Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2023)Número Original: 5Código: 13024344

Processo Seletivo - Segunda Fase - Provas Específicas - Prova de Sociologia

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Contrastes sociais e econômicos históricos da diversidade étnica nas regiões brasileiras atuais
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2023
Exibir texto da questão

“Mecanismos de discriminação étnico-racial no país se revelam na dinâmica do mercado de trabalho. Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizado em 2010, mostra que a população negra teve uma trajetória desfavorável para se manter ou ascender no emprego, quando comparada a não negros, nas principais regiões metropolitanas do país. Aproximadas, as taxas de desemprego por cor, entre 2007 e 2010, indicam um maior número de desempregados negros. Em razão da pobreza de parte dessas famílias, a entrada de jovens no mercado de trabalho costuma ser precoce, dificultando a conclusão dos estudos de nível básico e o ingresso no ensino superior ou em cursos de qualificação. Por exercerem trabalho precário, muitas vezes informal, essas pessoas precisam permanecer mais tempo trabalhando para obter o direito à aposentadoria.” ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. p. 129. Considerando a relação entre educação formal e qualificação profissional proposta pela passagem acima e na obra citada, qual é o principal mecanismo que atualmente visa minimizar as desigualdades sociais e a discriminação étnico- racial apontadas no trecho? Adicionalmente, aponte três aspectos dessa relação e uma ação do Estado que levaram à necessidade de criação desse mecanismo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Contrastes sociais e econômicos históricos da diversidade étnica nas regiões brasileiras atuais

Exibir Questões - UFPR

Questões Parecidas

1(UEMA - 2022)Número Original: 38Código: 11657714

PAES - Prova Objetiva

Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Brasil.b Contrastes sociais e econômicos históricos da diversidade étnica nas regiões brasileiras atuais Questões com mapas, gráficos e tabelas (Sociologia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2022
Exibir texto da questão

Leia o gráfico sobre taxa de pobreza por grupo étnico-racial e gênero. Taxa de pobreza no Brasil em 2020-21, por grupo EH Mulheres negras E Homens negros EH Mulheres brancas E Homens brancos 40% 30 20 10 Pré-pandemia Julho/2020 Outubro/2020 2021, com AE Fonte: Made-USP “Dados de 2020 observados e dados de 2021 baseados em simulação https://www.nexojornal.com.br/expresso/2021/04/25/Desigualdade-de-g%C3%AAnero-e-ra%C3%A 7a-o-perfil-da-pobreza-na-crise. Agora, analise as assertivas abaixo, considerando os dados apresentados no gráfico. I) As pessoas negras encontram-se nos grupos com maior percentual de pobres, em todos os contextos pesquisados, expressando as desigualdades econômicas e sociais entre brancos e negros. II) O grupo com maior percentual de empobrecimento, no contexto pandêmico de 2021, é o das mulheres negras, expressando que esse grupo sofre ainda mais as desigualdades econômicas e sociais, em virtude do gênero. III) O percentual de homens brancos, entre os pobres, apresenta uma leve redução em 2021, quando comparado aos contextos anteriores, expressando a vantagem econômica dos homens sobre as mulheres. IV) As mulheres brancas apresentam gradativo aumento no percentual de empobrecimento, a partir de outubro de 2020, expressando os efeitos do crescimento econômico direcionado, apenas, para os homens brancos. Estão corretas as assertivas a)lelll b) Ile III c)lell d) Ile IV e) Ile IV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEA - 2018)Número Original: 22Código: 7829665

Macro - Conhecimentos Gerais

Contrastes sociais e econômicos históricos da diversidade étnica nas regiões brasileiras atuais
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2018
Questão de Vestibular - UEA 2018
Exibir texto da questão

Leia o trecho da resenha de Leila Saraiva do livro Do cor- po ao pó: crônicas da territorialidade Kaiowá e Guarani nas adjacências da morte, escrito pelo antropólogo Bruno Morais. A morte, que aparece já no título da obra, acompanha os interlocutores do autor cotidianamente [...]. Habituada com a guerra, D. Damiana, umas das principais personagens do livro, é tudo, menos vítima: continua abrindo sua roça em meio a um cerco perverso da soja, continua cuidando de seus mortos, levantando acampamento, combatendo a disciplina colonizadora que tentam impor, sem sucesso, ao seu corpo, a sua terra. (Le monde diplomatique Brasil, maio de 2018.) O trecho apresenta a história de algumas regiões do Brasil atual como um mosaico constituído (A) pela inexistência de projetos estatais, pelo fim do extra- tivismo econômico e pela falta de consciência social dos povos indígenas. (B) pela igualdade dos grupos econômico-sociais, pela uni- dade cultural e pela ausência de disputas por terra. (C) pelo baixo desenvolvimento econômico, pela preserva- ção do meio ambiente e pela garantia da propriedade coletiva. (D) pelo avanço da fronteira agrícola, pela diversidade étnica e pela terra como fator de constituição de identidade. (E) pela oposição estatal à concentração fundiária, pelo silêncio da Constituição sobre direitos indígenas e pela estatização das terras produtivas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?