesma localização geográfica, decorrente de rearranjos cromossômicos ou mutações, diferenciando conjuntos gênicos dentro de uma mesma população. (A) simpátrica (B) alopátrica (C) por deriva genética (D) por gradualismo (E) por inviabilidade do hibrido por migração simpátrica alopátrica por migração por gradualismo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFRGS- aa - 2016)Número Original: 21Código: 6396657

Terceiro Dia

Fatores que levam a formação de novas espécies vegetais .f Condições para que ocorra o processo de radiação adaptativa .f Definição do conceito biológico de espécies .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2016
Questão de Vestibular - UFRGS 2016
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Considere as seguintes informações sobre as espécies e os processos de especiação. I - As espécies, de acordo com o conceito biológico, são constituídas por grupos de populações naturais que se intercruzam de maneira real ou potencial e que estão reprodutivamente isolados de outros grupos. II - As aneuploidias podem dar origem a novas espécies vegetais, sem a necessidade de isolamento geográfico. II- Uma radiação adaptativa tem grandes chances de ocorrer em ambientes onde exista uma série de recursos subutilizados. Quais estão corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas II. (D) Apenas I e III. (E) 1, We Ill.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(FAMERP - 2017)Número Original: 4Código: 7890798

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Representação filogenética de populações em isolamento reprodutivo pós-zigótico advindas de um mesmo ancestral Identificação do tipo de especiação que possibilitou a formação de espécies em diferentes áreas.f Características do processo de isolamento reprodutivo pós-zigótico
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Questão de Vestibular - FAMERP 2017
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A imagem ilustra duas espécies de esquilos (Ammospermophilus harrisile Ammospermophilus leucurus) encontrados em diferentes áreas do Grand Canyon nos Estados Unidos. (Neil A. Campbell et a/. Biology: concepts and connections, 2009. Adaptado.) a) Cite o tipo de especiação que possibilitou a formação dessas espécies de esquilos. Justifique sua resposta. exista um isolamento reprodutivo pós-zigótico entre eles. Represente um cladograma com as duas espécies apresen- tadas. O que significa dizer que essas espécies estão em isolamento reprodutivo pós-zigótico?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(UFRGS- aa - 2013)Número Original: 19Código: 6393945

Terceiro Dia

Características gerais dos mecanismos de isolamento reprodutivo .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2013
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Analise as informações abaixo, relacionadas aos mecanismos de isolamento reprodutivo. - Os sapos do gênero Scaphiopus vivem em diferentes tipos de solo. 2 - Existem insetos que se acasalam em diferentes horários, durante a noite. 3 - As fêmeas de vagalumes não respondem aos sinais de luz emitidos pelos machos de outras espécies. 4 - O pólen de uma espécie de angiosperma é transferido ao estigma de outra espécie, mas os tubos polínicos não atingem os óvulos, por crescerem lentamente. Com relação às informações apresentadas, assinale a alternativa correta. (A) Em 1, o mecanismo de isolamento é mecânico, e os parceiros potenciais encontram-se. (B) Em 1 e 2, os mecanismos de isolamento são, respectivamente, de habitat e de tempo, e os parceiros potenciais não se encontram. (C) Em 2 e 3, os mecanismos de isolamento são etológicos, e os parceiros potenciais encontram-se, mas não copulam. (D) Em 3, o mecanismo de isolamento é mecânico, e os parceiros potenciais não se encontram. (E) Em 4, o mecanismo de isolamento reprodutivo é pós-zigótico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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